O que é sound branding? Veja exemplos e quais os benefícios

o que é sound branding

O marketing tem diversas estratégias diferentes para aproximar o público de uma determinada marca. Mas você sabe o que é sound branding? Resumidamente, significa conquistar o público ao empregar à marca uma determinada identidade sonora.

Sabe quando você ouve um determinado som e já associa automaticamente a uma empresa ou a um produto? É aí que mora essa estratégia de marketing, uma vez que a ideia é que a marca seja reconhecida com facilidade pelo público.

O que é sound branding?

O sound branding pertence a um escopo chamado marketing sensorial, uma técnica que se baseia no estímulo dos diferentes sentidos para conquistar a atenção e o interesse dos seus clientes. Nesse caso, como já é de se esperar, estamos falando sobre a audição.

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Nós podemos notar essa vertente do marketing desde a chamada em espera até os filmes, passando pela cancela do shopping, o mobile, o online, o ponto de venda e o som do produto. A identidade sonora surge através de uma personalidade que se define para a marca em questão, como se ela fosse uma pessoa. 

Para isso, é necessário muita pesquisa para entender melhor como o público se relaciona com essa empresa e conversar com a equipe por trás da marca para compreender como ela quer ser vista sob os olhos dos consumidores.

Exemplos de sound branding

Nós podemos utilizar como exemplo a Netflix, que utiliza uma ferramenta de sound branding a partir do momento em que o consumidor associa aquele “Tudum” de início da série/do filme (que aparece juntamente com a inicial da empresa, na tela) à marca em questão.

Outro exemplo é o famoso “Plim plim”. Em qual empresa você pensa quando se depara com esse som? Se na sua mente, surgiu de imediato o logo da emissora de televisão Globo, é porque a estratégia deles deu certo com você, levando a uma associação automática.

Para se ter uma noção, o som é tão característico da plataforma de serviços streaming que foi criado até mesmo o Tudum Festival, um evento que traz cantores, atores e atrizes das produções da Netflix para divulgar novos trabalhos e conhecer o público brasileiro. 

Americanas e iFood também usufruíram dessa técnica para conquistar o público, já que quando patrocinavam o reality BBB, um som característico, com o nome da empresa anunciava a chegada de prêmios (no caso das Americanas) ou de comidas (no caso do iFood) para os participantes. Com o passar do tempo, o público em geral também passou a fazer a associação automática desses sons. 

Benefícios do sound branding

O sound branding agrega diversos benefícios para a marca em questão e, por isso, tem sido cada vez mais utilizado entre grandes empresas, como um jeito de se aproximar do público.

Identidade

O primeiro impacto positivo trazido pelo sound branding é que a marca ganha uma identidade, ou seja, deixa de ser uma marca qualquer para ganhar características que são unicamente dela. A identidade visual é indiscutivelmente importante para que uma determinada empresa conquiste os olhares do público, mas a identidade sonora também tem potencial.

Proximidade

Outro fator de suma importância no sound branding é que o consumidor fica muito mais próximo daquela marca. E é isso o que toda empresa quer: conquistar cada cliente como se ele fosse único.

Memória

A memória também é importante, quando se trata de marketing. Uma determinada marca precisa ser lembrada para que os produtos sejam consumidos e para que as pessoas utilizem dos serviços. Uma vantagem é que um som característico que pode vir à mente a qualquer momento faz com que o público pense na marca com uma frequência maior.

Sound branding e music branding

Existe uma técnica “irmã” do sound branding, que é a music branding. As duas estratégias seguem a mesma premissa: conquistar o cliente pelos ouvidos e fazer com que a marca seja lembrada. No entanto, existem algumas diferenças entre as duas.

Embora essas duas ferramentas sejam bem próximas e tenham basicamente as mesmas funções emocionais e perceptivas, o sound branding possui um tempo bem menor para causar o efeito desejado no público. Na outra técnica, o tempo pode ser bem maior, e a experiência mais complexa. 

A ideia por trás do branding é despertar as sensações e emoções do público-alvo durante sua permanência na loja. Sabe aquele estabelecimento que você já até sabe a playlist que vai ouvir durante sua experiência de compra? É bem por aí! Trata-se de uma técnica para deixar o local facilmente associado a uma experiência positiva.

Agora que você já sabe o que é sound branding, entenda o conceito de marketing viral.

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