Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

5 dicas para não procrastinar e aumentar a produtividade

5 dicas para não procrastinar

Você já ouviu a expressão “empurrar as coisas com a barriga”? Muitas vezes, algumas tarefas demoram para ser concluídas justamente por isso, pois é comum enrolar para realizar algo que julgamos chato ou complicado. Isso, no entanto, pode atrapalhar seu trabalho. Para evitar, confira 5 dicas para não procrastinar suas tarefas. 

Antes de tudo, é preciso ter claro o que é a procrastinação. O ato de procrastinar é quando você transfere uma tarefa para depois, ou seja, você adia, delonga ou posterga alguma coisa que você precisa fazer. Se você está “enrolando” para fazer uma tarefa é porque, provavelmente, você não gosta de realizá-la. 

Esse ato de postergar as coisas pode te causar certa ansiedade, pois toda hora você ficará pensando que em algum momento vai ter que realizar determinada tarefa. Se você se organizar, é possível mudar isso e aumentar sua produtividade no trabalho.  

5 dicas para não procrastinar suas obrigações

Se você está perdido e não sabe como organizar seus afazeres para evitar a procrastinação, veja algumas dicas: 

1 – Divida as tarefas em partes menores

Quando se está envolvido em um projeto, é comum pensar apenas no resultado final. Imaginando as complicações que terá pelo caminho, é natural que você comece a procrastinar suas obrigações. Independente da tarefa, uma dica interessante é dividir o trabalho em etapas. 

Anote o passo a passo que você terá que dar até chegar ao seu objetivo final. Depois disso, vá realizando uma etapa de cada vez. Dessa forma, além de conseguir gerenciar melhor o seu tempo, você consegue ver o seu avanço, eliminando aquela sensação de que você faz, faz e não sai do lugar.  

2 – Estabeleça metas e prazos claros

Depois de montar o passo a passo das suas obrigações para conseguir concluir um serviço, é hora de definir metas pessoais. Nessa etapa, é importante que você estabeleça prazos realistas para conseguir cumpri-los. 

Imagine que você detesta realizar determinada tarefa e, para concluí-la, você sabe que são necessários dois dias. Mas, para se livrar logo, você coloca como meta terminar em um. Esse esforço para finalizar a tarefa mais rápido pode te sobrecarregar e te deixar mais estressado. 

Defina prazos possíveis de serem cumpridos e não procrastine. Cumpra seu planejamento e, para ficar mais fácil de se organizar, liste o que precisa fazer em cada dia em uma agenda ou aplicativo. Assim você visualiza seu progresso e vê o quanto está avançando. 

3 – Fique longe de distrações 

Quando vamos realizar uma tarefa que não gostamos, é muito fácil se distrair e parar o que estamos fazendo. Identifique quais são suas principais distrações no ambiente de trabalho e busque formas de acabar com elas. 

Se, por exemplo, as notificações no celular são um chamariz para você parar toda hora o que está fazendo para dar uma conferida nas redes sociais, deixe o aparelho no silencioso. De modo geral, busque realizar seu trabalho em um local tranquilo, sem barulho, TV, conversas paralelas e coisas do gênero. 

Claro que nem sempre isso é possível, mas dentro da sua realidade, busque tornar o ambiente o mais confortável que puder para conseguir focar na sua tarefa. Assim, você conseguirá realizá-la de forma mais ágil e poderá riscá-la da sua lista de obrigações. 

4 – Pratique a técnica Pomodoro

Colocar em prática a técnica Pomodoro é uma excelente dica para quem busca tornar mais leve tarefas que são chatas de realizar. Ela funciona da seguinte forma: a pessoa trabalha por um tempo específico (em média 25 minutos) e depois faz uma pausa curta (cerca de 5 minutos). 

Fazer os intervalos regulares é uma forma de ajudar a pessoa a manter o foco e a produtividade. Isso porque é possível dar um “respiro” para a cabeça. Nessas pausas, você pode ir ao banheiro, tomar um cafezinho, bater um papo ou dar uma checada no celular. 

5 – Dê recompensas a si mesmo

A tarefa que está realizando faz parte das suas obrigações, mas isso não significa que você não pode se recompensar ao concluí-la. Ao terminar um serviço importante ou bater uma meta específica, pense em uma forma de se recompensar. 

Essa pode ser uma forma de te manter motivado e de demonstrar a si mesmo que está orgulhoso do seu esforço. Saber reconhecer os próprios esforços é importante, pois, muitas vezes, só sabemos nos cobrar. Tendo claro que está avançando no serviço, você vai trabalhar de forma mais eficiente e verá que não vale a pena a procrastinação. 

Mais tempo para você

Ao organizar suas tarefas, você consegue render mais no trabalho, ou seja, vai melhorar sua produtividade. Além disso, você pode gerenciar melhor o seu tempo, evitando horas extras desnecessárias e excesso de preocupação. 

Com uma rotina organizada e sem procrastinação, você vai encontrar mais tempo para você e para realizar outras tarefas. Fora do trabalho, distraia a mente com atividade física, momentos de lazer e separe um tempo para se atualizar. 

Uma ótima forma de fazer isso é investindo em uma especialização. A Anhanguera oferece pós-graduação barata e de qualidade. Por lá, você encontra diversos cursos em várias áreas do conhecimento. O estudo é EAD e você consegue seu certificado em menos de um ano. Siga essas 5 dicas para não procrastinar e torne seu dia mais produtivo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades