Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é ergofobia? Entenda e veja quais são os sintomas

mulher com a cabeça baixa na mesa do trabalho para ilustrar texto sobre o que é ergofobia

Você sabe o que é ergofobia?

Nós sabemos que a vida profissional pode ser difícil para muitas pessoas, principalmente quando vivenciam experiências negativas no ambiente de trabalho. 

Entretanto, algumas dessas experiências podem causar transtornos emocionais profundos e raros, sendo difíceis de serem superados. 

Uma das mais comuns é a ergofobia, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Continue lendo e descubra tudo sobre o que é ergofobia e quais são seus principais sintomas!

O que é ergofobia?

Afinal, o que é ergofobia?

A ergofobia é um medo intenso do trabalho e dos muitos aspectos que o acompanham. É um medo irracional que pode levar a sentimentos de ansiedade e pavor, dificultando até mesmo as tarefas mais básicas. 

As pessoas com ergofobia podem relutar em aceitar qualquer trabalho ou até mesmo se envolver em conversas relacionadas ao ambiente profissional. 

Essa fobia pode ser desencadeada pelo medo de não conseguir cumprir as tarefas no prazo, de ser julgado pelos colegas ou mesmo de falar na frente de um grupo de pessoas. 

A ergofobia pode levar a sentimentos de baixa auto-estima e isolamento social, já que as pessoas que a possuem podem evitar certos ambientes de trabalho por medo. 

É importante procurar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece estiver apresentando esses sintomas. Conversar com um profissional de saúde mental pode ajudar a identificar a causa raiz e encontrar estratégias de enfrentamento para controlar o medo.

Sintomas da ergofobia

Agora que já sabemos o que é ergofobia, está na hora de abordarmos seus principais sintomas.

Sinais e sintomas de qualquer fobia incluem ansiedade, medo e evitação do estímulo. O medo do trabalho ou do local de trabalho pode se manifestar em mudanças frequentes de emprego, pausas entre os empregos, faltas ao trabalho e preocupações irracionais sobre avaliação, interações com colegas de trabalho ou seu chefe.

Sinais e sintomas comuns de ergofobia incluem:

  • Sudorese;
  • Coração acelerado ou palpitações cardíacas;
  • Boca seca;
  • Sentir-se sufocado ou ter dificuldade em recuperar o fôlego;
  • Ataque de pânico completo;
  • Incapacidade de cumprir prazos de trabalho;
  • Dificuldade de permanecer no emprego;
  • Longos períodos de desemprego;
  • Evitar assumir responsabilidades de trabalho adicionais;
  • Pensamentos excessivos sobre situações de trabalho negativas ou desafios no trabalho;
  • Desengajamento do local de trabalho;
  • Subemprego (trabalhar menos horas ou em empregos que exigem poucas habilidades).

Tratamento para ergofobia

Agora que já conhecemos o que é ergofobia e quais seus sintomas, vamos entender quais os tratamentos recomendados para esse tipo de condição.

Diferentes formas de tratamento para a ergofobia incluem qualquer variedade de métodos terapêuticos, como terapia de exposição, EMDR ou TCC, e alguns também podem se beneficiar da medicação para ansiedade.

Cinco formas de tratamento para a ergofobia são:

1. Terapia de Exposição

A terapia de exposição é considerada o tratamento de escolha para fobias específicas. 

Pode ser realizado in vivo (na realidade), por meio de cenários imaginários ou com o auxílio da tecnologia VR. A duração típica do tratamento é de uma a 12 sessões.

Pessoas com ergofobia começariam avaliando situações relacionadas ao trabalho por quanto medo elas provocam. Elas também aprenderiam técnicas de relaxamento, como relaxamento progressivo, por exemplo. 

A pessoa seria então exposta a situações (na realidade, cenários imaginados ou simulados) que provocam quantidades cada vez maiores de ansiedade durante o uso de técnicas de relaxamento.

O objetivo é mudar a associação entre o estímulo e a resposta de medo. 

A terapia de exposição também pode incluir o uso de medicamentos para controlar a resposta fisiológica ao estímulo.

2. Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares (EMDR)

O EMDR é outro tipo de terapia de exposição. 

Estudos controlados e não controlados sobre fobias específicas demonstram que o EMDR pode produzir melhorias significativas dentro de um número limitado de sessões.

Ele trata as situações fóbicas como traumas não processados e trabalha as memórias dessas situações até que elas não sejam mais vivenciadas como arriscadas ou angustiantes .

3. Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

A TCC, outra intervenção comum para fobias específicas, procura ajudar as pessoas a aprender a administrar os pensamentos negativos sobre o trabalho que estão por trás do medo e dos comportamentos evitativos subsequentes. 

Os pacientes começam com o cenário menos provocador de ansiedade e avançam até a situação que mais provoca medo, continuando até que os pensamentos sobre o trabalho permitam comportamentos mais adaptativos e, subsequentemente, associações mais positivas com o trabalho. 

Muitas vezes, é combinado com terapia de exposição e psicoeducação.

4. Terapia Comportamental Dialética (TCD)

O TCD é um tipo de TCC que ensina habilidades específicas para os indivíduos gerenciarem melhor as respostas emocionais extremas. 

Com relação ao tratamento da ergofobia, as habilidades ensinadas no TCD, incluindo atenção plena, regulação emocional e tolerância ao sofrimento, podem ser úteis, especialmente no que se refere à ansiedade social ou de desempenho.

5. Medicação

A medicação pode ser útil no tratamento da ergofobia como auxiliar de outras terapias. Até o momento, não é uma prática recomendada como a única intervenção. 

No geral, a eficácia da farmacoterapia é melhor usada para aumentar o sucesso das intervenções terapêuticas baseadas na exposição e pode desempenhar um papel no gerenciamento da sessão de ansiedade para evitar a reconsolidação do emparelhamento estímulo-resposta.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades