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Carreira em Pauta

Nos primeiros dias de trabalho, como impressionar a liderança?

primeiros dias de trabalho

Conseguir a vaga de emprego tão desejada é uma grande conquista, não é mesmo? Mas todo o seu esforço não deve parar por aí. Nos primeiros dias de trabalho, você precisará fazer o seu melhor para impressionar o seu líder.

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Neste artigo, você conhecerá boas dicas para chamar a atenção da liderança de forma positiva e se destacar assim que começar no novo emprego. Confira!

Como impressionar a liderança nos primeiros dias de trabalho?

Todos nós sabemos que a primeira impressão conta bastante, concorda? Por esse motivo, a forma como você age desde a sua chegada deve ser vista como a sua grande oportunidade de conquistar a confiança e o respeito dentro da empresa e até mesmo de definir o futuro da sua carreira.

A seguir, você conhecerá algumas atitudes que te ajudarão a impressionar o seu chefe quando começar no emprego novo.

1 – Chegue em um bom horário

O primeiro passo para causar uma boa impressão desde o primeiro dia é chegar no horário no horário certo. 

Uma boa dica é se planejar para chegar com 15 minutos de antecedência, assim como costumamos fazer em dias de entrevista. Dessa forma, você terá tempo suficiente para tomar um café, ir ao banheiro, conferir se está tudo certo com a sua apresentação pessoal e se familiarizar com o novo ambiente.

Sem dúvida, tudo isso contará pontos para que o seu líder te note pela sua responsabilidade e pelo seu profissionalismo.

2 – Pesquise sobre a empresa

Se você já conquistou o emprego, é bem provável que tenha pesquisado sobre a empresa durante o processo seletivo e que já saiba quais são seus valores.

Agora que você irá começar a trabalhar lá, é importante fazer uma espécie de revisão. Explore o site da empresa para entender melhor sobre a missão, cultura e área de atuação da companhia.

O perfil da empresa no LinkedIn também é uma fonte excelente para entender melhor o negócio, os objetivos e metas atuais da empresa, e a forma como os colaboradores se relacionam.

3 – Faça perguntas

Nos primeiros dias de trabalho, é esperado tanto pelo seu chefe como por toda a equipe que você faça perguntas.

Aproveite que você é recém-chegado para tirar todas as dúvidas possíveis, afinal, depois de um certo período na empresa, você já deverá lidar com as demandas por conta própria.

Utilizar as informações que reuniu durante a sua pesquisa sobre a empresa e formular perguntas relevantes também é outra forma de impressionar a liderança nos primeiros dias.

4 – Mostre que sabe escutar

Embora as pessoas estejam dispostas a explicar as coisas no começo, não significa que elas queiram repetir a mesma coisa várias vezes. 

Por isso, procure prestar bastante atenção nas novas informações e estar atento ao ser apresentado às pessoas. Foque em aprender seus nomes, fazer anotações e colocar em prática o que for aprendendo.

Se você não fizer isso, as pessoas poderão pensar que é perda de tempo ensinar alguém que quase nunca se lembra das coisas.

5 – Demonstre iniciativa

Não é só porque você ainda está aprendendo nos primeiros dias de trabalho que precisa ficar esperando alguém te passar uma nova tarefa.

Ao finalizar uma atividade, veja se tem algo que você pode fazer em seguida ou se tem alguém precisando da sua ajuda. Lembre-se de que é importante demonstrar proatividade desde o início.

Também tenha sempre em mente que, quanto mais você souber identificar problemas e agir para evitá-los, mais destaque você terá diante da liderança.

6 – Não tenha vergonha de demonstrar suas habilidades

Embora muitos profissionais acreditem que os primeiros dias no trabalho são apenas de aprendizado, a verdade é que os líderes também querem ver as suas habilidades sendo colocadas em prática.

Uma boa forma de fazer isso é contribuindo com ideias e sugestões. Por exemplo, se você estiver em uma situação em que sabe como resolver um problema que o restante da equipe não consegue, que tal começar a sua frase dizendo “Você já tentou fazer dessa forma…?”.

Dessa maneira, você mostrará que pode fazer a diferença na equipe usando uma abordagem gentil e profissional.

Impressionar a liderança nos primeiros dias de trabalho pode não ser uma tarefa fácil, mas, com essas dicas, você aumentará as suas chances de se destacar positivamente. Focar em uma postura profissional, conhecer a empresa a fundo e demonstrar vontade de aprender é fundamental para ter sucesso.

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Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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