Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que são skills profissionais e por que você deve desenvolvê-las

As skills profissionais são habilidades importantes de serem cultivadas por quem deseja estruturar uma carreira de sucesso e alcançar um grande patamar de excelência. 

Tais habilidades ajudam o profissional a lidar com os desafios do mercado de trabalho e, quanto mais elas são aprimoradas, maiores são as chances do colaborador evoluir, alcançar cargos de maior responsabilidade e se destacar aos olhos das grandes empresas.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Qual a importância das skills profissionais?

O profissional precisa ter um conjunto de habilidades que possibilite que ele cumpra suas obrigações de forma eficiente e encontre espaço no mercado de trabalho, tendo a capacidade técnica de lidar com as atividades básicas da sua função sem apresentar grandes dificuldades. 

Essas skills podem ser divididas em duas categorias: hard skills, que são habilidades técnicas são aprimoradas através de cursos de especialização e estudos, e soft skills, características comportamentais que fazem parte da personalidade do profissional e podem ser aprimoradas através do treinamento pessoal. 

Neste artigo, vamos falar um pouco melhor sobre cada uma dessas skills e citar algumas das mais procuradas pelos empregadores!

O que são hard skills?

As hard skills são as habilidade técnicas que você utiliza para desenvolver suas atividades de forma propriamente dita, seja na elaboração de conteúdos gráficos, construção de softwares, programação, manipulação de ferramentas, entre outras funções que você precisa ter conhecimento de algo para conseguir fazer. 

Normalmente, os profissionais desenvolvem essas habilidades em cursos, mas também é possível adquirir esses conhecimentos através da prática, desenvolvendo uma atividade nova no trabalho com o auxílio de um colega e aprendendo sobre o processo durante sua construção.

Existem algumas hard skills que são mais fáceis de aprender devido à intimidade que já temos com outra habilidade semelhante. Exemplo: um programador especializado em Python tem mais facilidade de aprender a programar em TypeScript do que gerenciar redes sociais devido à semelhança de serem duas hard skills do mesmo campo de conhecimento. 

Mas também é possível desenvolver habilidades diferentes contanto que você se aplique com bastante intensidade nos seus estudos, o que vai tornar você um profissional ainda mais completo!

Banner do e-book 10 soft skills mais buscadas no mercado de trabalho

3 hard skills bastante procuradas por empregadores

1 – Desenvolvimento de software

Com o avanço da tecnologia e modernização do mercado de trabalho, são raras as empresas que não apostam em um bom sistema integrado para organizar suas atividades, fora o setor de desenvolvimento de aplicativos que está em alta.

Por este motivo, trabalhar como desenvolvedor de software é uma ótima opção para quem deseja ter um amplo mercado para explorar, grandes chances de crescer rapidamente na carreira e boa remuneração!

2 – Conhecimento em cibersegurança

Com o abandono gradual do dinheiro físico e adoção de métodos virtuais de pagamento, como o pix, transferências bancárias feitas via aplicativo e carteiras digitais, o aumento dos ataques crackers foi inevitável. 

Sendo assim, técnicas de proteção digital estão sendo cada vez mais necessárias e a especialização em cybersecurity nunca foi tão procurada. 

Com esta hard skill, o profissional consegue atuar na construção de sistemas de segurança digital, códigos criptografados, métodos de prevenção de ataques e instrução de boas práticas de segurança na web, além de ter um amplo espaço para crescer na área de tecnologia da informação. 

3 – Gestão de marketing nas redes digitais

Para fazer uma campanha eficiente e de impacto nas redes sociais, é preciso conhecer como elas funcionam, como seu público-alvo pensa e as melhores estratégias de conversão de vendas, algo que exige muito estudo.

A pós-graduação em marketing digital com foco em atuação nas redes sociais capacita o profissional para realizar todas essas atividades e conseguir construir uma comunicação efetiva (e afetiva) com os clientes da empresa, sendo uma peça fundamental em qualquer equipe devido a importância da sua função.

O que são soft skills?

As soft skills são as habilidades comportamentais, ou seja, aquelas que fazem parte da personalidade do profissional. É preciso haver treinamento e vontade de naturalizar determinados comportamentos no seu cotidiano. 

Tais habilidades serão necessárias não para executar atividades práticas, mas para conseguir montar uma metodologia de trabalho, estar apto a enfrentar determinadas situações profissionais, gerenciar projetos, entre outras funções que exigem muito mais um trabalho mental do que conhecimento teórico e técnico. 

Você pode aprimorar suas soft skills através de um curso de aprimoramento pessoal ou por iniciativa própria, observando quais são seus pontos fracos e estudando métodos para torná-los mais eficazes. 

3 soft skills bastante procuradas por empregadores

1 – Boa comunicação

Saber se comunicar é uma das habilidades mais necessárias no mercado de trabalho, pois é fundamental para o bom funcionamento de um projeto conseguir expor suas ideias e demandas de forma clara e direta, evitando desencontro de informações.

Por este motivo, trabalhe sua comunicação para que ela seja efetiva na hora de conversar com seus colegas de equipe e líderes. Assim, você consegue encontrar uma boa sintonia que ajuda no andamento do projeto. 

2 – Empatia

Ser um profissional empático é algo que fará você se destacar aos olhos dos empregadores, pois normalmente são colaboradores mais pró-ativos, que nutrem um bom relacionamento com seus colegas de equipe e são colaborativos.

Para as posições de liderança, os profissionais empáticos são os mais procurados, justamente por conseguirem se pôr no lugar de um colaborador e entender o que ele está passando, criando, assim, um forte laço de confiança com seu time. 

Conseguir ter uma relação saudável com seus colegas de trabalho é fundamental para o bom andamento do projeto. É um traço de personalidade de alguém cuja capacidade de motivação é muito desenvolvida, algo considerado essencial para um empregador que deseja uma equipe que funciona com bastante cooperação.

3 – Inteligência emocional

Muitas vezes, o profissional precisa passar por situações de extrema cobrança e estresse durante o desenvolvimento das suas atividades. Portanto, saber como se manter calmo e concentrado nessas ocasiões, sem deixar que o emocional te afete negativamente, é praticamente essencial.

A inteligência emocional é uma soft skill muito procurada por recrutadores em praticamente todos os processos seletivos, pois a empresa precisa ter certeza que nenhum imprevisto colocará a perder os grandes investimentos aplicados nos seus projetos.

Com a pós Pitágoras, todo profissional evolui rapidamente graças ao conteúdo de excelente qualidade e, durante o processo, aprende técnicas que vão desenvolver no aluno as skills profissionais mais desejadas na área que ele atua.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades