O que evitar numa entrevista de emprego: veja 9 atitudes

candidata com recrutadora para ilustrar texto sobre o que evitar numa entrevista de emprego

Passar pelas etapas de um processo seletivo é um desafio e tanto, não é mesmo? Por mais que você seja um profissional altamente qualificado e preparado, é normal ficar nervoso e mais propenso a “escorregadas”. Um ponto importante, por exemplo, é saber o que evitar numa entrevista de emprego, para conseguir passar por essa etapa com mais tranquilidade e segurança.

Afinal, estar cara a cara com o recrutador, ou seu potencial futuro gestor, é uma oportunidade e tanto. Vale a pena ter a clareza do que pode te prejudicar nesse processo, e conseguir evitar situações desconfortáveis e desfavoráveis para a sua candidatura.

Para te ajudar nesse momento de preparação, separamos 9 comportamentos que podem te prejudicar na entrevista de emprego. Assim, você pode refrescar a memória e aprender algumas atitudes que não são vistas com bons olhos pelos profissionais de Recursos Humanos.

Pronto para descobrir tudo o que precisa e arrasar no próximo processo seletivo?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que evitar numa entrevista de emprego? 9 dicas para não cometer gafes

1 – Chegar atrasado

Não tem jeito, as primeiras impressões sempre deixam uma marca. Por isso, faça tudo que estiver a seu alcance para mostrar que você é comprometido, pontual e organizado: não chegue atrasado.

2 – Aparecer despreparado em relação à empresa

Para comparecer a uma entrevista de emprego, você precisa fazer a sua lição de casa. Isso significa ler bastante sobre a empresa e o setor de atuação, rever os detalhes da descrição da vaga, pesquisar sobre o entrevistador e absorver o máximo de informações possíveis.

Afinal, a última coisa que você pode querer é fazer perguntas muito óbvias, não compreender algum contexto apresentado pelo recrutador ou não ter insumos para fazer perguntas interessantes no fim da entrevista.

3 – Esquecer o celular ligado ou usá-lo durante a entrevista

É verdade, os celulares já fazem parte de praticamente todas as áreas das nossas vidas. Usamos os aparelhos para trabalhar, relaxar, passar o tempo, aprender coisas novas, usar o GPS, fazer compras e muito mais.

Contudo, ele não tem passe livre para estar presente em todas as ocasiões. Muitas delas precisam da sua atenção plena o tempo todo, e estar com o celular ligado, ou apitando o tempo todo, vai te distrair, irritar o recrutador e se tornar um ponto negativo na sua candidatura.

4 – Demonstrar muito nervosismo

É difícil controlar o nervosismo em um momento tão importante, nós sabemos. Todavia, o ideal é trabalhar de forma contínua para não deixar a ansiedade e o medo atrapalharem o seu momento. O acompanhamento com um psicoterapeuta, por exemplo, pode te ajudar bastante.

Além disso, aposte no conhecimento. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será acreditar no seu potencial e controlar as emoções. É provável que você fique um pouco nervoso de qualquer forma, é normal, porém você vai saber como manter o nervosismo sob controle, sem deixá-lo te dominar.

5 – Falar mal de outros empregos e líderes

Entrevistas de emprego costumam ter algumas perguntas um pouco mais delicadas. É comum o recrutador perguntar por que você deseja mudar de emprego, como é o seu relacionamento com colegas e se já teve situações de atrito com líderes.

Nestes casos, é melhor evitar respostas longas caso você não goste do emprego atual, tenha tido péssimas experiências anteriores e tenha problemas com colegas e gestores.

Prefira ser mais descritivo e, se necessário, use alguns eufemismos e construções profissionais para escapar das armadilhas. Assim, você mostra ao recrutador que você não é uma pessoa difícil de lidar e ressentida.

6 – Usar respostas vagas, monossilábicas ou clichês – e mentir!

O bate-papo entre você e o recrutador nada mais é do que uma maneira da empresa conhecer um potencial colaborador. Por mais que o currículo já dê muitos indícios de quem você é, e descreva toda a sua história acadêmica e profissional, ele ainda representa muito pouco da sua totalidade como pessoa, concorda?

É por isso que não vale a pena desperdiçar esse momento valioso com respostas vagas, clichês, monossilábicas ou até mesmo mentir. As três primeiras opções são péssimas porque o profissional de Recursos Humanos é treinado para captá-las. Então, isso só vai contribuir para ele desconsiderar a sua candidatura.

Por sua vez, mentir pode até parecer uma boa ideia no começo. Você responde o que a companhia quer ouvir, mesmo sem ter a personalidade e qualificações que finge ter, e aumenta as chances de garantir a vaga. Porém, o que você vai fazer se for contratado? É difícil manter as aparências por muito tempo, então, pense bem no que escolher contar no dia da entrevista.

7 – Interromper o recrutador

Fazer perguntas durante a entrevista é fundamental, e já vamos falar sobre esse ponto. Todavia, você não pode interromper o recrutador para fazer seus questionamentos. Além de demonstrar falta de respeito e educação, você pode deixar transparecer seu nervosismo e atrapalhar a dinâmica da conversa, que pode ficar prejudicada.

Por isso, aguarde momentos oportunos e deixe para tirar suas dúvidas no fim do bate-papo.

8 – Não fazer perguntas sobre a vaga e a empresa

Nos momentos certos, mostrar que você tem dúvidas sobre a empresa e a posição em questão são comportamentos muito positivos. Deixar de fazê-los pode ser um sinal de desinteresse, falta de atenção na entrevista e também despreparo. Afinal, se você pesquisou sobre a organização e leu a descrição da vaga, é normal ter dúvidas e querer saná-las na primeira oportunidade.

9 – Desconhecer o próprio currículo

Por fim, não se esqueça de reler o currículo antes de comparecer ao processo seletivo. Assim você deixa as informações na ponta da língua e dribla o nervosismo, além de mostrar ao entrevistador que domina cada passo da sua história profissional.

Viu como é simples aprender o que evitar numa entrevista de emprego? Assim você foge das gafes e consegue se destacar no processo seletivo. Além disso, outra maneira de chamar a atenção dos recrutadores, de forma muito positiva, é fazendo uma especialização. Inscreva-se agora na pós Anhanguera e dê o empurrãozinho que sua carreira precisa para decolar.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!