Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como organizar minha rotina: 5 dicas de ouro

ampulheta

Você já parou para pensar como seria bom ter mais tempo para estudar, entregar as tarefas do trabalho e poder cuidar da saúde e do lazer? Mas e se ao invés disso você passasse a pensar “como organizar minha rotina” pode me ajudar?

Sabemos que planejar o dia, a semana ou um mês inteiro não é nada fácil. Como todo novo hábito, exige disciplina, organização e muita persistência. Só que, apesar de difícil, tudo isso pode trazer muitos benefícios, como redução do estresse, melhor qualidade do sono, mais foco, produtividade e, claro, saúde física e mental.

Como organizar minha rotina: 5 dicas de ouro 

Quer aumentar a qualidade de vida e ter tempo de sobra? Então, leia este artigo até o final. 

1 – Defina objetivos claros

Antes de qualquer coisa, é necessário saber o que você quer alcançar através desse planejamento. Você precisa de mais tempo? Se sim, para quais áreas da sua vida?  É a financeira, é a saúde ou outra?

Seja qual for o objetivo, a única forma de alcançá-lo é planejando a rotina e suas atividades em torno dele. Pense em quais tarefas você pode priorizar e que ajudarão a atingi-lo. Além disso, saber de forma clara o que você quer conquistar te ajudará muito na hora de fazer uma avaliação da efetividade desse planejamento.

2 – Sempre faça uma lista

Apesar de parecer óbvio, muita gente apenas repassa mentalmente as atividades do dia seguinte. Ao invés disso, considere fazer uma lista escrevendo tudo o que você precisa fazer para organizar o dia.

Pegue um caderno, agenda ou até mesmo uma folha de papel e gaste alguns minutos escrevendo todas as coisas que você faz diariamente e tudo aquilo que você precisa fazer. Repare que são duas coisas diferentes – esta última se trata de coisas que geralmente acabamos deixando de lado por falta de tempo.

E se você achar que é difícil lembrar de todas as tarefas de uma vez só, experimente carregar um bloquinho de papel com você e vá fazendo as anotações durante o dia.

3- Divida o seu dia em períodos para organizar melhor a rotina

Embora estejamos acostumados a ouvir que quem acorda cedo costuma aproveitar mais o dia, a verdade é que cada um sabe em qual período costuma ser mais produtivo.

E se ainda não sabe em qual parte do dia costuma estar mais focado e ativo, tudo bem. É só passar a se observar e identificar se deve concentrar as suas atividades de manhã, de tarde ou de noite.

Veja a seguir algumas sugestões de como organizar o seu dia em períodos:

Manhã: Reserve esse período para alimentar os pets e lavar louças da noite anterior, por exemplo. Você também pode utilizar essa parte do dia para logo tirar da lista as tarefas que considera mais chatas.

Tarde: Normalmente, esse é o período no qual já começamos a sentir um pouco de tédio. Por isso, use-o para fazer atividades que não demandam tanta energia, como responder e-mails, agendar compromissos e outras pequenas tarefas.

Noite: Esse é o período ideal para se preparar para o dia seguinte. Procure utilizá-lo para separar as roupas que usará amanhã, aprontar as refeições e lanches, organizar a cozinha etc.

4 – Faça um teste com a nova rotina

Por fim, que tal fazer um teste depois de cerca de um mês? Para isso, pergunte-se: “Como organizar minha rotina diária está me ajudando a alcançar meus objetivos?” “Os horários estão fazendo sentido para aquelas atividades?”.

Observe e anote tudo o que não estiver funcionando, ajuste na sua agenda e depois faça o teste novamente por mais 30 dias para ver se dessa vez vai funcionar.

5 – Comece hoje mesmo

Se antes de ler esse post as suas principais preocupações eram “como organizar minha rotina” ou “como ganhar mais tempo no dia a dia”, já deu para perceber que através do foco e da organização não é tão difícil assim, concorda?

Inclua estas dicas valiosas no seu dia a dia e a passe a ter uma vida muito mais saudável e produtiva agora!

Agora, aproveite para conferir quais as 8 atitudes mais valorizadas no mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades