Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?

imagem para ilustrar o texto de qual o melhor horário para enviar e-mail marketing

Se você quer que os seus e-mails tenham o impacto esperado, é preciso que eles sejam enviados no momento correto. Mas, afinal, você sabe qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

A resposta para essa pergunta não é uma verdade absoluta, pois cada indústria e lista de contatos têm particularidades que precisam ser levadas em consideração.

No entanto, existem ótimos insights coletados através de pesquisas que podem te ajudar a testar e começar a ter mais sucesso no envio de campanhas de e-mail marketing.

Quer saber quais são eles? Então, continue acompanhando este artigo.

Qual é o melhor dia para enviar e-mail marketing?

Saber qual a melhor hora para enviar e-mail marketing é importante. Porém, para ter resultados muito melhores, é fundamental saber qual é o melhor dia da semana.

Para isso, vamos conhecer os critérios a serem considerados que são a taxa de abertura e a taxa de cliques. 

Entenda melhor:

Taxa de abertura: porcentagem de e-mails aberta pelos destinatários em comparação com a quantidade de e-mails enviados.

Por exemplo, se a empresa enviou uma campanha para 20.000 contatos e 2.000 abriram, a taxa de abertura é de 10%.

Taxa de clique: quantidade de cliques que o link dos seus e-mails recebeu.

Nesse caso, se a campanha enviou e-mail para 20.000 contatos e 200 deles abriram, a sua taxa de clique é 1%.

Um estudo realizado pela agência Resultados Digitais com 24,6 bilhões de e-mails enviados entre 01/01/2020 e 20/10/2021 com dez segmentos de mercado mostrou o seguinte:

A melhor taxa de abertura de e-mail marketing é às terças-feiras, com 13,4%, seguida pela segunda-feira, com 13,28%, e quarta-feira, com 13,02%. A partir de quinta-feira, esse índice já começa a cair.

Em relação à taxa de cliques, os dados são muito semelhantes, fazendo da terça-feira o dia em que os destinatários mais abrem links de e-mails.

Leia também: O que é inbound marketing: como funciona e vantagens

Ou seja, segundo o estudo, a terça-feira é o melhor dia para enviar e-mail marketing.

Piores dias para enviar e-mail marketing

Assim como é importante que você conheça os melhores dias para enviar campanhas de e-mails marketing, também é fundamental saber quais dias evitar.

Você já viu que, a partir de quinta-feira, as taxas de abertura e de clique começam a cair, certo?

O motivo é bem simples: no final de semana, as pessoas estão cuidando de suas vidas pessoais e provavelmente verificarão suas caixas de entrada com menor frequência.

Sendo assim, o pior dia para enviar e-mail marketing é sábado, seguido por domingo, sexta e quinta.

Mas é sempre importante lembrar que cada empresa precisa analisar cuidadosamente o comportamento da sua audiência e o conteúdo que está sendo enviado.

Afinal, qual o melhor horário para enviar e-mail marketing?

Agora que já sabemos que o melhor dia da semana para enviar e-mail marketing é na terça-feira, vamos ver o que os resultados do estudo têm a nos dizer sobre a melhor hora.

Segundo a pesquisa, a maior taxa de abertura acontece nas primeiras horas da manhã, mais especificamente entre 04h e 06h.

Tudo leva a crer que o motivo é o hábito que as pessoas têm de checar o telefone enquanto ainda estão na cama. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Croma, em 2019, apontou que 50% dos brasileiros verificam o celular ao acordar.

Com isso, podemos chegar à conclusão de que o melhor horário para enviar e-mail marketing é às 06h da terça-feira.

Os testes são as melhores formas de melhorar as taxas de abertura

Esses dados que acabamos de ver são bastante úteis para tomarmos como ponto de partida. No entanto, é importante que cada empresa faça uma análise personalizada antes de remover dias e horários específicos de sua agenda.

Primeiramente, é preciso se lembrar de que, para engajar-se com os destinatários, é preciso pensar na qualidade do conteúdo que você está oferecendo, na sua indústria e no perfil da sua lista de contatos.

Mas o mais importante é saber que existem duas fases que podem te ajudar a identificar o melhor horário para enviar e-mail marketing:

  • Enviar e-mails nos dias e horários que indicamos neste artigo.
  • Fazer testes A/B entre terça, segunda e quarta, analisar os dados e identificar em quais destes dias seus e-mails receberam mais aberturas.

Agora você já sabe qual o melhor horário para enviar e-mail marketing e que pode usar essa informação como ponto de partida para os seus testes. Depois, é só começar a analisar os dados, adequar o seu planejamento e ver os resultados das suas campanhas crescerem. E se você quer se especializar em marketing ou outras áreas do conhecimento, que tal investir em uma pós-graduação Unic? Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades