Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Profissionais de tecnologia optam por trabalho remoto: como conquistar talentos?

profissionais de tecnologia

Apesar dos “nômades digitais” existirem muito antes da pandemia de 2020, hoje, mais do que nunca, os profissionais de tecnologia estão adotando o estilo de vida remoto.

Além da flexibilidade de trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo, o home office permite um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

E esse é um dos principais objetivos da geração presente, hoje, no mercado de trabalho.

Atualmente, a possibilidade de um regime remoto já não é apenas um benefício acatado por alguns colaboradores, mas, sim, uma exigência de boa parte dos profissionais da tecnologia.

Entretanto, tal exigência pode acabar dificultando os processos de recrutamentos em empresas que não oferecem essa possibilidade ou optam por regimes híbridos e presenciais.

Hoje, vamos entender o porquê de uma classe inteira estar escolhendo cada vez mais as contratações home office e como conquistar – e manter! – talentos durante esta fase de transição.

Confira!

Por que os profissionais de tecnologia estão optando pelo regime remoto?

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Hays, cerca de 63% dos profissionais de tecnologia entrevistados desejam continuar trabalhando remotamente.

Ou seja, boa parte da geração de profissionais atuais possui uma maior preferência pela flexibilidade e versatilidade que o home office oferece.

Além disso, algumas razões para tal escolha também incluem variáveis como a diminuição de custos, mais tempo com a família e maior produtividade em casa.

Hoje, os principais motivos pelos quais os profissionais de tecnologia estão optando cada vez mais pelo regime remoto são:

Melhor aproveitamento do tempo

Ao trabalhar em casa, muitos dos fatores que causam atrasos são reduzidos ou removidos. Ou seja, dormir demais e ficar preso no trânsito são completamente eliminados da rotina de quem faz home office. Ser capaz de sair da cama e começar a trabalhar economiza muito tempo!

Flexibilidade

O trabalho remoto significa que os colaboradores podem trabalhar em qualquer lugar que desejarem, não apenas em casa. Cafés, praias e até mesmo outros países, agora, são opções, garantindo mais autonomia e independência para os profissionais.

Maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Uma das principais queixas no mercado de trabalho atual é a dificuldade de encontrar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal. O home office, entretanto, elimina longos deslocamentos, permitindo mais tempo com os entes queridos e maior liberdade para o aproveitamento do tempo pessoal. 

Como conquistar talentos na modalidade remota?

A contratação de profissionais da tecnologia é essencial para qualquer empresa que deseja se manter relevante no mercado de trabalho atual. 

Seja para a área de TI, seja para a área de UX Design, hoje, é quase impossível manter as atividades sem um time de tecnologia presente.

Entretanto, atrair, contratar e reter profissionais da tecnologia pode acabar se tornando um desafio para as companhias que ainda não se adaptaram às novas realidades do mercado.

Hoje, o trabalho remoto é a preferência de boa parte dos colaboradores, com o número aumentando de acordo com a senioridade dos profissionais.

Confira, a seguir, como redesenhar o processo de contratação de uma empresa, a fim de recrutar e contratar colaboradores remotos, gerenciando-os e retendo-os com eficiência!

1 – Construa uma boa reputação de marca

Ao atrair e contratar profissionais de tecnologia, ter uma boa reputação como empresa é essencial para captar e reter talentos qualificados. 

Apesar de ser conhecida e possuir uma boa reputação localmente, é crucial para uma marca, durante contratações remotas, possuir uma presença digital, passando confiança e firmeza para os talentos de fora.

2 – Esteja pronto para mudanças

Às empresas que desejam contratar profissionais de tecnologia, manter-se prontas para mudanças e evoluções constantes é essencial.

Da mesma maneira que o mercado segue transformando-se continuamente, as demandas e necessidades dos talentos de tecnologia também seguem modificando-se.

Por isso, é de suma importância que uma empresa esteja pronta – e aberta! – a mudanças, adaptando-se às exigências dos profissionais atuais.

3 – Ofereça uma remuneração competitiva e bons benefícios

Ao contratar profissionais de tecnologia, uma empresa está ativamente competindo contra inúmeras outras companhias do mundo inteiro.

Por isso, uma remuneração adequada e um pacote de benefícios atraente se tornam, para os profissionais, alguns dos itens mais importantes na hora de aceitar ou não uma oferta de emprego.

4 – Mantenha a flexibilidade e autonomia dos colaboradores

Os principais motivos da atual preferência dos profissionais de tecnologia em relação ao trabalho remoto é, justamente, a flexibilidade e autonomia desta modalidade.

Manter a independência dos colaboradores durante o expediente de trabalho, oferecendo horas de atuação assíncronas e um cronograma flexível é fundamental para a retenção de talentos.

Conquiste uma oportunidade de trabalho remoto

As vagas de trabalho remotas, apesar de serem cada vez mais comuns no mercado atual, geralmente exigem um alto nível de experiência ou educação.

Por isso, uma das maneiras mais efetivas de concorrer a essas vagas é investindo em uma educação superior de qualidade.

Com uma pós-graduação EAD, o profissional possui a flexibilidade e acessibilidade de estudar onde estiver, sem a necessidade de deslocar-se até o campus.

Ou seja, já vai treinando para quando conquistar aquela vaga de emprego home office, não é mesmo?

Não perca a chance de alavancar sua carreira e comece ainda hoje sua pós-graduação EAD!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades