Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Novo trabalho: 6 dicas para começar com o pé direito

imagem para ilustrar o texto sobre novo trabalho

Começar em um novo trabalho é sempre um momento recheado de expectativa e surpresas. Afinal, mesmo que você já tenha trabalhado na mesma função, está na hora de dividir o seu dia com novas pessoas, lideranças diferentes e fazer entregas inéditas. Diante dessa enxurrada de sentimentos, existem algumas dicas que podem facilitar o início da sua carreira na empresa. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que fazer ao começar em um novo trabalho?

Aqui, separamos algumas dicas para te ajudar a enfrentar esse começo de ciclo de forma vitoriosa e facilitar as dificuldades dos primeiros dias de trabalho. Confira!

1 – Marque uma reunião com a sua liderança

Assim que começar em um emprego novo, entre em contato com a sua liderança e pergunte em qual dia ele estará disponível para uma hora de reunião com você. Nesse momento, pergunte mais sobre a empresa, o que ele espera do seu trabalho, o que ele sentia falta em um colaborador anterior (caso exista) e como você pode contribuir para melhorar a dinâmica da sua equipe de forma satisfatória.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Tirar essas dúvidas previamente evita que você faça trabalho redobrado ou siga por um caminho que não é o mais indicado. Além disso, os líderes sempre gostam de receber colaboradores entusiasmados, que se preocupam com o futuro da empresa e querem otimizar o trabalho.

2 – Mostre interesse por suas tarefas e tire dúvidas

É normal que os primeiros dias de trabalho sejam mais lentos e que você sinta dificuldade em entender e entregar as principais tarefas. Ao receber uma nova solicitação, mostre interesse nesse novo trabalho, se esforce para entregar dentro do prazo e tenha certeza de que está entregando o seu melhor.

Existem pessoas que ficam com medo de tirar dúvidas sobre o trabalho em questão, com medo de que o líder ache que ele não está apto para aquela função. Mas, a verdade é que, quanto mais dúvidas você tirar durante o processo, menores são as chances de erro e de ter que refazer tudo. Portanto, anote as suas perguntas, esclareça-as e fique atento para a data de entrega.

3 – Use sistemas de organização de entrega 

Existem empresas que já possuem sistemas de organização de entregas e de tarefas diárias sincronizados, como o Monday ou o Asana, mas você também pode utilizar o seu próprio. Para conseguir administrar tempo de entregas, pausas para o café, almoço, reuniões e até mesmo compromissos pessoais, como consultas médicas, é interessante ter como hábito inserir as tarefas em algum sistema que funcione para você.

Você pode procurar por planners digitais em forma de aplicativo, que será instalado no seu celular e te alertará de possíveis tarefas no dia. Ainda é possível optar por mandar uma mensagem para o e-mail corporativo com todas as atividades do dia ou usar o bom e velho planner de papel, que pode ajudar tanto diariamente quanto mensalmente.

Banner "O Guia Definitivo da sua Carreira"

4 – Se esforce para decorar o nome de todos do time

Às vezes, a empresa que você trabalha é bem grande e fica difícil de decorar o nome de todo mundo logo de cara, mas não fique desanimado. Muitas pessoas não registram logo de cara os nomes, mas saber identificar cada pessoa e setor será importante para que você possa trafegar por entre as áreas quando precisar desenvolver um projeto, por exemplo. Além disso, é educado desejar um bom dia e um bom expediente a todos que você encontrar.

5 – Entenda rotinas e horários do grupo

A socialização com os colaboradores da empresa é essencial para que você possa crescer daqui para frente e ter facilidade em liderar projetos apresentados por você. Existem algumas empresas que pré-determinam os horários de almoço e até mesmo um intervalo durante a tarde para que os funcionários possam ter um momento de descontração e relaxar. Já outras empresas preferem deixar esses horários em aberto para que o colaborador decida qual melhor se adapta na sua rotina.

Independente de qual o seu caso, veja quais são os principais grupos que saem para o almoço juntos, o que eles gostam de conversar, o melhor local para se frequentar durante a pausa para o café e até mesmo ficar de olho nos líderes que participam desses momentos de sociabilização e estão abertos a novas perspectivas.

6 – Anote e faça planos 

Observe bem os pontos de atenção que você consegue perceber e pense em soluções rentáveis e viáveis para serem solucionados. Após um período, você pode também montar uma apresentação e mostrar para a sua liderança.

Esse tipo de tarefa é ótimo para demonstrar que você se preocupa pela empresa como um todo e que está disposto a procurar formas de melhorar o ambiente de trabalho de todos, inclusive a parte financeira da sua empresa.

Ter uma especialização no currículo é essencial para estar ainda mais preparado para os desafios do novo trabalho e saber como elaborar projetos, gerir equipes, ter uma perspectiva visionária e pensar fora da caixa. Faça a sua matrícula e alavanque o seu sucesso profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades