O que fazer para ser promovido no trabalho? Confira 5 dicas

o que fazer para ser promovido no trabalho

Avançar na carreira é, definitivamente, um desejo de inúmeros profissionais e, para isso, é essencial saber o que fazer para ser promovido no trabalho.

Receber uma promoção permite ao candidato assumir novas responsabilidades, além da efetivação em um novo cargo e um possível aumento de salário.

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Entretanto, além de ter talento e demonstrar um bom desempenho, conseguir uma promoção no trabalho requer um pouco mais de jogo de cintura.

Hoje, vamos apresentar 5 dicas sobre o que fazer para ser promovido no trabalho e conseguir progredir na carreira de maneira linear e consistente.

Confira!

O que é promoção no trabalho?

Antes de entender o que fazer para ser promovido no trabalho, é necessário entender o que significa tal promoção para os próprios colaboradores.

Uma promoção no trabalho significa a ascensão de um colaborador a cargos mais altos, com um aumento de salário, mudança de função e acréscimo de responsabilidades.

A possibilidade de avançar na carreira é um dos fatores que mais impulsionam os profissionais, sendo considerado uma recompensa por seus esforços dentro da empresa.

Apesar de exigir mais trabalho e empenho dentro de um cargo específico, as promoções são fundamentais para demonstrar apreciação e confiança nos colaboradores! 

Por que promoções são importantes para os colaboradores?

Além de saber o que fazer para ser promovido no trabalho, é fundamental entender a razão das promoções serem tão cruciais na trajetória dos colaboradores.

De maneira geral, as promoções têm um grande papel na satisfação e bem-estar dos profissionais.

Através delas, é possível aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar a produtividade e, até mesmo, diminuir o absenteísmo entre as equipes.

Além disso, as promoções são fundamentais para diminuir o atrito entre os profissionais e seus gestores, reduzindo a substituição periódica de cargos ou de empresas.

5 dicas sobre o que fazer para ser promovido no trabalho!

Apesar de não existir uma fórmula secreta, saber o que fazer para ser promovido no trabalho é fundamental para aumentar as chances de uma progressão de carreira.

Enquanto alguns critérios são completamente arbitrários e burocráticos, outros requerimentos para uma promoção são bastante técnicos e baseados no desempenho individual de cada colaborador.

Confira abaixo 5 dicas sobre o que fazer para ser promovido no trabalho e garantir aquela tão sonhada evolução na carreira!

1 – Ofereça o que tem de melhor à empresa

Uma das principais dicas sobre o que fazer para ser promovido no trabalho é oferecer o que tem de melhor à empresa, gerando valor para os líderes e supervisores.

Afinal, as corporações buscam colaboradores engajados e dedicados, dispostos a se esforçarem em suas funções e responsabilidades.

Uma maneira de gerar valor para uma empresa é através do aprimoramento constante das habilidades e competências adquiridas ao longo da carreira, por exemplo.

2 – Estude os colabores que receberam promoções recentemente

Outra dica sobre o que fazer para ser promovido no trabalho é estudar os colaboradores que receberam promoções recentemente.

Muitas vezes, a consciência situacional é um fator decisivo na hora de garantir uma promoção. 

Por isso, entenda os perfis daqueles que foram promovidos nos últimos tempos, observando suas personalidades, seus desempenhos e a maneira como se portavam com os colegas e supervisores.

3 – Peça feedback dos colegas e supervisores

Uma das maneiras de entender exatamente o que é necessário para conquistar uma promoção é através de feedbacks honestos de gestores e colegas.

Entender as próprias falhas e lacunas de habilidades e competências é o primeiro passo para mudar tal situação.

Por isso, não hesite em passar por análises de performance e receber feedbacks dos superiores, já que é apenas através desse processo que existirá um progresso real em relação à carreira.

4 – Demonstre liderança e proatividade no ambiente de trabalho

Àqueles que desejam ascender a um cargo de autoridade, demonstrar proatividade e liderança é uma das principais dicas de como ser promovido no trabalho.

Afinal, é mais fácil promover um profissional que já manifeste as habilidades necessárias para o cargo do que alguém que ainda precise aprender todas as técnicas. 

5 – Mantenha uma ética trabalhista firme e irredutível

No fim das contas, o desempenho no trabalho é o fator mais vital na promoção de um profissional. 

Portanto, é essencial demonstrar continuamente uma sólida ética de trabalho, se esforçando ao máximo para ir além do esperado em todas as situações possíveis. 

Afinal, a performance no trabalho deve demonstrar que já existe o  domínio da função atual e que o profissional está pronto para assumir uma posição mais desafiadora na empresa!

Aumente suas chances de ser promovido com uma especialização!

Ser promovido é o objetivo de muitos profissionais no mercado de trabalho e, para isso, é necessário um bom investimento na carreira, em novos conhecimentos e nos estudos!

Com uma especialização, é possível aumentar as chances de receber uma promoção e garantir uma carreira mais estável e consistente.

A pós-graduação EAD Anhanguera possui diversos cursos em inúmeras áreas, oferecendo a flexibilidade de um curso a distância e acessibilidade no valor das mensalidades.

Conclua sua especialização em 6 ou 10 meses e garanta uma tão sonhada promoção!

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