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Mercado de Trabalho

Como criar relacionamentos profissionais no home office?

reunião online para ilustrar texto sobre relacionamentos profissionais

Há mais de um ano, o home office se tornou algo comum na rotina de muitos profissionais do mundo inteiro. E tem tudo para continuar nos próximos anos – ou, ao menos, na modalidade híbrida (presencial e remoto). É natural, inclusive, que muitas pessoas queiram seguir trabalhando de suas casas devido ao ganho de qualidade de vida e de tempo (sem a necessidade de locomoção), além da flexibilidade. Porém, é importante também manter relacionamentos profissionais mesmo a distância.

A tecnologia tem ajudado empresas e colaboradores a se adaptarem a essa nova realidade de trabalho home office, cumprindo, sobretudo, compromissos com prazos, produtividade e realização de reuniões diárias. Assim, vale também manter uma rotina de contato frequente com a equipe e gestores. Essa interação é fundamental, pois, além de tirar a sensação de trabalho isolado, contribui para atingir as metas da empresa e trazer mais motivação e engajamento para o dia a dia.

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Além disso, o contato com os colegas de trabalho proporciona troca de ideias, experiências e geração de empatia, pois um pode apoiar o outro nos momentos de muita demanda. Portanto, do mesmo modo que recursos tecnológicos têm ajudado nesse processo de home office, eles também podem manter ativo o relacionamento com as pessoas da equipe, com interação nas pequenas pausas e conversas que ajudam a aliviar o peso da rotina, muitas vezes corrida e desenfreada.

6 dicas de como criar e manter relacionamentos profissionais no home office

1 – Interaja por vídeo e áudio

Por mais que você tenha reuniões frequentes com a equipe e gestores, tente interagir com os colegas de trabalho (incluindo de setores diferentes) em outros momentos também para manter uma comunicação mais ativa e próxima. Além disso, ouvir a voz e ver o rosto da pessoa ajuda na humanização e você não fica preso apenas a mensagens de texto. Mas vale perguntar quando vocês podem se falar para marcar, por exemplo, uma chamada de vídeo ou ligação e não atrapalhar o ritmo de trabalho.  

2 – Pausas para o café

Aproveite esses pequenos intervalos que são importantes na rotina de todo profissional para ter uma conversa mais informal com os seus companheiros. Além disso, diversos estudos revelam que essas “pausas para o café” trazem inúmeros benefícios, como aumento da criatividade, da motivação e da produtividade. Por isso, além de serem recomendadas, parar de 10 a 15 minutos para arejar a cabeça pode ser uma boa estratégia para promover essa interação online.

3 – Happy hour virtual

Esse tipo de encontro gera um diálogo mais descontraído entre todos da empresa e vocês podem conversar sobre assuntos do cotidiano. Dessa forma, irão sair um pouco da rotina, ter um momento de comunicação mais relaxada e sem pressa por conta do trabalho que precisa ser finalizado. Aqui, como é uma ação pós-expediente, a companhia pode enviar alguns petiscos e bebidas para estimular a participação de todos nesse encontro virtual, criar jogos e sugerir temas para confraternizar.

4 – Grupo de WhatsApp

Por mais que algumas pessoas tenham “pavor” de grupos de WhatsApp, essa é uma das formas mais eficientes de manter a comunicação clara com todos da empresa ou equipe, inclusive para tirar dúvidas com rapidez. A ferramenta de mensagens é ágil e permite que todos possam visualizar o que você compartilha. Mas tenha cuidado para não ser tão informal caso o grupo não se restrinja a pessoas mais próximas a você. Tudo vai depender do grau de proximidade entre você, colegas e gestores. Tenha cautela.

5 – Conexões no LinkedIn

Por se tratar de uma rede social profissional, por meio dela você poderá interagir não somente com o pessoal da empresa que você trabalha, mas também com outros públicos. Por meio de publicações de artigos ou conteúdos autorais, você poderá compartilhar informações relevantes ou pontos de vista com diferentes profissionais da sua área. Essa é uma excelente forma de ampliar o seu networking indo mais além, pois estará em contato com pessoas de outras instituições e segmentos.

6 – Promover treinamentos

Essa ideia é interessante para empresas, pois elas podem promover treinamentos online com o objetivo de estimular a atualização do colaborador e incentivar o relacionamento interpessoal. A ideia é que não seja algo impositivo, mas de interação por meio de assuntos que irão favorecer também a qualidade de vida de todos. Nesse sentido, vale apostar em temas que colaborem com o desenvolvimento de soft skills, como inteligência emocional, liderança humanizada e como falar em público.

Essas são algumas dicas que, ao serem colocadas em prática, com certeza você verá uma evolução nos seus relacionamentos profissionais. Caso tenha interesse, aproveite e confira cursos de pós-graduação online. Como são todos na modalidade EAD, você poderá estudar de onde quiser. Impulsione hoje mesmo a sua carreira!

Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page, que traz dicas para quem busca decolar no mercado de trabalho.

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