Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Seja especialista com o MBA em Finanças e Análise de Risco: conheça o curso

imagem para ilustrar o texto de finanças e análise de risco

Certamente, você já notou que o tópico finanças e análise de risco tem se tornado um assunto popular. Vemos conteúdos sobre o tema pelas redes sociais o tempo todo e não precisa rolar muito o feed do LinkedIn para encontrar publicações e propostas de emprego para a área. Afinal de contas, mais do que em qualquer outro momento, as questões financeiras preocupam a todos.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Muito mais que uma preocupação, a análise de risco se tornou algo pertinente e mais acessível. As empresas, sejam elas grandes ou médias, estão tomando posse da consciência dos investimentos e a noção da importância que isso terá no futuro. 

Portanto, qualquer pessoa física ou jurídica que se preze cuida com zelo das suas finanças e faz uma análise frequente dos riscos que corre ao fazer um investimento financeiro. Toda decisão poderá ter uma consequência financeira – e saber disso só traz benefícios. A análise de riscos é algo fundamental para prever e até evitar alguns desses efeitos futuros. 

Portanto, por conta do atual cenário econômico que vivemos, pela consciência de cuidar das finanças e pela importância de fazer uma análise de risco financeiro, essa área está em constante expansão. 

O que é finanças e análise de risco?

A análise de risco financeiro é o processo de observar e compreender os possíveis investimentos de uma empresa e também prever, mensurar e otimizar os riscos de uma aplicação. 

O profissional precisa estar atento em questões como: 

  • Inadimplência;
  • Ações judiciais;
  • Fraudes;
  • Mudanças econômicas;
  • Crises políticas.

Além de outras situações que causam riscos financeiros e prejuízos. Por exemplo, ao observar um contrato, o analista de risco ficará atento em todas as cláusulas e, caso qualquer tipo de problema aconteça, ele saberá como agir para evitar danos.

Importância de fazer uma análise de risco financeiro

Como mencionado anteriormente, esse tipo de análise permite, além de prever possíveis crises, criar estratégias para superá-las e lidar com elas da melhor forma possível. 

Com esse posicionamento de prevenção, é possível reduzir consideravelmente o impacto negativo que atingiria as finanças da empresa. É preciso ter a noção de que, antes de aumentar o lucro, deve-se minimizar ou ajustar o risco que pode acontecer.

Leia também: 9 motivos para investir em um curso de MBA ainda hoje

No entanto, não basta uma análise de risco qualquer e superficial. É necessário algo minucioso. O profissional deve estar bem preparado, deve ser cuidadoso e atencioso, pois seu papel é fundamental para a saúde financeira da empresa. É uma grande responsabilidade!

Principal dificuldade em realizar uma análise de risco financeiro

Algumas pessoas podem até acreditar que o feeling é o suficiente para cuidar das finanças e análise de risco, porém estão equivocadas. O mercado financeiro está em expansão e dando espaço para muitos profissionais, mas nem todos têm a chance de se desenvolver, ainda mais apegados às superficialidades. 

Muitos cometem erros e, tratando-se de dinheiro, raramente as falhas são perdoadas. Portanto, a principal dificuldade de um profissional se destacar no mercado é a falta de conhecimento e especialização. 

As empresas querem que seus especialistas trabalhem de forma técnica, com números, pesquisas aprofundadas e sejam capazes de compreender métodos quantitativos e análise de cenários diversos para embasar a tomada de decisão.

Eles precisam mostrar, no cotidiano, que sabem o que estão fazendo e precisam passar segurança e confiança. E é óbvio que o empenho, a dedicação e a responsabilidade também contam muito na hora de confiar em um setor tão importante na mão de alguém. 

E você, que chegou até essa parte do texto, deve estar se questionando como se tornar esse profissional, certo? Felizmente, é possível e você está bem perto de alcançar a especialização! 

Quero ser especialista em análise de risco financeiro, e agora?

Temos a pós-graduação EAD ideal para você que quer trabalhar com finanças e análise de risco. 

O MBA em Finanças e Análise de Risco tem o objetivo de te ensinar as ferramentas estatísticas e financeiras para mensurar e otimizar o risco em investimentos financeiros. Além disso, você conhecerá ferramentas de simulação, otimização e previsão em propostas de investimentos.

Durante a especialização, compreenderá os métodos quantitativos e análise de cenários diversos para embasar a tomada de decisão. Entenderá também a dinâmica de compra e venda de ativos, bem como a lógica da gestão eficaz que busca maximizar os lucros.

Esse curso é destinado para quem já tem formação em áreas de gerenciamento, como economia ou administração, e deseja se aprofundar ainda mais no tema de finanças e análise de riscos. 

Certamente, depois dessa especialização, você estará preparado para entrar nesse mercado em expansão e terá as ferramentas necessárias para realizar um trabalho eficiente e consistente, sendo bem-sucedido em seu caminho. 

Se você quer fazer parte dessa área que cresce diariamente e se tornar um especialista, aposte no MBA em Finanças e Análises de Risco, realizado online em 6 meses ou 10 meses. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades