Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como identificar, desenvolver e reter os melhores talentos

reter os melhores talentos

Um dos maiores desafios do mundo corporativo é reter os melhores talentos, ou seja: manter os profissionais de destaque satisfeitos na empresa, para que eles não saiam em busca de outras oportunidades. 

Essa verdadeira batalha do departamento de Recursos Humanos começa já no momento da seleção, onde se faz a necessidade de identificar os profissionais mais talentosos. Depois que são contratados, os desafios continuam: engajar e reter. 

A seguir, explicamos como identificar, desenvolver e reter esses profissionais cheios de talento. O processo não é simples e não acontece da noite para o dia, mas também está longe de ser impossível.

Como identificar talentos  

Antes de identificar talentos, é importante definir quais são as habilidades, competências e traços de personalidade que são valorizados na  função ou no projeto.

O recrutamento pode ser interno (através de processos de promoção ou identificação de potencial em colaboradores) ou externo (por meio de anúncios de emprego, consultorias de recrutamento, feiras de emprego, etc). 

Nessa etapa de seleção, os candidatos podem ser avaliados por meio de entrevistas, testes psicológicos e outros métodos que possam ajudar a determinar se possuem o perfil desejado. Para colocar esse processo em prática, a empresa pode aderir a algumas estratégias, como:

1 – Observação

Na etapa de identificar os talentos, o RH pode observar o desempenho e comportamento dos indivíduos em diferentes situações. Prestar atenção em como eles lidam com desafios, resolvem problemas e se destacam em suas atividades ajuda a separar os profissionais que  se destacam.

2 – Teste e avaliação

Enquanto isso, os testes psicométricos e avaliações de habilidades (tanto por meio de provas quanto por meio de entrevistas) funcionam como uma forma eficaz de identificar esses talentos.

3 – Eventos

Competições, hackathons, maratonas de programação e outros eventos semelhantes representam uma plataforma onde os talentos se destacam e demonstram suas habilidades em um ambiente competitivo. Por isso, a empresa deve ficar atenta a esses eventos, como parte de sua estratégia para encontrar talentos.

4 – Aprendizado e adaptação

Duas capacidades que acrescentam à empresa e que é importante ficar de olho nos candidatos são aprendizado e adaptação a novas situações e desafios. Isso porque indicam um talento para o pensamento crítico, flexibilidade e resiliência, fatores cada vez mais visados no mercado atual.

Como desenvolver talentos

Desenvolver talentos é crucial para o sucesso de qualquer organização. É um passo importante para conquistar a confiança do colaborador, já que ele sente que está crescendo junto com a empresa.

1 – Ofereça oportunidades

Uma dica é oferecer programas de treinamento, workshops, mentoria e oportunidades de avanço na carreira para ajudar os funcionários a desenvolver suas habilidades e progredir em suas carreiras.

2 – Ambiente de trabalho positivo

Você deve deixar o profissional à vontade. Crie um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e colaborativo, onde ele se sinta independente e possa desenvolver as próprias habilidades ao seu tempo.

Como reter talentos  

O segredo para reter talentos em sua empresa é garantir uma boa qualidade de vida para os colaboradores. Os profissionais precisam gostar de trabalhar lá, porque se as condições de trabalho forem insuficientes, não pensarão duas vezes em trocar a empresa por outra. 

1 – Reconhecimento e valorização

Para o profissional ficar, precisa se sentir valorizado pela empresa. Assim, reconheça e valorize o bom desempenho por meio de feedbacks, prêmios e incentivos financeiros.

2 – Sentimento de pertencimento

Ajudar os funcionários a se sentirem conectados à missão, visão e valores da organização pode aumentar a relação entre equipe e empresa. Comunique claramente os objetivos da empresa e mostre que os profissionais fazem parte desse todo.

3 – Diversidade e inclusão

Outra ideia para reter os talentos é promover um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, onde todos os funcionários se sintam respeitados.

4 – Remuneração competitiva

No fundo, os profissionais querem uma coisa: uma remuneração justa. Assim, garanta que a remuneração e os benefícios oferecidos aos funcionários sejam competitivos em relação ao mercado. Isso inclui salários justos, pacotes de benefícios  e licenças remuneradas.

Por que é importante reter talentos? 

Substituir funcionários talentosos pode ser caro, considerando os custos de recrutamento, seleção, treinamento e integração de novos colaboradores. A retenção eficaz de talentos ajuda a reduzir esses custos associados à rotatividade de pessoal.

Além disso, a empresa deve ter em mente que os funcionários talentosos acumulam conhecimento, habilidades e experiências valiosas ao longo do tempo. A saída desses colaboradores pode resultar na perda de conhecimento institucional importante para o funcionamento eficaz da organização.

Outro benefício de manter uma equipe estável e consistente é a continuidade das operações, o que minimiza a interrupção nos negócios e contribui para a estabilidade organizacional.

Colaboradores talentosos também tendem a ser mais produtivos, engajados e motivados em suas funções. Ao reter esses colaboradores, as organizações podem manter e até mesmo aumentar os níveis de desempenho e produtividade em toda a equipe.

Agora que já sabe como reter os melhores talentos em sua empresa, que tal estudar de maneira aprofundada o mundo dos negócios e a gestão de pessoas? A pós EAD Anhanguera conta com diversas opções e pode ajudá-lo em sua missão.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades