Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

“Não gostei do emprego novo”, e agora? Saiba o que fazer

não gostei do emprego novo

Após meses de procura e processos seletivos, você finalmente conquistou a vaga que queria. Entretanto, após algum tempo, o único pensamento que vem à cabeça é: “não gostei do emprego novo“.

E agora?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Se você já passou por isso, sabe como é frustrante criar expectativas sobre algo tão significativo quanto um emprego, apenas para se decepcionar com a experiência.

Talvez tenha sido a equipe ou, então, a metodologia do gestor, mas, por alguma razão, o que antes era a vaga ideal, agora, é motivo de insatisfação.

Por pior que soe, não gostar de um emprego é completamente normal, e pode acontecer com qualquer profissional hoje, no mercado de trabalho.

Descubra como lidar com a insatisfação no trabalho e transformar o “não gostei do emprego novo” em uma experiência positiva!

O que fazer se não gostei do emprego novo?

Apesar de avaliações e análises minuciosas antes de aceitar um cargo, pode ser que você simplesmente não goste do emprego novo!

Quer o problema esteja no ambiente ou na posição em si, é possível perceber, após o início em uma nova posição, que ela não é adequada para você. 

No entanto, há algumas medidas que podem ser tomadas antes de decidir largar o emprego ou pedir demissão.

Confira!

1 – Identifique exatamente o que não está funcionando

Ao pensar “não gostei do emprego novo”, a primeira coisa que deve ser feita é determinar exatamente a razão por trás da insatisfação no trabalho. 

Ao iniciar em um cargo novo, é normal sentir um certo nível de incerteza, com essas dúvidas desaparecendo nas primeiras semanas ou no primeiro mês. 

No entanto, também é possível que a posição não seja exatamente como esperado ou acordado previamente.

Por isso, identificar exatamente o motivo do pensamento “não gostei do emprego novo” é fundamental para avaliar a necessidade ou não de buscar outras oportunidades profissionais.

2 – Avalie se a situação pode mudar

Depois do pensamento inicial de “não gostei do emprego novo” e de identificar exatamente os motivos da insatisfação, o próximo passo é decidir se os problemas são temporários ou permanentes. 

Por exemplo, se a razão da insatisfação for relacionada a desconfortos ou falta de confiança na função, é provável que o problema seja temporário.

Entretanto, se, após aceitar um cargo de vendas, você perceber que não gosta de comercializar produtos, é provável que o problema seja permanente e talvez seja uma boa ideia seguir adiante no mercado de trabalho.

3 – Fale com o gerente

Se você perceber que o problema não é temporário, converse com o gerente ou supervisor.

Contratar e treinar novos colaboradores sai caro para as empresas, sendo natural que elas queiram reter os novos talentosos pelo maior tempo possível.

Por isso, antes de pedir demissão, é prudente abordar o gestor ou líder de equipe e ter uma conversa franca acerca dos aspectos que estão causando insatisfação no trabalho. 

Talvez com treinamento e orientação adicionais, os desconfortos acabem diminuindo e você consiga aproveitar melhor o cargo. 

4 – Concentre-se nas partes positivas

Normalmente, ao chegar à conclusão de que “não gostei do emprego novo”, é fácil deixar com que as partes positivas da posição passem despercebidas. 

No entanto, reservar um tempo para refletir sobre os aspectos que poderiam ser benéficos no âmbito profissional é uma boa maneira de aproveitar ao máximo a experiência!

5 – Dê um prazo a si mesmo

Às vezes, é normal sentir que um emprego não é ideal se ainda não passou tempo suficiente para se adaptar à equipe ou se sentir à vontade no cargo. 

Dar um prazo a si mesmo, tentando compreender as particularidades e responsabilidades da função, é essencial para certificar-se de que a vaga, realmente, não é tudo aquilo. 

Durante esse período, é importante encontrar um mentor, reunir-se regularmente com o gerente e desenvolver relacionamentos com os colegas. 

Além dessas etapas terem um grande impacto em relação ao cargo em si, ao final do prazo, será possível reavaliar seus sentimentos em relação ao emprego e se existe ou não o desejo de permanecer na equipe.

6 – Invista em novas habilidades

Antes de ter certeza de que o pensamento “não gostei do emprego novo” veio para ficar, investir no aprendizado de novas habilidades pode ser crucial na hora de decidir mudar oficialmente de cargo.

Através de uma especialização, é possível reter novos conhecimentos e explorar diferentes áreas de atuação.

Com a pós-graduação Anhanguera EAD, tudo isso é possível com a flexibilidade do ensino remoto e acessibilidade de uma mensalidade que cabe no seu bolso!

Em 6 ou 10 meses, é possível concluir uma pós-graduação inteira, se qualificando ainda mais para o mercado de trabalho e tendo mais certeza em relação aos campos de atuação desejados. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades