Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é call to action (CTA): veja exemplos e como usá-los

imagem com CTA para ilustrar texto sobre o que é call to action

Certos termos se tornam tão comuns em determinadas áreas que parecem ser de conhecimento geral, mas quem não lida com o assunto pode não estar familiarizado com a expressão. Em alguns casos, é necessário compreender seu significado, pois pode ser significativo para outros trabalhos, como o “CTA”, expressão muito comum na produção de conteúdo. Mas o que é call to action, e como utilizá-lo no dia a dia? Acompanhe esse texto que te contamos tudo. 

O que é call to action?

O termo em inglês significa “chamado para ação” e é muito utilizado no marketing digital, para indicar o caminho que os usuários devem seguir ao receber um material, ou onde clicar. 

Em geral é uma frase curta, ou uma palavra, sempre um verbo no imperativo. Embora seja utilizada no marketing, esse tipo de expressão está presente no nosso dia a dia, como indicações de “empurre” ou “puxe” nas portas de estabelecimentos comerciais, ou na famosa frase “sorria, você está sendo filmado”. 

É uma maneira de indicar o que deve ser feito a seguir, e informar o usuário o que fazer. No digital, tem um papel importante de conquistar as pessoas, e garantir que elas sigam a indicação, fazendo o que o call to action indica. 

No marketing digital, o sucesso de uma ação é mensurado de algumas formas, como aquisição de leads e cliques no link. O CTA tem papel importante em ambos, e deve ser atrativo e chamativo o suficiente para que o leitor cumpra com os requisitos, seja acessando o link, seja cadastrando seus dados.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como criar um call to action

O call to action pode ser em formato de texto ou botão, e é utilizado em diversas materiais:

Redes sociais: é comum que fique no final de uma legenda, como chamada para um material complementar ao post. O “link na bio” é tipo de call to action, que indica às pessoas para clicarem no link disponível no topo do perfil e acessarem o material divulgado na publicação. 

Landing pages: para divulgar produtos específicos e gerar leads, a landing page é uma estratégia muito utilizada. Nesse caso, é feita uma página especial, com conteúdos atrativos que geram curiosidade ao que será baixado, em geral um e-book, mas pode ser qualquer material rico. No início, e ao longo da página, é possível encontrar botões de “faça o download”, que lembram o usuário que, para obter mais informações, precisa fazer um cadastro e baixar o arquivo. 

Site: uma forma de garantir uma comunicação constante e customizada com os clientes é por meio de newsletter e e-mails, que indicarão novidades, promoções e outras ações de marketing. Para os potenciais clientes que conhecem a marca via site, é importante ter um botão ou banner em destaque indicando “assine nossa newsletter”, que atrairá o público para cadastro de e-mail. 

Anúncios: hoje adaptado para o digital, o call to action é utilizado em anúncios há muito tempo, para fortalecer a mensagem sobre determinado produto ou solução. Frases de impacto como “ligue agora e peça o seu” e “não perca essa oportunidade que vai só até amanhã” são comuns na televisão.

Exemplos e como utilizar

Nenhum conceito de marketing funciona sozinho e com o call to action não é diferente. Ele funciona, mas precisa ser aliado a outras estratégias que entreguem o que a chamada promete. Por exemplo: “baixe o e-book e saiba tudo sobre pós-graduação”. O material que será disponibilizado deve ser completo e atender às expectativas de quem se cadastrou. Confira alguns exemplos que funcionam e como utilizá-los: 

Experimente grátis

Oferecer uma oportunidade gratuita é sempre um bom atrativo e os clientes têm acesso a uma versão mais básica do conteúdo que pode incentivá-los a comprar um “upgrade”. Na área de tecnologia, é utilizado para o período de testes de novos softwares. Também serve para aplicativos de streaming. 

Comece agora

Também tem uma ampla utilização. Pode ser ideal, por exemplo, para quem atua com cursos on-line. Quem busca por aprendizado pode se interessar pela possibilidade de iniciar os estudos imediatamente.

Fique por dentro

É uma forma de convidar os usuários a se manterem atualizados em relação ao tema pesquisado. Empresas que trabalham com marketing de conteúdo podem compartilhar informações similares em um material rico em informações, e assim os usuários se manterão atualizados sobre o tema. 

Entre em contato agora

Alguns temas exigem contato direto com vendedores, ou uma conversa mais aprofundada para troca de informações ou envio de orçamento. Com isso, e alinhado a uma ferramenta de fácil preenchimento, fica mais fácil compartilhar as informações de contato e deixar que a empresa te procure. 

Quer saber mais sobre o que é call to action e outras estratégias para alavancar os negócios? Faça agora uma pós-graduação online em 10 meses e fique atualizado com o que o mercado exige dos profissionais mais concorridos. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades