Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é aderência à vaga e qual a relação com a busca por emprego

o que é aderência à vaga

Você já ouviu falar em aderência à vaga? O termo é cada vez mais comum na busca por empregos e tem relação direta com o fato de você ser selecionado ou não para participar de um processo seletivo. Neste artigo, você encontra as informações sobre o que é aderência à vaga e de que forma ela impacta a sua jornada em busca de uma nova oportunidade. Confira!

O que é aderência à vaga?

A aderência à vaga diz respeito a um candidato que envia o currículo para uma vaga em que preenche os requisitos e tem chances de ser convocado. Quanto maior a aderência, mais chances ele terá de seguir no processo seletivo. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Muitos sites de busca por emprego utilizam ferramentas que cruzam os requisitos e dados da vaga publicada pela empresa com os dados do currículo cadastrado pelo candidato. Dependendo dessa porcentagem de aderência, o CV é encaminhado aos recrutadores que fazem uma análise mais minuciosa. 

Nesse caso, o candidato deve ter o perfil completo e adequado à vaga que está aplicado. Isso explica os motivos pelos quais você pode ser ou não ser chamado para uma vaga de emprego, por exemplo. 

Como aumentar a aderência à vaga? 

Use palavras-chave de forma estratégica

Ao criar o seu perfil em um site de busca por empregos, é essencial preencher todos os campos de forma estratégica. Para isso, palavras-chave são grandes aliadas. 

A dica é otimizar o texto com palavras-chave relacionadas a sua experiência e objetivo profissional. Dessa forma, você atrai mais recrutadores ao seu perfil e se destaca entre tantos currículos cadastrados. 

Atente-se ao anúncio da vaga

Além de completar o seu perfil com palavras-chaves relacionadas à sua área de atuação, quando for se candidatar a uma vaga, é importante turbinar o seu currículo com palavras-chave do anúncio. 

Isso é fundamental porque cada vez mais as empresas utilizam ferramentas de automação para selecionar o currículo de candidatos. Muitas vezes, o currículo passa por um sistema que “filtra” os candidatos antes de chegar ao recrutador.

Isso quer dizer que você pode até ser um profissional bom para aquela vaga, mas, se o seu perfil não corresponder a esse filtro, você será eliminado do processo seletivo. Para evitar isso, atente-se aos termos utilizados na descrição da vaga. 

Leia com atenção os pré-requisitos, atribuições e diferenciais que a empresa busca nos candidatos. Complete o seu currículo de acordo com essa descrição. Utilize essas palavras-chaves ao seu favor para aumentar as suas chances de ser selecionado. 

Faça uma apresentação

Um bom currículo não é feito apenas de palavras-chave. Também é importante que as informações estejam organizadas de forma atraente para que o recrutador sinta-se interessado em analisar o seu currículo completo. 

Geralmente, os sites de busca por emprego têm um campo destinado à apresentação do profissional. É nessa área onde você irá se apresentar e falar brevemente sobre suas competência e objetivos. Seja claro, objetivo e estratégico. 

Vale adaptar essa apresentação de acordo com a vaga que você está se candidatando. Assim, você consegue conectar a sua trajetória profissional com o que a empresa está buscando e esperando de um novo colaborador.  

Deixe o seu objetivo claro

O campo “Objetivo” também é importante para aumentar a aderência à vaga. É ali onde você vai expor os seus objetivos profissionais e mostrar para o recrutador que se conecta com a vaga oferecida. A escrita deve ser sempre clara para que seja fácil identificar o seu objetivo profissional. 

Elabore um texto curto (alguns sites apresentam limite de caracteres) dizendo qual o seu objetivo profissional de forma que mostre ao recrutador que você é o candidato ideal. Evite colocar que o seu objetivo é ocupar o cargo “X” e apenas reproduzir o título da vaga. Uma frase como essa não oferece as informações que o recrutador está buscando. 

Não coloque informações falsas

Em tópicos anteriores, nós falamos sobre como é importante adaptar o seu currículo de acordo com a vaga de emprego que está se candidatando para aumentar a aderência à vaga. Porém, isso não quer dizer que você deve mentir para atender às expectativas da empresa. 

É de extrema importância que você coloque apenas informações verdadeiras no seu perfil e palavras-chave que realmente se conectam com as suas habilidades e experiências. 

Lembre-se que todas as informações do seu currículo poderão ser testadas e questionadas no decorrer do processo seletivo. Será prejudicial se um recrutador perceber que você mentiu no currículo. 

Atualize o currículo frequentemente

Um bom currículo deve ser sempre atualizado. Seja em sites de busca por empregos, seja nos CVs que você envia diretamente para a empresa, lembre-se de atualizar experiências e cursos que podem ser relevantes para aquela vaga. 

Participou de um workshop ou fez um curso livre que agrega para a sua carreira? Adicione no currículo! Essa manutenção faz toda a diferença e contribui para deixar o seu perfil mais adequado para a vaga em questão. 

Agora que você já sabe o que é aderência à vaga e de que forma ela impacta na busca por empregos, é hora de atualizar o currículo para encontrar a vaga ideal para você! Outra dica para fazer a sua carreira decolar é investir em uma pós-graduação. Conte com os cursos Anhanguera.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades