O que reprova numa entrevista de emprego: 9 exemplos de respostas

o que reprova numa entrevista de emprego

Durante um processo seletivo, o momento da conversa com o recrutador é um dos que mais gera insegurança nos candidatos. Muitos possuem a impressão que qualquer resposta errada pode colocar a candidatura a perder, mas o que reprova numa entrevista de emprego são respostas bem específicas e que você deve evitar.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O segredo é ser sempre sincero nas respostas e prezar sempre pelo bom senso. Existem diversas maneiras de dizer uma mesma coisa e comentar aspectos negativos para você sem soar agressivo ou antipático. Confira abaixo 9 respostas que você não deve dar de forma nenhuma em uma entrevista de emprego!

O que reprova numa entrevista de emprego: 9 exemplos

1 – Respostas curtas, como “Não”, “Sim”, “Claro” e “Aham”

Antes de tudo, a entrevista é uma conversa em que o interlocutor vai conhecer melhor cada candidato e o profissional tem a chance de saber mais sobre a empresa, e não existe diálogo se uma das pessoas é monossilábica. 

Além disso, respostas muito curtas e simples podem indicar que você está desinteressado na conversa, ou seja, entediado, o que certamente contará como ponto negativo. Quem contrataria um profissional que já demonstra desinteresse no trabalho desde a entrevista de emprego? 

2 – “Tipo assim, cara, eu tô super afim desse trampo, tá ligado?”

Normalmente, a entrevista de emprego é um processo formal, portanto seu vocabulário precisa estar de acordo com a situação. Uso de gírias, especialmente em excesso, deve ser evitado. 

Em alguns casos, se o interlocutor fizer o uso de algumas gírias ou se você perceber que a entrevista é feita em clima descontraído, você pode utilizar algumas expressões mais informais, mas preferencialmente em pouca quantidade para não correr o risco de perder a vaga por motivo bobo. 

3 – “Eu quero esse emprego porque preciso dele. Estou desempregado faz meses!”

Recrutadores mais experientes dificilmente caem no apelo emocional do candidato. Utilize outras ferramentas para destacar sua candidatura, como um currículo bem estruturado, uma retórica bem treinada ou a repetição bem colocada no discurso de quais são os seus diferenciais para o mercado. 

Algumas empresas praticam o RH humanizado e, caso percebam que você realmente está em uma situação delicada, te indicarão para empresas parceiras que possam precisar de um perfil como o seu. 

4 – “Não gosto de trabalhar em equipe, mas se for preciso, eu faço”

Saber trabalhar em equipe no mercado de trabalho atual é uma das habilidades mais desejadas pelos recrutadores, Por isso, mesmo de brincadeira, nunca diga isso na entrevista de emprego. Isso demonstra que te faltam habilidades sociais e de relacionamento que são fundamentais para desenvolver um bom trabalho. 

5 – “Meu lema é: Se quer bem feito, faça você mesmo”

Essa é uma resposta que demonstra arrogância, além de ser um jargão extremamente batido. Dizer uma frase neste sentido indica que você acredita ser o profissional mais habilidoso de todo lugar que trabalha, o que pode gerar atrito interno. 

Não demonstre nenhum tipo de soberba durante a entrevista. Como dito no item anterior, habilidades sociais e de relacionamento são fundamentais para o desenvolvimento de bons resultados. Nenhum empregador deseja ter um profissional arrogante em sua equipe. 

6 – “Quero mudar de emprego porque odeio minha empresa atual”

Quando você reclama e fala mal de antigos empregadores ou atual emprego, a mensagem que você passa ao entrevistador é muito clara: se ele está criticando as experiências antigas, certamente vai falar mal da minha empresa também. Um grande ponto negativo. 

Ao invés de fazer críticas abertas às empresas, prefira formas mais sutis, como “não me adaptei bem à empresa” ou “minhas expectativas não foram atendidas”. São situações que acontecem e você estará sendo muito mais ético relatando esse conflito de interesses. 

7 – “Meu maior defeito é ser perfeccionista”

Essa resposta é batida e todo recrutador já sabe que é uma resposta de segurança, de candidato que não quer se comprometer. Ao ser questionado sobre o seu ponto fraco, seja sincero e diga uma habilidade que você precisa melhorar, exemplificando o que está fazendo para melhorá-la.

8 – “Nossa, agora você me pegou…” e demorar para formular uma resposta

Esteja preparado para todo tipo de pergunta que você puder receber. Estude o perfil da empresa com antecedência e tente entender quais perguntas podem surgir na entrevista, e treine para elas. 

Caso tenha alguma pergunta que você não se preparou, busque ficar calmo e traçar mentalmente uma linha de raciocínio antes de responder a primeira coisa que venha à sua mente. Responda com calma, articulando bem as palavras, para evitar gaguejar ou ser confuso na sua resposta. 

9 – Falar muito “tecniquês”

Deixe para citar os termos técnicos e muito específicos da sua área na conversa com os responsáveis pelo seu setor. Não é porque o recrutador trabalha na empresa que ele é obrigado a conhecer a linguagem técnica de todas as funções. 

O uso excessivo do “tecniquês” pode confundir e até mesmo atrapalhar o recrutador na condução da entrevista, que vai acabar te prejudicando ao não conseguir fazer uma boa avaliação, ou até mesmo dar a impressão que você apenas decorou diversos termos técnicos e repetiu durante a conversa. 

Agora que você já sabe o que reprova numa entrevista de emprego, que tal se preparar para ir bem na entrevista e no desenvolvimento da sua carreira? Invista em um curso de pós-graduação Anhanguera e aumente seu nível profissional!

[Infográfico] Veja boas atitudes para fazer após a entrevista de emprego

E agora, como agir depois que passou por entrevistas? Então aproveite que preparamos um infográfico com diversas dicas de como se comportar após a entrevista de emprego. Confira:

Dicas de como se comportar após a entrevista

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!