Começar em um novo emprego é sempre um desafio. Por mais que você já tenha experiência na área, iniciar a jornada profissional em uma nova empresa sempre traz novos obstáculos e um certo frio na barriga. Para que essa transição aconteça de forma tranquila, é importante saber o que não fazer no primeiro dia de trabalho.
Antes de mais nada, não deixe a ansiedade te dominar. É comum você se sentir perdido no primeiro dia de trabalho, pois é muita informação nova e, provavelmente, você ainda não conhece ninguém da equipe. Lembre-se de demonstrar interesse em aprender e de se esforçar para se entrosar com o time.
O que não fazer no primeiro dia de trabalho?
Para causar uma boa impressão logo no primeiro dia, veja algumas dicas do que você não deve fazer quando começar em um novo emprego. Confira:
1. Chegar atrasado
Chegar atrasado logo no primeiro dia não é algo bom. Isso pode passar a impressão de que você não é comprometido com horário, que não leva o trabalho a sério ou ainda que é um profissional desorganizado.
Dica: Para evitar contratempos, planeje sua rota com antecedência e não se esqueça que nos horários de pico há trânsito e mais movimentação no transporte público. Considere isso ao calcular sua rota. Uma dica é simular o tempo de trajeto no Google Maps no horário que pretende sair de casa para ver quanto tempo dá.
Ah, e não saia de casa no horário limite. Planeje-se para sair um pouco antes, assim você terá um tempo extra em casos de imprevistos como o ônibus atrasar para passar. Caso tenha a oportunidade, faça o percurso um dia antes de começar no novo emprego para já se familiarizar com o caminho.
2. Vestir-se inadequadamente
Respeitar o código de vestimenta da empresa é importante para você não se sentir deslocado. A roupa não te define enquanto profissional, mas toda empresa possui regras em relação a isso e se você descumpri-las logo no primeiro dia pode parecer que está sendo desrespeitoso.
Dica: Pergunte antes sobre como deve ir vestido. O melhor caminho é falar com o RH para entender o código de vestimenta da empresa. Não há problema em perguntar, pelo contrário, isso mostra que você quer se adequar ao que é exigido.
É importante você ter claro qual é o foco da empresa, pois tem lugares que fazem questão de não exigir roupas sociais para justamente mostrar que oferece aos funcionários um ambiente mais despojado. Por isso, é importante ficar atento para conseguir entrar no clima da empresa.
3. Usar o celular excessivamente
Pode ser que no primeiro dia de um novo emprego você fique com bastante tempo ocioso, pois o serviço costuma ser passado aos poucos para você ir aprendendo e pegando o jeito. Caso tenha tempo livre, evite ficar mexendo a todo momento no celular para se distrair e não ficar no “tédio”.
Para quem está em volta, você pode passar a impressão de que não está focado no trabalho ao ficar no celular. Se estiver com tempo livre, faça anotações ou sinalize que já concluiu seu treinamento e que está disponível para ajudar no que precisarem.
Dica: Use o celular minimamente durante o expediente, a não ser que ele seja necessário para o trabalho. Também deixe o aparelho no modo silencioso. Notificações de mensagens e de aplicativos a todo momento podem incomodar quem está em volta.
4. Não fazer perguntas
É fundamental que você demonstre interesse no seu primeiro dia, por isso, faça perguntas e tire suas dúvidas. Além de te ajudar nesse começo, você demonstra que está se esforçando para aprender o serviço.
Dica: Faça perguntas espontâneas quando outros funcionários forem te passar tarefas ou ensinar algo. Também é legal que você prepare algumas questões sobre como será seu dia a dia no trabalho ou sobre a trajetória da empresa. Isso demonstra interesse e te ajuda a tirar dúvidas que ficaram em aberto no processo seletivo.
5. Falar mal de empregos anteriores
Por mais empolgado que esteja com a nova oportunidade, não chegue no seu primeiro dia falando mal dos seus empregos anteriores. Isso pode fazer com que você pareça pouco profissional ou passe uma imagem de que é uma pessoa negativa.
Dica: Quando te perguntarem sobre suas experiências passadas, foque no que foi positivo e fale quais experiências você adquiriu nas empresas que já trabalhou. Essa é, inclusive, uma forma de você destacar quais habilidades práticas possui. Foque no lado bom e mantenha seu profissionalismo.
6. Não prestar atenção
Tenha foco durante os treinamentos e nas reuniões que serão feitas logo na sua chegada. Do contrário, você passará uma imagem de que não está interessado. Preste atenção em tudo o que for ensinado para não cometer erros e para conseguir entrar mais fácil no ritmo do novo emprego.
Dica: Preste atenção nas explicações, ande com um caderninho e anote tudo o que for novo para você poder consultar depois. Como citado anteriormente, faça perguntas, tire dúvidas e demonstre que está disposto a aprender.
7. Ignorar a cultura da empresa
Ignorar a cultura da empresa vai te atrapalhar no seu novo desafio. Quando começar em um novo emprego, é preciso ter claro quais são os valores passados pela organização e o que eles esperam dos funcionários no dia a dia.
Dica: Pesquise sobre a empresa e entenda a cultura dela, assim será mais fácil para você se adaptar. Lembre-se que a cultura empresarial é uma combinação de atitudes, comportamentos, valores e objetivos criados para estimular lideranças e colaboradores diariamente e, por isso, é necessário entender como ela funciona.
Invista na educação
Para ter novas oportunidades e crescer dentro da empresa, não deixe de estudar. A pós EAD da Anhanguera é uma ótima opção para quem busca ampliar seus conhecimentos. São diversas opções de cursos em várias áreas do conhecimento. Com novas habilidades, será mais fácil subir profissionalmente.
Por fim, lembre-se que o primeiro dia é apenas o começo. Não deixe o nervosismo ou aquele sentimento de que está perdido te dominar. Siga as dicas acima sobre o que não fazer no primeiro dia de trabalho, mantenha sua mente positiva para aprender coisas novas e se jogar nesse novo desafio. Acredite em você e foque no seu sucesso.