Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que fazer para não se estressar: 5 dicas eficazes

o que fazer para não se estressar

Você tem vivido situações de cobrança no trabalho, na vida pessoal ou sente que o dia não é suficiente para realizar todas as suas tarefas? Se isso acontece, é preciso que você descubra o que fazer para não se estressar e, assim, manter a saúde física e mental em dia.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, afinal, vivemos no 2° país mais estressado do mundo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse (ISMA-BR), o Brasil fica atrás apenas do Japão nesse ranking.

A boa notícia é que existem hábitos e atitudes que te ajudarão a evitar o estresse e todas as suas consequências negativas. Confira!

Quais são os sintomas de uma pessoa estressada?

O estresse é a resposta natural do nosso corpo a uma situação desafiadora ou de perigo que pode ser acionada por inúmeros eventos e, por isso, qualquer um de nós está suscetível a ele.

Essa reação pode afetar todas as partes da nossa vida, desde as emoções e comportamentos até a nossa saúde física e habilidade de pensar. Nenhuma parte do nosso corpo está imune ao estresse.

No entanto, como lidamos com ele de forma diferente uns dos outros, a forma como ele se manifesta em cada pessoa pode variar.

Os sintomas mais comuns do estresse são:

  • Dor de cabeça;
  • Estômago irritado;
  • Tensão muscular;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Mudanças no apetite;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Desânimo;
  • Insatisfação no trabalho.

Como você viu, o estresse pode ter efeitos graves sobre o seu corpo, seja a curto, seja a longo prazo. Por isso, é fundamental que você saiba o que fazer para evitá-lo.

O que fazer para não se estressar?

Com um dia a dia tão corrido e a pressão por uma performance cada vez melhor, sabemos que fica difícil não se deixar afetar.

Mas o fato é que o seu bem-estar físico e mental depende desse esforço. É por esse motivo que listamos algumas dicas sobre o que fazer para não se estressar.

Confira:

1 – Reduzir os gatilhos de estresse

A maioria das pessoas tem uma rotina repleta de demandas e pouco tempo para dar conta delas. Com você não deve ser diferente, certo?

Então, uma coisa importante que você pode fazer por si próprio é aprender a otimizar o seu tempo desenvolvendo habilidades de gerenciamento de tempo.

Para desenvolvê-las, você pode incluir alguns hábitos na sua rotina, como:

  • Pedir ajuda quando for apropriado;
  • Começar a definir prioridades;
  • Encontrar o seu ritmo de trabalho;
  • Separar tempo para o autocuidado.

Quando você aprende a fazer uma boa gestão do tempo, não fica sufocado pelos prazos e tarefas e consegue levar mais qualidade para a sua rotina profissional e pessoal.

2 – Estabelecer expectativas e objetivos realistas

Um dos fatores que costumam resultar em estresse é a incapacidade de alcançar um objetivo, seja ele estabelecido por nós mesmos, seja por outras pessoas.

Para evitar expectativas não atendidas, é preciso ser realista e entender que não somos capazes de ser bem-sucedidos em tudo o que fazemos, e que existem coisas que estão sob o nosso controle e, outras, não.

Mas nós também podemos tomar algumas atitudes práticas. Uma delas é estabelecer metas mensuráveis.

Sempre que determinar uma meta, defina uma métrica que te permita ter um panorama realista e acompanhar o seu desempenho.

Ter um controle maior sobre diferentes situações evitará que você fique estressado com frequência.

3 – Exercitar-se

Você sabia que o sono é um dos fatores que mais influenciam o estresse? A privação do sono e as noites mal dormidas podem agravar quadros de estresse, e as atividades físicas te ajudam a ter um sono mais profundo e de melhor qualidade.

Além disso, exercitar-se também ajuda o humor.

Sabe aquela sensação de euforia logo após uma longa corrida ou outras atividades aeróbicas? Ela é resultado da liberação de hormônios como a endorfina e os endocanabinoides.

Eles são estimulados durante a atividade física e ajudam a bloquear a dor, além de melhorarem o sono e o humor.

4 – Manter uma alimentação saudável

Uma boa alimentação contribui bastante para a sua saúde mental e pode amenizar os efeitos do estresse, além de fortalecer o seu sistema imunológico e melhorar o seu humor.

Sabemos que recorrer aos lanches de fast food pode ser bastante tentador, principalmente quando estamos estressados, porém, dietas que abusam do açúcar e da gordura podem ter o efeito contrário do desejado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o processo de estresse faz com que o corpo perca muitas vitaminas e nutrientes, e a reposição desta perda pode ser feita através do consumo de verduras e frutas. Comer brócolis, acelga e alface, que são ricos em complexo B, magnésio, manganês e vitamina C além de consumir leite, que é rico em cálcio, ajudará na prevenção e no controle do estresse.

5 – Reduzir o uso do smartphone e o tempo de exposição às telas

Com todas as transformações digitais e o trabalho cada vez mais online, é praticamente inevitável ficarmos longe dos computadores, tablets e smartphones.

Embora eles sejam muito necessários, seu uso prolongado pode aumentar os níveis de estresse.

Um estudo britânico realizado com o objetivo de mensurar o impacto da relação entre o uso do smartphone e saúde mostrou que o excesso de uso do aparelho pode desencadear ansiedade, depressão e estresse.

Além disso, muito tempo de tela pode afetar negativamente o sono e, como já sabemos, esse fator tem um impacto direto no nosso nível de estresse. 

É normal se estressar por qualquer coisa?

Já dissemos que o estresse pode surgir diante de diversas situações de gatilho e que todos estamos sujeitos a elas. No entanto, irritar-se por pouca ou qualquer coisa, de forma desproporcional, pode não ser apenas estresse.

Atitudes como perder a paciência com facilidade, ficar irritado com por causa de um barulho ou uma conversa e responder aos outros de maneira grosseira, sem perceber, por exemplo, podem ser sinais de que você precisa de ajuda.

Sinais de irritabilidade e estresse, quando acompanhados de outros sintomas como queda no humor, perda de interesse e sensação de vazio, podem estar relacionados à depressão. Se esse for o caso, é importante procurar um psicólogo ou psiquiatra para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado.

Lembre-se que o estresse em excesso ou por um longo período pode gerar complicações na sua saúde física e emocional. Siga as nossas dicas de o que fazer para não se estressar e veja como a sua qualidade de vida poderá aumentar significativamente.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades