O que são indicadores estratégicos e por que utilizá-los

mulher com papel na mão para ilustrar texto sobre o que são indicadores estratégicos

Você sabe o que são indicadores estratégicos? Independente da área de atuação, existem métricas e dados que ajudam a avaliar o desempenho e acompanhar se as metas estão sendo alcançadas. Existem diversas formas de medir esses resultados, de acordo com cada área e os objetivos da empresa.

Por isso, os gestores precisam compreender quais os indicadores adequados e sua importância no propósito da organização. Muitas pessoas tendem a avaliar os resultados baseados somente em dados financeiros. Mas por trás da conclusão de uma venda, há um trabalho muitas vezes integrado por diversas equipes, onde cada área é responsável por ações específicas que, juntas, levarão a uma venda. 

O que são indicadores estratégicos

Também conhecidos pela sigla em inglês KPI (key performance indicator ou indicador chave de desempenho), os indicadores estratégicos são formas de medir a performance da empresa para determinar se as ações planejadas estão dando os resultados esperados. 

Para ter sucesso, uma empresa precisa desenvolver um bom planejamento. Porém, qualquer que seja a estratégia para executá-lo, essa não deve ser a etapa final. Isso porque entre a parte teórica e os objetivos estabelecidos existem condições práticas, que podem não sair como o esperado, ou ainda não funcionar como imaginado. 

Os KPIs servem justamente para acompanhar o andamento desse planejamento, apostando em dados para medir sua eficiência. Isso também permite fazer mudanças caso algo não saia como esperado, ou alguma etapa da realização fique abaixo da média. 

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Por que apostar em KPIs?

Uma empresa que não avalia seus indicadores dificilmente terá uma gestão eficiente, com os resultados esperados. Isso porque não terá acesso ao andamento da operação, nem conseguirá ver se está de fato trazendo resultados. Além disso, indicadores bem estruturados permitem melhorar a gestão como um todo. Confira alguns benefícios:

  • Permite acompanhar as metas a curto e longo prazo;
  • Oferece um diagnóstico mais sólido em relação aos pontos fortes e fracos;
  • Possibilita a inovação, já que fica mais fácil encontrar novas soluções baseadas nos resultados;
  • Garante uma atuação mais efetiva, com análise do público-alvo e outras necessidades do cliente;
  • Oferece tomada de decisão mais rápida e análise frequente da saúde financeira da organização. 

Tipos de indicadores

Antes de mais nada, é preciso entender que, além dos indicadores estratégicos, há os táticos e operacionais. Juntos, eles detalham a operação de forma a gerar mais produtividade, resultado financeiro e satisfação interna e externa. 

Porém, enquanto os táticos e operacionais estão relacionados ao dia a dia, os estratégicos, como falamos, estão ligados aos objetivos da empresa. Um indicador operacional, por exemplo, vai apontar o giro do estoque, ou entregas em atraso. Já o tático funciona como um desdobramento do estratégico, ou seja, com as ações definidas, ele ajuda a mensurar os resultados a médio prazo. 

Já os estratégicos são baseados em um planejamento entre 2 e 5 anos, por isso estão altamente relacionados com os objetivos da organização e onde ela quer chegar. São exemplos de indicadores estratégicos:

  • Market share
  • Taxa de turnover
  • Taxa de conversão de vendas
  • Tíquete médio
  • Crescimento mês a mês

Ao contrário dos outros tipos de indicadores, esses não são analisados com tanta frequência. Enquanto alguns dados precisam ser avaliados diariamente ou semanalmente, os estratégicos têm um período mais longo, mas que também pode variar de acordo com o tipo ou a organização. Geralmente são verificados a cada seis meses, ou anualmente. 

Como implementar

Os indicadores estratégicos só podem ser definidos se houver um bom planejamento. Uma empresa realmente empenhada em seu crescimento precisa desenvolver um plano de ação baseado em seu propósito. Só aí, com isso definido, os KPIs podem ser desenvolvidos e avaliados. 

Por exemplo, se o objetivo da empresa é “ser líder do mercado” no seu segmento, além de avaliar a concorrência a fundo, um dos indicadores a ser analisado é o market share. 

Existem muitos métodos para definir os objetivos e estabelecer essas metas, como a matriz SWOT e o OKR. 

Na primeira, são definidas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, que são avaliados considerando os ambientes interno e externo. Com isso, fica mais fácil perceber quais são os pontos positivos e negativos da organização, e traçar metas mais concretas para fortalecer os aspectos negativos, e amplificar os positivos. 

Já a metodologia OKR (Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave) é ainda mais recomendada justamente por permitir o acompanhamento do progresso dos objetivos estabelecidos. 

Adepta de grandes empresas, como o Google, ela propõe um objetivo e os resultados-chave para cada um. Veja um exemplo:

Objetivo: tornar a marca internacional

Resultados-chave:

  • Conquistar x clientes internacionais em um ano
  • Produzir material em inglês e espanhol
  • Adequar a operação logística para o mercado internacional

Com esses resultados, fica mais fácil visualizar o que são indicadores estratégicos e quais serão utilizados para a análise do desempenho dessas ações. Os profissionais capazes de fazer essa análise e acompanhamento se tornam essenciais para uma organização e têm mais chances de crescimento na carreira. Faça uma pós-graduação e alcance posições de destaque na empresa.

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