Ir para o conteúdo
Curiosidades

A importância do profissional de enfermagem para a sociedade

enfermagem

A enfermagem sempre foi uma profissão importante para a sociedade e, com a pandemia, ganhou ainda mais força em todo o mundo. A disseminação do coronavírus fez com que a área da saúde passasse por transformações para atender os contaminados em um cenário marcado por muitos questionamentos e incertezas.

Nos últimos tempos, os profissionais, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, enfrentam desafios diários e, perante a população, se tornaram verdadeiros heróis. Isso porque os enfermeiros arriscam suas vidas diariamente para cuidar de outras pessoas durante uma internação hospitalar ou no período de tratamento de alguma doença.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, 21 mil trabalhadores foram infectados pela Covid-19 enquanto trabalhavam em 2020. Os profissionais de enfermagem foram os mais afetados enquanto exerciam suas funções, que incluem garantir o bem-estar do paciente e fazer com que ele se sinta o mais confortável possível durante a passagem pelo hospital. 

Profissionais de enfermagem e a empatia no dia a dia

Nesta semana, em 12 de maio, no Dia Internacional da Enfermagem, trazemos à tona uma característica dos enfermeiros e dos técnicos e auxiliares de enfermagem que vai além dos conhecimentos técnicos: a empatia. Com o alto número de internações registrados em várias regiões do Brasil, vários infectados ficam longes dos seus familiares enquanto estão nos leitos de UTI. 

Leia também: Como a especialização na área da saúde pode ajudar no crescimento profissional

Nesse momento, os profissionais da saúde acompanham o sentimento de solidão que rondam os pacientes. Então, além de todos os cuidados médicos necessários para tratá-los, existe uma técnica chamada “mãozinha”, que vem sendo colocada em prática por diversos hospitais no Brasil para levar conforto psicológico a quem precisa.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

O método é simples: duas luvas cirúrgicas que são cheias de água morna e transmitem a sensação de que outra pessoa está segurando sua mão – com isso, traz calor humano. De acordo com reportagens que mostram hospitais que realizam o procedimento, o resultado tem sido positivo e a ação ajuda o paciente a acalmar e ficar mais tranquilo. Isso é a empatia na prática.

mãozinha, técnica com luvas nas mãos de um paciente
Foto: Divulgação Iges-DF/Hospital de Base

Apesar da sociedade saber que os profissionais sempre mostraram seu empenho mesmo diante de plantões exaustivos, foi com a pandemia que a população passou a valorizá-los ainda mais. Diariamente, eles lutam contra o cansaço físico e a exaustão mental para atender os pacientes com um sorriso no rosto e na esperança que de tudo vai ficar bem.

E os serviços dos enfermeiros vão além dos hospitais, consultórios médicos, ambulatórios e lares de idosos. Eles também podem atuar em home care e trabalhar com cuidados paliativos, para melhorar a qualidade de vida do paciente e aliviar o sofrimento diante de doenças. Mas, independente do local de atuação, todos têm o mesmo objetivo: cuidar de pessoas. ❤️

Para os profissionais que desejam se especializar na área de enfermagem, a Pós Unopar conta com diversos cursos, como Enfermagem do Trabalho, Enfermagem em Home Care e especialização em Urgência e Emergência. Conte com a Pós-Graduação EAD para se tornar um especialista em 6 ou 10 meses. Conheça também as opções de MBA.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades