Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Negociação: como essa habilidade pode te ajudar a crescer profissionalmente

Tudo o que fazemos na vida tem uma negociação envolvida, desde decidir em qual restaurante vamos jantar até a escolha dos produtos na prateleira do mercado. O importante de tudo isso é sabermos entender quando esses momentos aparecem na nossa rotina e se temos facilidade para resolvê-los de forma prática. Se a resposta para essa questão for ‘não’, saiba que isso também pode te afetar negativamente na vida profissional.

Construir bons relacionamentos com superiores e colegas de trabalho, lidar melhor com conflitos institucionais e saber como estabelecer uma relação de convivência que gera bons frutos são alguns dos benefícios daqueles que entendem seu poder de negociação e trabalham para poder melhorá-los a cada dia. Ela conta basicamente com três frases cruciais que você deve estar preparado para lidar: o preparo, o conflito e a flexibilidade.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O preparo da negociação

Claro que, muitas vezes, temos problemas simples do dia a dia que precisam ser resolvidos no momento em que aparecem e a preparação para eles não é possível e nem necessária. Mas quando estamos pensando em algo maior, como querer apresentar um produto novo para o chefe, tentar ter um salário mais alto ou subir de posição na empresa, é necessário montar um pequeno planejamento antes do grande momento.

Primeiro, faça uma lista com os motivos que te incentivaram a querer fazer essa negociação. No caso de desejar um aumento de salário, por exemplo, utilize exemplos do que você tem feito para merecê-lo, como o fato de você ter investido em uma pós-graduação para se especializar mais e ser um profissional mais completo para a vaga.

Inclua também a participação de projetos mais longos e trabalhados nos quais você se empenhou, ideias feitas e implementadas para melhorar o rendimento da empresa, ações para otimizar atividades rotineiras, entre outros. Todos esses itens poderão te embasar para ter aquilo que deseja. No momento em que estiver traçando essa estratégia, lembre-se também de colocar pontos de defesa de cada um deles, caso em algum momento sejam contestados. Esteja preparado para qualquer tipo de pergunta, com respostas assertivas, práticas e objetivas.

O conflito

Independente de ser uma negociação grande ou pequena, sempre haverá conflitos e você deve ter habilidades para lidar com eles. Conflitos não significam brigas ou discussões, mas uma argumentação válida para cada tópico de um assunto, sendo um questionamento saudável que precisa ser feito para gerar uma solução satisfatória.

O consultor em gestão empresarial Waldez Ludwig sempre utiliza a analogia de que somos como pedras em um ambiente de trabalho e, para podermos produzir luz/fogo, é preciso que exista atrito. Por isso, para que essa negociação possa ser interessante para todos, é necessário que o profissional tenha maturidade e inteligência emocional para conduzir cada etapa desse processo. A linguagem, tanto verbal quanto não verbal, também podem ser decisivas durante as argumentações.

A flexibilidade

Agora que tudo aquilo que você deseja foi colocado na mesa, está na hora de ceder e também de ver seu “oponente” fazer o mesmo. Antes de entrar em uma negociação, é importante designar o quanto você estará disposto a ceder. No caso do aumento de salário já citado anteriormente, você pode fazer um planejamento com todos os motivos para receber mais dinheiro, mostrá-los um a um em uma reunião e terminar dizendo que seria interessante um aumento de 20% baseado no valor que já recebe. 

O seu gestor, em contrapartida, pode surgir que você abaixe a proposta para 10%. É neste momento em que ambos devem ser flexíveis e apresentar um número que satisfaça ambos, como 15%. Mas, caso você tenha estabelecido previamente que não aceitaria nenhum valor abaixo de 17%, você tem duas alternativas: continua a fazer a negociação naquele momento, enriquecendo os argumentos, ou se prepara posteriormente para outro momento, com novos artifícios que comprovem que você merece essa mudança. 

O importante aqui é aprender a ceder e entender que o outro lado também precisa fazê-lo para que a empresa possa crescer com novos projetos e novas ideias. No curso de MBA em Gestão Estratégica de Gente, Inovação e Cultura, por exemplo, é possível melhorar suas técnicas de negociação, bem como aumentar a capacidade de leitura da pessoa com quem você estabeleceu o conflito e aprender a como conseguir aquilo que você solicitou de forma mais eficiente.

A especialização é oferecida em modo EAD por seis meses, possibilitando que o profissional possa estabelecer seus horários de estudo, sem que eles sejam conflitantes com a jornada de trabalho. Além disso, o aluno tem disponível uma biblioteca virtual completa para consultas e conta com professores disponíveis para tirar possíveis dúvidas. Essa é a sua chance de aumentar a sua capacidade profissional e conseguir liderar projetos, um aumento no fim do mês ou uma posição mais alta. Venha se especializar, melhore o seu currículo e tenha um caminho de sucesso no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades