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Tendências e Inovação

6 técnicas de SEO para produção de texto que você deve conhecer

imagem para ilustrar o texto de técnicas de SEO para produção de texto

Uma das melhores formas de conseguir tráfego para um site é através da criação de artigos otimizados. Para isso, é fundamental conhecer boas técnicas de SEO para produção de texto.

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Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados ao fazer uma busca. Isso significa que se o seu site ou blog não estiver ranqueando bem, dificilmente ele será notado e receberá acessos.

Neste artigo, separamos algumas técnicas de SEO que você poderá utilizar nos seus textos para aumentar a sua relevância nas buscas orgânicas. Confira a seguir.

 Conheça 6 técnicas de SEO para produção de texto

1 – Encontre as palavras-chave certas

O primeiro passo para ter um conteúdo otimizado para SEO é identificar as palavras-chave antes de começar a escrever.

Para isso, procure se fazer as seguintes perguntas:

  • Quais são os interesses da minha audiência?
  • Como eu posso resolver os problemas deles?
  • Qual é a linguagem que eles utilizam?

Ao obter essas respostas, você saberá dizer qual é a intenção de busca do seu público-alvo e poderá utilizá-las na sua pesquisa de palavras-chave.

Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a encontrar as mais apropriadas, como Ubersuggest, Google Ads: Planejador de Palavras-Chave, SEM Rush e Google Trends.

2 – Inclua as palavras-chave em lugares estratégicos

Apenas encontrar as palavras-chave corretas não é suficiente quando você quer escrever um texto para ranquear bem nos principais buscadores. É importante saber como e onde usá-las.

A sua palavra-chave principal, ou seja, a que você identificou como a mais relevante para o assunto do seu texto, deve ser sempre incluída no título, na introdução, na sua meta description e no final do texto.

Já as secundárias podem ser utilizadas em H2 e ao longo do texto.

Muitos redatores se perguntam “quantas vezes devo usar a palavra-chave no texto?”. Bem, não existe um número correto. O que você deve fazer é incluí-la naturalmente ao longo do texto.

No entanto, existe uma densidade recomendada que fica entre 0,5% e 3% do total de palavras do seu texto.

Lembre-se de que usar pouco pode prejudicar o ranqueamento e abusar delas pode fazer com que o Google acabe punindo o site com uma queda no ranking.

3 – Escreva um bom título

Escolher um bom título para o seu artigo é fundamental para ajudar a conquistar uma posição nos buscadores. Para isso, você pode utilizar as seguintes técnicas:

  • Escreva um título curto: o ideal é que ele tenha entre 50 e 60 caracteres. Dessa forma, o título não será cortado nos smartphones, o que proporciona uma boa experiência para o usuário, algo que o Google leva em consideração.
  • Seja objetivo: o título precisa comunicar efetivamente o assunto que será encontrado na página. Utilizar palavras do tipo “como”, “o que”, e “por que” combinadas com as palavras-chave principal que você encontrou na sua pesquisa pode ajudar.

4 – Crie uma meta-description efetiva

A meta description é aquela pequena descrição que aparece abaixo do título e do link de uma página quando você faz uma pesquisa no Google, Bing, Yahoo etc.

A meta description é uma excelente oportunidade de convencer os usuários a visitarem a página do seu texto e pode ter um impacto grande no seu CTR (taxa de cliques).

Veja como você pode escrever uma boa meta description:

  • Utilize até 160 caracteres. Esse é o limite padrão do Google.
  • Observe o que a concorrência está fazendo. Faça uma busca com os termos que você está utilizando e veja o que as páginas mais bem posicionadas têm em comum e veja como você pode melhorar a sua meta-description.

5 –  Use links de alta qualidade

Um dos fatores de rankeamento que o Google leva em consideração é a qualidade dos links para outros sites que estão no seu texto. Eles também fazem parte do cálculo do algoritmo dos mecanismos de busca.

Por isso, sempre que for usar links, especialmente se ele for relacionado a questões de saúde, é importante que eles direcionem para sites que possuam autoridade e credibilidade no assunto.

Sempre dê preferência para fontes como as governamentais, de associações, conselhos ou outras que sejam reconhecidas como referência em suas áreas.

6 – Priorize a escaneabilidade

Para o leitor permanecer na página, é essencial que ele consiga encontrar facilmente o que está procurando, ou seja, que tenha escaneabilidade.

Mas como é possível deixar um texto escaneável para o usuário?

Existem alguns recursos que você pode aplicar no seu texto para deixá-lo organizado, como estes abaixo:

  • Utilizar intertítulos;
  • Utilizar negrito em palavras que mereçam destaque;
  • Criar listas;
  • Inserir imagens;
  • Utilizar palavras de transição;
  • Apostar em parágrafos curtos.

Ao fazer isso, você melhora a experiência do visitante e ajuda o Google a indexar a sua página.

Enfim, ter conteúdos originais, de alto valor e utilizar essas técnicas de SEO para produção de texto, são boas formas de conseguir aumentar o tráfego do site. Coloque essas dicas na sua estratégia e veja como o ranqueamento das suas páginas pode subir. E se você quer se especializar em marketing ou outras áreas do conhecimento, que tal investir na Pós Anhanguera? Faça sua inscrição!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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