O que é processo seletivo? Como funciona? Quanto tempo dura?

o que é processo seletivo

Buscar uma vaga no mercado de trabalho pode ser desafiador e floresce diversas emoções como ansiedade e medo. Mas, para os profissionais focados em buscar uma colocação, saber o que é processo seletivo e como se preparar pode diminuir esses sentimentos e permitir que eles foquem em se dedicar a cada etapa, conquistando o emprego que almejam. 

Por mais que a entrevista continue sendo o ponto central do processo, ele consiste em várias etapas, e pode incluir até dinâmicas e provas. Consciente disso, os profissionais podem se preparar com mais eficiência, focando em temas recorrentes nas entrevistas, e estudando para essas outras fases.

O que é processo seletivo?

Processo seletivo é o nome dado a prática que envolve a contratação de um novo colaborador para a empresa. Em tese, poderia ser descrito como a seleção de currículos e etapas de entrevistas. Mas, na realidade, envolve diversos fatores que vão desde o papel de cada equipe da empresa, como financeiro e RH, até questões relacionadas aos valores da organização. 

O que dificulta um pouco essa questão para os candidatos é que o processo seletivo nem sempre segue o mesmo formato e pode variar muito dependendo do tipo de organização ou segmento. Mas, de forma geral, ele conta com algumas etapas padronizadas. 

Como funciona o processo seletivo? 

Para realizar um processo seletivo, existem alguns passos que serão definidos antes mesmo da vaga ser anunciada. Para isso, a área de Recursos Humanos, na figura do responsável por recrutamento, precisa entender as características do cargo junto ao gestor da área. 

Com isso, ele conta com uma descrição mais detalhada das atividades realizadas, o que o ajudará a descrever a vaga com riqueza de detalhes. Embora algumas empresas utilizem textos padrão para definir as atividades do cargo, o ideal é que o job description seja mais aprofundado, pois dará ao candidato em potencial uma noção mais clara se está apto ou não a se inscrever. 

Por isso, além dessas informações, que incluem requisitos obrigatórios e desejáveis, é preciso definir algumas características comportamentais. Aqui, também é importante ter uma boa comunicação com o time, já que o líder pode dizer o que ele espera de seus colaboradores. Mas essas atribuições também devem estar relacionadas à cultura organizacional da empresa. 

A partir disso, o RH irá anunciar a vaga nas devidas plataformas e iniciar o processo de seleção com base nos currículos recebidos. 

Já as etapas também são definidas previamente junto com a área onde o profissional irá atuar. Cada cargo ou segmento pode exigir etapas específicas como uma prova de inglês ou teste de aptidão em determinado software. 

Quanto tempo pode durar um processo seletivo? 

Outro fator que gera ansiedade nos candidatos é o período necessário para participar das etapas e receber o resultado final sobre a vaga. Porém, o tempo do processo seletivo também varia muito, e depende de questões como tamanho da empresa, nível hierárquico da vaga e quantidade de etapas. 

Em empresas menores, com processos mais simples divididos em seleção de currículos e uma entrevista, pode levar apenas dias ou semanas. Mas, em alguns casos, o processo seletivo pode durar meses. 

É responsabilidade da empresa informar os candidatos escolhidos para participar do recrutamento sobre os detalhes do processo. Algumas pessoas podem ter urgência para se posicionar no mercado, ou precisam conciliar o processo com o emprego atual.

Portanto, é necessário ficar claro desde o começo quais são as etapas, com quem o candidato irá falar nas entrevistas, que tipo de dinâmicas serão realizadas e o prazo para dar uma resposta final. 

O que reprova no processo seletivo? 

Existem muitos fatores que podem fazer com que um candidato seja desclassificado, mas em geral a escolha é feita com base no profissional mais qualificado. 

Por isso, quem deseja ser competitivo no mercado de trabalho precisa estar em constante processo de aprimoramento, entendendo quais características comportamentais pode melhorar, e quais habilidades técnicas necessita adquirir. Com isso em mente, veja o que mais reprova no processo seletivo:

Falta de preparo

Responder com “não sei” ou outras frases do tipo deixam claro para os entrevistadores que o profissional não se dedicou ao processo. Por isso, conhecer com antecedência as principais perguntas feitas e ter autoconhecimento é primordial para ser assertivo nas respostas. 

Má conduta

O candidato é avaliado desde o momento que envia seu currículo. Portanto, antes mesmo de aparecer para uma entrevista física ele é observado pela forma como se comunica pelo telefone ou responde mensagens. Atraso, não se vestir adequadamente e mostrar desinteresse também são posturas que terão impacto negativo. 

Falta de qualificação

É comum que, ao participar de uma entrevista, o candidato deixe claro que não tem a experiência ou alguns dos conhecimentos exigidos para a vaga. Por isso, é importante não mentir em nenhuma etapa e avaliar a descrição da vaga minuciosamente para avaliar se tem, realmente, os requisitos pedidos. 

Fazer cursos rápidos de pós-graduação ajuda o profissional a se qualificar e se destacar nas entrevistas, indicando comprometimento e investimento na carreira. Agora que você já sabe o que é processo seletivo e como se preparar, prepare-se adequadamente e siga adquirindo conhecimento para ter sucesso nas entrevistas.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!

Esse site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação, analisar como você interage em nosso site, otimizar o desempenho e personalizar o conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais em nosso Portal de Privacidade

ACEITAR E FECHAR