O que é marketing esportivo: saiba tudo sobre a área

imagem para ilustrar o texto de o que é marketing esportivo

Você sabe o que é marketing esportivo e qual é o potencial desse segmento? Se você ainda não conhece, saiba que esse é um mercado com muitas oportunidades de negócios e de trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Para ter uma ideia, o último relatório divulgado pela CBF, em 2019, mostrou que apenas o futebol movimenta cerca de R$ 52,9 bilhões no Brasil. Isso significa que a indústria esportiva é bastante expressiva no país e, por isso, há um aumento cada vez maior da demanda por profissionais.

E quando falamos sobre marketing esportivo, a procura por especialistas também é grande. As empresas estão sempre em busca de pessoas capacitadas para posicionar suas marcas em diferentes mídias e eventos, conquistar clientes e, claro, aumentar as vendas.

Se você quer saber mais sobre esse mercado, entender o que é marketing esportivo e conhecer suas principais estratégias, continue acompanhando este artigo.

O que é marketing esportivo, afinal?

Se você é fã de algum esporte, já deve ter se emocionado ou vibrado durante alguma partida ou até mesmo um grande evento como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, certo? O fato é que o esporte sempre despertou paixão dos torcedores e, de forma inconsciente, eles conectam esse sentimento positivo às marcas que participam daquele momento.

O mesmo acontece quando as pessoas admiram um determinado atleta. As suas características positivas como força, garra, persistência e credibilidade também são transferidas inconscientemente pelo torcedor para as marcas que patrocinam ou são endossadas por esse esportista.

Ao longo dos anos, as empresas perceberam que o consumo está relacionado a essas experiências positivas com a marca e o que ela representa em termos de valor e, por isso, decidiram apostar no marketing para alcançar esse público.

Portanto, o marketing esportivo é um segmento que utiliza estratégias para promover clubes, atletas e eventos, para vender mais equipamentos, produtos e serviços e criar oportunidades de negócios para empresas que fazem parte do universo do esporte.

Como o marketing esportivo funciona?

Agora que você já sabe o que é marketing esportivo, é hora de saber quais são as estratégias que ele utiliza para atingir o público inserido nesse mercado. E saiba que existem inúmeras possibilidades.

Os esportes são acompanhados pelos torcedores de diferentes formas – presencialmente nos estádios, ginásios e quadras, pela TV, internet, redes sociais e, recentemente, pelas plataformas de streaming.

Logo, também existem inúmeras possibilidades de estratégias para as empresas conectarem suas marcas aos torcedores e atingirem seus objetivos de negócio.

A seguir, você conhecerá as principais delas.

1 – Patrocínio de atletas e clubes

Uma das formas mais populares de marketing esportivo é o patrocínio. Nessa estratégia, as empresas pagam para serem divulgadas pelos esportistas e equipes. Eles passam a utilizar material esportivo, uniformes, roupas de lifestyle, acessórios e equipamentos da marca.

Um bom exemplo é o caso de Neymar, atleta que mais fatura com patrocínios no mundo todo, endossando marcas como Puma, Qatar Airways, Red Bull, Netflix e PokerStars. Uma das vantagens dessa estratégia é o aumento da brand awareness (consciência da marca).

2 – Apoio ou patrocínio de um evento esportivo

Uma das melhores formas de conectar uma marca à emoção de uma partida é o patrocínio a um evento esportivo. Ter um estande dentro do espaço, distribuir brindes ou fazer ações que impactem os torcedores diretamente são formas excelentes de criar uma lembrança da marca junto a eles.

3 – Licenciamento de produtos

A empresa negocia o direito de produzir e vender produtos variados com o logotipo de um clube, atleta ou propriedade esportiva como o UFC e a NBA, por exemplo.

Ao vender os produtos com essas marcas, a empresa deve pagar uma porcentagem de tudo o que é vendido, o que é conhecido como royalties.

4 – Anúncios

Embora seja uma das estratégias de marketing esportivo mais caras, o anúncio também é uma das que tem maior alcance, especialmente se o evento tiver transmissão pela TV e internet.

Os anúncios nada mais são do que a contratação de espaços publicitários, que vão desde as placas e banners de marcas que vemos ao redor do campo de futebol e quadras de vôlei, por exemplo, até a divulgação feita pelos narradores durante as partidas.

5 – Naming rights

É quando uma marca paga pelo direito da concessão do nome de um local, e o estádio de futebol ou estabelecimento destinado a eventos esportivos passa a levar o seu nome.

Alguns exemplos de naming rights no Brasil são o Allianz Parque (estádio do Palmeiras), a Itaipava Arena Fonte Nova (estádio do Bahia) e a Itaipava Arena Pernambuco.

Como trabalhar com marketing esportivo?

Já vimos que existem muitas estratégias que podem ser utilizadas pelo marketing no mercado esportivo. Isso significa que também existem muitos lugares onde um profissional dessa área pode atuar.

Agências de publicidade, mídia, empresas do varejo e de marcas esportivas e agências de marketing são apenas algumas das opções. No entanto, para conseguir se destacar nesse mercado e ter acesso a essas oportunidades, é preciso se especializar. 

Além de entender de marketing, é fundamental saber como a indústria do esporte funciona. Para isso, a melhor opção é fazer uma especialização, como a pós em Gestão Esportiva, que pode ser feita online em 6 meses ou 10 meses, de acordo com os seus objetivos. 

O curso tem disciplinas que te ajudarão a ingressar no mercado do esporte e se preparar para ocupar posições de liderança e de gestão no setor. Confira:

  1. Estratégias de gerenciamento de gente
  2. Propósito organizacional e estratégias de comunicação interna
  3. Gestão de mercados e estratégias de marketing
  4. Contratos de direito do trabalho e desportivo
  5. Educomunicação, mídias e redes sociais
  6. Psicologia do Exercício e do Esporte
  7. Marca Pessoal: você como ativo da sua própria carreira
  8. Gestão de carreira
  9. A indústria do esporte: MKT e comunicação

Além de se tornar um especialista na área, tendo aulas com professores que são especialistas, mestres e doutores, na pós-graduação em Gestão Esportiva você também expandirá seu networking e trocará experiências com profissionais que já atuam nesse setor.

Agora que você já sabe o que é marketing esportivo e que a paixão dos torcedores sempre contribuirá para que esse segmento ofereça muitas oportunidades, que tal se preparar para entrar nesse mercado? Conheça todos os cursos Anhanguera, inscreva-se e comece a evolução da sua carreira hoje mesmo.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!