Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que fazer para se acalmar no primeiro dia de trabalho

se acalmar no primeiro dia de trabalho

Enfrentar o primeiro dia de trabalho em um novo emprego é, de fato, desafiador. Isso porque tudo que é novo assusta e gera certa insegurança. O frio na barriga é normal, mas você não pode deixar o nervosismo te dominar. Para isso, é importante pensar em como se acalmar no primeiro dia de trabalho.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente que provavelmente você se sentirá perdido no começo. Por mais que já tenha experiência na área, o primeiro dia serve para passar informações e, ao recebê-las de uma vez, você pode achar que não dará conta. Tenha calma, afinal de contas é só o primeiro dia. 

Como se acalmar no primeiro dia de trabalho? 

Prevendo que o primeiro dia pode ser complicado, o ideal é você se preparar antes. Seguindo o passo a passo a seguir, você vai conseguir ficar mais calmo e tirar de letra esse desafio. Confira:

1 – Prepare tudo com antecedência

Para evitar um estresse desnecessário no seu primeiro dia de emprego, planeje tudo com antecedência. Saber que está com tudo organizado vai te ajudar a ficar mais tranquilo. Uma boa forma de se preparar sem esquecer de nada é montando um check-list. 

Primeiro, pense na sua roupa. Lembre-se que pesquisar ou perguntar ao RH sobre como é o código de vestimenta da empresa. Pense em um visual e o deixe separado.

Por fim, confira todas as orientações que recebeu do recrutador, separe seus documentos e outras coisas que pretende levar (blusa, guarda-chuva, fone de ouvido, etc.). Deixe tudo arrumado no dia anterior. 

2 – Programe-se para chegar cedo

Além de organizar seus pertences, é importante que você estude seu trajeto com antecedência. Pesquise quais conduções você precisa pegar, como é a situação em horário de pico e quanto vai gastar de passagem. Se você for de carro, é importante saber se a probabilidade de pegar trânsito é grande ou pequena. 

Independente do meio de transporte que vai usar até o trabalho, não saia no horário limite. O ideal é você se programar para sair mais cedo e chegar uns 15 minutos antes do início da sua jornada de trabalho. Dessa forma, você consegue ir com calma e sem aquele medo de atrasar. 

3 – Respire fundo 

Técnicas de respiração podem, sim, fazer com que você fique mais calmo. A respiração profunda fará com que seu corpo fique mais relaxado. Inspire e expire de forma lenta e profunda por algumas vezes repetitivas para se acalmar. Enquanto isso, foque sua mente em pensamentos positivos. 

4 – Seja positivo 

A ansiedade e o nervosismo fazem com que a mente comece a criar situações catastróficas. Não caia nessa. Evite pensamentos como:

  • “E se eu chegar lá e as pessoas não gostarem de mim?”
  • “E se eu não der conta do serviço?” 
  • “E se não for o que eu estava buscando?”
  • “E se eu não gostar da empresa?”

Como citado anteriormente, é comum sentir um frio na barriga, mas não imagine situações que você não sabe se vão acontecer. Para isso, mantenha uma atitude positiva, troque o “e se…” por pensamentos bons. Mentalize coisas do tipo:

  •  “Vai dar tudo certo”
  • “É só o primeiro dia”
  • “Tudo bem se eu não entender tudo hoje”
  • “Essa oportunidade vai ser incrível”

5 – Seja gentil com você

O medo de errar algo no primeiro dia é grande, mas lembra do pensamento do tópico anterior? É só o primeiro dia! Não se cobre tanto. Você já passou no processo seletivo. Nesse primeiro momento, você está ali para aprender. 

É normal cometer erros no início de um novo emprego. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas, tirar dúvidas e anotar tudo o que achar válido para consultar depois. Se você errar, aprenda com isso e siga em frente.

6 – Tente se enturmar  

Por mais tímido que seja, não se feche ao começar em um novo emprego. Seja simpático, busque interagir e conhecer seus colegas de trabalho. No primeiro dia, é interessante que você se apresente. Diga seu nome, área e demonstre que está feliz em integrar o time. 

Com isso, esse começo se tornará o ambiente de trabalho mais leve e acolhedor para você. Uma dica para conseguir interagir mais é não recusar quando te chamarem para um cafezinho ou para almoçar com o time. Lembre-se que a primeira impressão pode ser errada, então se dê uma chance de conhecer melhor as pessoas. 

7 – Demonstre que está aberto a aprender

Como você está chegando, é importante se colocar aberto a aprender e a receber feedbacks. Essa é uma forma de você demonstrar respeito com a trajetória de quem está há mais tempo na empresa e também indica que você é comprometido e está disposto a entrar no ritmo do trabalho.  

8 – Mantenha o foco no presente

Quando você começa em uma nova oportunidade, é normal criar expectativa, planos e ficar ansioso pensando no seu futuro profissional. É interessante que você tenha um plano de carreira e crie metas para alcançar, mas não fique preso ao futuro. 

Você precisa se concentrar no seu atual momento e nas tarefas que vai ter que realizar neste novo emprego. Foque na sua adaptação e depois comece a se preocupar com as próximas etapas. Um passo de cada vez. 

Para conseguir crescer profissionalmente, é preciso tempo, dedicação e esforço. Nesse processo, uma dica é não deixar de estudar. Isso fará com que você se torne um profissional mais completo e com mais habilidades. Os cursos livres Unopar são uma excelente opção para quem busca ampliar seus conhecimentos de forma rápida e prática.  

9 – Estabeleça expectativas realistas

Criar expectativas quando se consegue um novo emprego é outra coisa comum de acontecer. Com a empolgação, pode ser que você idealize que será tudo perfeito logo de cara. Mas como citado nos tópicos anteriores, o primeiro dia nem sempre é fácil. 

Além disso, tenha em mente que todas as empresas possuem seus pontos fortes e também pontos fracos. Por isso, alinhe suas expectativas, tenha paciência e tenha em mente que você precisa de um tempo para se adaptar. 

10 – Comemore suas conquistas

Ao avaliar seu primeiro dia, não foque apenas nas dificuldades que enfrentou. Pelo contrário, reconheça suas realizações, mesmo que pequenas. Celebre, por exemplo, seu esforço para se acalmar no primeiro dia de trabalho, pois isso mostra que você se preparou para essa nova jornada. Foque no seu progresso e você terá sucesso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades