Ir para o conteúdo
Você na Pós

Você sabe qual a diferença entre campus e polos?

lâmpada

Quem já se interessou por um curso de graduação, pós-graduação ou MBA deve ter reparado que as universidades e centros universitários costumam usar dois nomes diferentes para as suas unidades de ensino – campus e polos. Mas, na prática, o que os diferencia?

Embora os dois termos sejam usados para falar de espaços físicos frequentados por alunos do ensino superior, existem algumas características que os distinguem. As principais estão na infraestrutura do local e na modalidade de ensino.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Quer entender melhor o que cada um deles significa e se essa diferença pode interferir no seu aprendizado? Continue nesse post.

O que é um campus universitário?

Para entender melhor, precisamos ir à origem da palavra, que significa planície em latim. Seu plural é campi. Hoje, usamos esse termo para fazer referência às dependências de uma universidade, onde ficam seus prédios e sua estrutura educacional, que pode ser composta por:

  • Prédios onde acontecem as aulas;
  • Bibliotecas;
  • Setores administrativos;
  • Auditórios;
  • Ginásios;
  • Refeitórios;
  • Laboratórios;
  • Dormitórios.

Ele ainda pode ser dividido em diversos centros de ensino, como prédios destinados aos cursos de Arquitetura e Engenharia, Educação, Ciências Sociais, por exemplo. Uma universidade ainda pode ter diversos campi, localizados em uma ou mais cidades.

O que é um polo universitário?

Antes de compreender o seu significado e sua importância, é preciso olhar para o aumento da procura por cursos de graduação e pós-graduação EAD.

Segundo dados do último Censo da Educação Superior 2019, 63% das vagas são oferecidas na modalidade a distância. Ao mesmo tempo, 50,7% dos alunos que ingressaram em universidades particulares optaram por esse modelo de ensino.

Mas o que isso significa?

Com o número de alunos no modo EAD ultrapassando a quantidade de alunos de cursos presenciais nas instituições de ensino privadas, cada vez mais esses locais passaram a ser necessários.

Leia também: O que considerar ao avaliar a grade curricular de um curso de pós-graduação?

Além de serem devidamente credenciados pelo MEC, os polos de educação a distância ou polo de apoio presencial, como são chamados, também precisam oferecer os seguintes recursos para os alunos:

  • Tutoria presencial;
  • Avaliações, provas e exames;
  • Atividades pedagógicas;
  • Serviços administrativos;
  • Biblioteca;
  • Laboratórios;
  • Palestras.

Afinal, qual é a diferença entre campus e polos?

Como já aprendemos as características que definem cada um deles, já é possível compreender melhor o que cada um representa em uma instituição de ensino, certo?

Então, para esclarecer de vez as dúvidas: o campus é o espaço físico, o terreno ou complexo que comporta toda a infraestrutura da universidade. Já os polos são extensões da universidade, unidades criadas em outros pontos da cidade, estado ou país.

Isso é feito para que a instituição de ensino possa ficar mais próxima dos alunos de graduação e especialização, principalmente os que estudam a distância.

E fique tranquilo, pois frequentando um ou outro, a qualidade do seu ensino não será afetada, uma vez que ambos devem atender a diversos critérios estabelecidos pelo MEC.

Por que fazer pós-graduação EAD na Unopar?

Agora que você já conhece a diferença entre campus e polos e os benefícios que eles podem oferecer aos alunos, que tal descobrir também as vantagens de estudar na UNOPAR? Encontre cursos de pós nas áreas da Saúde, Direito, Educação, entre muitos outros. E você ainda pode obter seu certificado em 10 meses ou em apenas 6 meses (no modo intensivo). Veja todas as opções e faça a sua matrícula ainda hoje em uma Pós-Graduação EAD ou MBA da Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades