O que é e-mail marketing, como funciona e exemplos: saiba tudo

imagem para ilustrar o texto de o que é e-mail marketing

Mesmo com todo o impacto das redes sociais, o e-mail marketing continua sendo uma das formas mais efetivas de comunicação entre uma empresa e a sua audiência. Mas, afinal, você sabe o que é e-mail marketing e como funciona?

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Hoje, podemos afirmar que ele não é um recurso opcional, mas algo totalmente necessário para quem deseja ter sucesso nos negócios. 

Quando utilizado de forma estratégica, ele ajuda a expandir a marca, atrair clientes e aumentar o tráfego e a conversão.Para ter uma ideia, de acordo com a agência Constant Contact, 60% dos consumidores afirmam que já fizeram uma compra como resultado de um e-mail marketing recebido.

Quer entender o que é e-mail marketing, como ele funciona e passar a ter bons resultados nas suas campanhas? Então, continue a leitura.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a utilização de e-mails comerciais que são enviados para uma lista de contatos com objetivo de impulsionar vendas, construir uma comunidade em torno de uma marca ou para manter os clientes informados.

Melhor do que explicar o que é e-mail marketing é mostrar alguns exemplos, afinal, existem grandes chances de que você tenha pelo menos um deles na sua caixa de entrada.

Veja quais são eles:

Newsletter

Uma comunicação que acontece com frequência entre a marca e seus contatos com o objetivo de informar sobre lançamentos e novidades ou para educar os clientes sobre um assunto.

E-mail de boas-vindas

É enviado logo após o usuário se cadastrar em algum site, aplicativo ou serviço. Serve para apresentar a marca e criar um sentimento de presença e proximidade.

Campanha promocional

É o mais utilizado nas campanhas de e-mail marketing e serve para informar sobre promoções, ofertas, liquidações etc.

E-mail pós-compra

É enviado depois da compra de um produto ou serviço e tem como objetivo fazer follow-up e construir uma lealdade do cliente com a marca.

Estes são apenas alguns exemplos de e-mail marketing, mas é importante saber que existem muitos outros que podem ser explorados de acordo com os objetivos estratégicos do marketing.

Como funciona o e-mail marketing?

Se antes os e-mails eram enviados em massa para a lista de contatos, hoje, o e-mail marketing funciona de forma muito diferente e mais efetiva. As campanhas focam muito no consentimento (especialmente com a LGPD em vigor), na segmentação e na personalização.

Entenda melhor como funciona o e-mail marketing na prática.

1 – Criação da estratégia de e-mail marketing

Como em toda campanha de marketing digital, o primeiro passo é a criação de uma estratégia. Durante essa etapa, algumas decisões importantes para o sucesso da campanha são tomadas, como:

  • Definir como o e-mail marketing será utilizado dentro das outras campanhas online;
  • Escolher qual plataforma de e-mail marketing será utilizada e entender quanto ela custará;
  • Definir quais serão as estratégias utilizadas para fazer com que a lista de e-mails cresça;
  • Decidir quando usar automação, quais tipos de mensagem serão enviadas e quando isso será feito;
  • Estabelecer como a efetividade das campanhas de e-mail será mensurada.

 2 – Criação da lista de e-mails

Depois de criar a estratégia, é o momento de construir uma lista de assinantes. E não se trata apenas de ter o endereço de e-mail de pessoas aleatórias. Para ter sucesso no e-mail marketing, é preciso construir uma lista grande de endereços de usuários ativos e engajados com a marca.

Talvez essa não seja uma tarefa fácil, mas existem bons recursos aos quais as empresas costumam recorrer, como estes:

Publicar conteúdo de alto valor no site: uma empresa só consegue assinantes para a sua estratégia de e-mail marketing se oferecer conteúdo que informe, eduque, entretenha ou desperte algum tipo de interesse neles.

Oferecer incentivos: outra boa forma de conseguir assinantes qualificados é oferecendo e-books, materiais ricos, períodos de teste gratuitos e outras formas de presentes e incentivos.

3 – Automação

Com as ferramentas de automação, é possível enviar e-mails direcionados com base nas ações que os usuários realizam no site da marca. Muitas dessas ferramentas utilizam inteligência artificial (AI) para entregar e-mails personalizados para milhares de inscritos.

Sabe o e-mail que você recebe te avisando que você “esqueceu” um produto no carrinho da loja online? Ou aquele e-mail de boas-vindas que mencionamos lá no começo do artigo? Todos eles são enviados através das ferramentas de automação.

Resumindo, ao invés de ter uma pessoa responsável por enviar manualmente todos os e-mails, os softwares de automação utilizam algoritmos para distribuir a sua mensagem de acordo com as preferências, comportamentos e experiências de cada assinante.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é e-mail marketing e como ele funciona. Lembre-se de que para ter sucesso no uso do e-mail marketing, é preciso ter um bom planejamento estratégico, uma lista qualificada e um bom serviço de automação.

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