Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é competência profissional: veja 5 exemplos

o que é competência profissional

Você sabe o que é competência profissional? Embora as pessoas associem “competência” a forma como as tarefas são executadas corretamente, na verdade o termo é mais amplo e trata de diferentes conhecimentos e capacitações que o profissional pode ter para se destacar no mercado de trabalho. 

Afinal, o que faz um profissional competente? Para alguns, pode ser sua agilidade para concluir projetos no prazo, ou facilidade em lidar com imprevistos, ou organização e planejamento. 

Todas essas características são, na verdade, consideradas competências, e se tornam diferenciais quando se está em busca de recolocação e crescimento no mercado de trabalho. 

O que é competência profissional?

Se estivesse em uma entrevista de emprego e o recrutador te pedisse para citar suas principais qualidades, o que você diria? Sua resposta é um indicativo de quais competências domina. 

Para entender isso, porém, é necessário praticar algumas habilidades como o autoconhecimento e a capacidade de ouvir feedbacks. A primeira permite fazer uma análise do próprio comportamento profissional, e indicar com assertividade quais atributos tem melhor desenvolvidos. 

O segundo permite ouvir de outras pessoas com quem trabalha, líderes ou colegas, sobre a própria percepção que têm de sua atuação, e fornece outro ponto de vista sobre o tipo de profissional que é e que ainda pode ser. 

A competência profissional, portanto, é um conjunto dessas características, que ainda podem envolver conhecimento técnico. 

Qual a importância de conhecer suas competências?

O mercado de trabalho atual é muito dinâmico e as práticas mudam rápida e constantemente. Com isso, algumas qualidades comportamentais e técnicas logo se tornam essenciais na hora da contratação, pois indicam que o profissional está preparado para lidar com esse cenário em transformação. 

Adaptabilidade é uma delas. Quem lida com redes sociais, por exemplo, deve compreender que as regras de publicações, formatos de textos e vídeos e comportamentos dos usuários são coisas que se transformam com rapidez. Esses profissionais precisam estar sempre atentos para quando esses termos mudam, sendo capazes de adaptar rapidamente à sua forma de desenvolver o trabalho. 

No aspecto técnico, além de competências específicas de cada segmento de atuação, conhecer novas ferramentas que se destacam na organização e planejamento é necessário para mostrar que está atualizado

São diversos os exemplos de competências que ajudam o profissional a se destacar. Conheça os cinco principais a seguir:

1 – Planejamento

Essa habilidade une competências técnicas e organizacionais, já que precisa unir a estruturação dos afazeres com as características do mercado e do negócio. Ao planejar uma ação, muitas vezes deve-se considerar fornecedores, tempo gasto em cada etapa, variáveis que podem acontecer no meio do caminho e prazos de entrega. Isso tudo sem perder o foco nos resultados finais. 

2 – Conhecimento de tendência

Como falamos, essa característica do mercado atual de rápida transformação exige profissionais atentos ao que está por vir. Seja em produtos, seja em sistemas, estilo de vida ou comunicação, o que está em alta agora rapidamente se torna obsoleto. Ter esse olhar ao que será destaque amanhã permite uma capacidade para inovação que manterá a empresa no topo. 

3 – Criatividade

Embora seja muito utilizado no meio corporativo, o “pensar fora da caixa” nem sempre é fácil de exercitar, especialmente em empresas que não dão a devida atenção às sugestões e ideias dos colaboradores. Além disso, muitos acreditam que a criatividade é um “dom”. 

Mas isso não é verdade e, se estimulado por líderes e pela própria cultura da empresa, todos podem ser criativos. Isso envolve consumir diferentes fontes de conhecimento e ser mais aberto a ideias e conceitos diferentes dos que está habituado. 

Fazer cursos livres, ler e assistir coisas que não são de seu ramo de interesse habitual podem ajudar a expandir a mente e oferecer ferramentas para ampliar a criatividade.  

4 – Trabalho em equipe

Antes mesmo de alguns conceitos atuais relacionados ao mundo corporativo surgirem, o conceito de trabalho em equipe já era importante nas empresas, e contínua. A maioria das profissões exige que as pessoas trabalhem com colegas, seja complementando o trabalho um do outro ou fazendo as mesmas tarefas. 

Não saber trabalhar em equipe acaba por criar um ambiente mais hostil e sem colaboração, e alimenta uma competitividade que não é sadia e pode dificultar o trabalho de todos. Além disso, impede uma comunicação fluida e aumenta o retrabalho, além de ter impacto negativo no resultado final e alcance de metas. 

5 – Especialização

Quando se trata de conhecimento técnico, estudar temas específicos é o melhor caminho para construir uma carreira. Por meio da especialização, como a pós-graduação Anhanguera, os profissionais terão acesso a ferramentas e conteúdos que o permitirão agir de acordo com os conceitos acima, incluindo se familiarizar com tendências de seu segmento e estarem capacitados a promover inovações.

Adquirir novos conhecimentos de forma geral é o principal caminho para desenvolver competências novas. Com isso, além de melhorar o desempenho no trabalho, o profissional se torna apto a assumir cargos de liderança e pode buscar posições mais elevadas. 

Sabendo o que é competência profissional fica mais fácil começar a desenvolvê-las e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades