Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que são metodologias ágeis e como utilizá-las?

reunião para indicar: o que são metodologias ágeis

Embora tenha se tornado popular na última década, a metodologia ágil já existe há mais de 20 anos, desde que um grupo de desenvolvedores que estavam cansados do modelo tradicional de gestão de projetos resolveu criar um manifesto. Mas você sabe o que são metodologias ágeis e como elas podem ajudar empresas de todos os setores a otimizarem processos? Veja a seguir!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que são metodologias ágeis

São metodologias criadas para que as empresas consigam garantir a entrega de resultados em prazos menores. Elas são formas de gerenciar projetos, dividindo-os em diversas fases, envolvendo a colaboração constante dos times participantes e stakeholders, e visam a melhoria contínua em cada etapa do processo.

Assim que o trabalho começa, as equipes envolvidas interagem em um processo de planejamento, execução e avaliação do projeto.

Quais são os principais valores da metodologia Agile?

Quando o grupo de desenvolvedores criou o Manifesto Agile em 2001, foi citado um conjunto de 4 valores fundamentais:

  1. Pessoas e interações acima de processos e ferramentas;
  2. Trabalhar no software ao invés de focar em criar uma documentação abrangente;
  3. Priorizar a colaboração com o cliente ao invés de negociar através de contratos;
  4. Responder a uma mudança mais do que seguir um plano.

Leia também: 10 ferramentas que todo profissional deve conhecer

Apesar de ser criado por desenvolvedores de softwares para processos da área de tecnologia, esses valores foram adotados por empresas que vão desde a área de marketing até restaurantes e diversas outras, porque são fáceis de aprender, ajudam a economizar tempo e dinheiro e podem ser adaptados por qualquer indústria.

Conheça as principais metodologias ágeis

Todos os métodos organizacionais seguem os mesmos valores das metodologias ágeis, o que muda é a forma de organizar o projeto.

Veja abaixo os mais populares.

Scrum

Metodologia ágil mais conhecida, o Scrum oferece uma ampla compreensão da equipe e define bem os papéis de cada um envolvido no projeto.

Dentro deste método, existe o dono do produto, que representa os interesses finais dos clientes. Ele é quem determina o que fará parte do produto e, a partir daí, cria uma lista de prioridades, conhecida como backlog.

O Scrum Master faz os planejamentos das ações para alcançar os objetivos dos projetos. Em seguida, os Scrum Teams, que são as equipes envolvidas, recebem as tarefas, e daí, se dá início às sprints, que são intervalos de cerca de quatro semanas para o desenvolvimento.

Ao final de cada sprint, os times fazem revisões e validam o trabalho feito. Depois, inicia-se a próxima e assim continua até que o backlog seja concluído e o processo seja entregue.

Kanban

Esse método originado no Japão é um dos mais simples e tem como objetivo principal evitar atrasos.

No Kanban, utiliza-se um quadro dividido em três colunas:

  • Uma coluna chamada “a fazer” onde são listadas todas as tarefas a serem feitas dentro de um determinado prazo;
  • Uma coluna chamada “fazendo”, na qual devem constar todas as tarefas sendo realizadas no momento;
  • Uma coluna chamada “feito”, onde ficam todas as tarefas já entregues e validadas pelo time.

Embora seja simples, o método demanda muita colaboração de todos envolvidos, além de acompanhamento constante do status das tarefas.

Lean

O Lean, assim como seu próprio nome já diz, é uma metodologia “enxuta”. Também teve origem no Japão e é guiado pela redução de desperdício, aprendizagem contínua, diminuição da complexidade das tarefas, melhoria das entregas, aumento da produtividade e compartilhamento das informações.

Essa metodologia se apoia em quatro principais pilares: identificação de oportunidades, planejamento do processo, execução e revisão. Sem dúvida, todos esses métodos têm a capacidade de fazer uma transformação na forma como as empresas gerenciam seus processos, recursos, tempo, esforço dos colaboradores. 

Agora que você já conhece o que são metodologias ágeis, que tal passar a implementá-las em seus projetos?

Aproveite e conte com a pós Unopar para se especializar e aproveite todas as vantagens que uma Pós-Graduação EAD traz para sua rotina. Conheça também os cursos de MBA e saia na frente no mercado de trabalho!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades