O que escrever no e-mail de envio de currículo?

Por mais que, hoje em dia, o LinkedIn e outras plataformas de vagas tenham ferramentas próprias de recrutamento, o envio do CV por e-mail continua sendo uma das principais formas de aplicar para vagas de emprego. Apesar de ser um processo simples e corriqueiro, ele é chave para passar uma boa impressão já no primeiro contato com o RH. Mas você sabe exatamente o que escrever no e-mail de envio de currículo?

Muitas pessoas cometem erros triviais, que se repetem ao longo de vários e-mails, e perdem a oportunidade de chamar a atenção do recrutador já no primeiro contato com ele. Esquecer de incluir o assunto, por exemplo, pode levar sua mensagem direto para a caixa de spam, e já pensou no desconforto de endereçar o e-mail para a pessoa errada?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Contudo, essas situações podem ser evitadas com um pouco de prática e bastante atenção, elementos que complementam o que batizamos de “quadrado do sucesso”. Ele contempla quatro pontos essenciais para garantir que seu e-mail ficará exemplar e no modelo ideal para o processo seletivo. Eles são: educação, clareza, informações corretas e uma boa carta de apresentação.

O que escrever no e-mail de envio de currículo: 8 etapas para garantir uma boa primeira impressão

Para te ajudar, destrinchamos esses quatro pontos em um passo a passo de oito etapas. Vamos percorrer cada fase do e-mail de envio do CV juntos, desde a escolha do endereço de e-mail até a escolha das palavras de despedida. Confira abaixo todas as dicas:

1 – Use um e-mail profissional ou mais formal

Sabe aquele e-mail brincalhão dos anos 2000, que você usava para entrar no Orkut? Ele não é o mais adequado para enviar CVs e participar de processos seletivos, então já comece criando ou escolhendo uma opção mais formal. O ideal é incluir seu nome e um sobrenome, como “maria.oliveira@email.com.br”, usando pontos, hífens, números e underline caso a primeira opção não esteja disponível.

2 – Não se esqueça do assunto – e cheque se não há um código para ser usado nesse campo

Muitas vezes, ficamos tão preocupados com o corpo do e-mail que esquecemos de adicionar o assunto. Por mais que atualmente alguns provedores avisem caso você tente enviar um e-mail sem assunto, o ideal é já resolver esse campo no começo, para não correr riscos desnecessários.

O primeiro passo é verificar se o recrutador pede para você inserir algum código no assunto. Para facilitar processos, algumas empresas definem exatamente como os candidatos devem preencher essa etapa, o que pode direcionar os e-mails para uma caixa específica. Então, preste bastante atenção aqui, ou seu CV pode cair no spam ou passar despercebido.

Por outro lado, se não houver indicação específica para esse campo, o objetivo é manter um assunto curto, específico e que te identifique rapidamente. Para isso, você pode seguir a seguinte estrutura: CV (ou currículo) + nome completo + vaga. Por exemplo, um ótimo modelo seria: “CV Maria Oliveira – vaga para Assistente Jurídico”.

3 – Prefira formas de tratamento mais formais e evite saudações de tempo

Em seguida, não se esqueça de abrir o e-mail de maneira educada e mais formal. É interessante evitar saudações de tempo, como “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite”, já que você não sabe quando a mensagem será lida.

No lugar, prefira formas de tratamento um pouco mais formais, como “prezado(a)”, “caro(a)” e até mesmo um “olá”, em determinados casos.

4 – Garanta que está se referindo à pessoa certa

Se o e-mail for direcionado a uma pessoa específica, como o responsável pelo processo seletivo ou gestor da área, verifique que você vai escrever seu nome corretamente.

Trocar um “Prezada Luísa” por “Prezada Luíza” parece um erro pequeno, mas pode incomodar e atrapalhar sua busca pela vaga. Afinal, todos gostamos de ser chamados pelo nome certo, não é?

banner currículo imbatível

5 – Encare o texto do e-mail como sua carta de apresentação

O próximo passo é encarar o corpo do e-mail, a parte mais importante e estratégica de toda a mensagem. Muitas pessoas acreditam que ser rápido e objetivo é o suficiente, resumindo o espaço a frases como “Meu currículo para a vaga de Assistente Jurídico está em anexo”, mas esse pode ser um grande erro.

O texto do e-mail é a sua oportunidade de escrever uma carta de apresentação, ou seja, alguns parágrafos para contar mais sobre você, repassar sua trajetória profissional, demonstrar o interesse na vaga e mostrar por que você é o candidato ideal. Esse é o momento de “vender o seu peixe”, e como muitas pessoas pulam esse passo e não enviam uma carta estruturada, ela pode ser um grande diferencial para a conquista da vaga.

Aqui, você pode adaptar sua carta de apresentação básica levando em consideração a vaga que está aplicando, a área de atuação, a empresa e também os seus objetivos ao participar do processo seletivo.

Abaixo, separamos uma lista de todos os pontos que devem ser abordados na sua carta, que idealmente terá de três a quatro parágrafos curtos:

  • Se apresente;
  • Indique a qual vaga está se candidatando e como tomou conhecimento do processo (pode avisar caso tenha sido uma indicação interna);
  • Organize sua formação e habilidade de acordo com os pré-requisitos da vaga (graduação, anos de experiência na área, idiomas, pós-graduação, etc);
  • Explique por que você quer trabalhar na companhia em questão;
  • Demonstre interesse na vaga.

Leia também: Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

6 – Destaque seus contatos

Já estamos chegando no fim da mensagem, por isso, não se esqueça de finalizar a carta com informações e materiais relevantes. Por exemplo, se coloque à disposição para quaisquer esclarecimentos, mencione que o currículo está anexo e inclua seu telefone celular. Outras informações relevantes podem ser o link para seu portfólio, se necessário, e também para o perfil do LinkedIn.

7 – Não se esqueça de agradecer pela oportunidade

Lembram da importância de ser cordial e educado? Em suas últimas manifestações no e-mail, agradeça antecipadamente pela oportunidade e assine o texto. Um ótimo exemplo de finalização da mensagem é: “Muito obrigado(a) pela oportunidade e espero que possamos conversar em breve. Atenciosamente, Maria”.

8 – Revise a gramática

Por último, mas não menos importante, revise o texto quantas vezes forem necessárias para evitar erros de português. Para isso, o ideal é deixar o conteúdo “descansar” por algum tempo antes de voltar a ter contato com ele. Isso acontece porque, quando estamos imersos na construção de um texto, nos acostumamos com seu formato e podemos deixar alguns errinhos passarem batido.

Sendo assim, finalize seu e-mail, espere um tempinho e depois volte para a revisão. Esse passo vai fazer toda a diferença para garantir uma ótima primeira impressão no processo seletivo.

Bônus: envie seu currículo em PDF

Para além de saber o que escrever no e-mail de envio de currículo, também é importante garantir que o CV está anexado corretamente e em PDF. Ele é o formato ideal para o envio do documento, tendo em vista que ele deixa o conteúdo mais bem formatado, evita que outras pessoas tenham acesso e editem o texto, e também facilita a visualização por e-mail

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!