Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

O que é o Metaverso e confira carreiras do futuro

o que é o Metaverso

O avanço tecnológico constante já faz parte do nosso dia a dia e a tendência é que ele acelere cada vez mais, incluindo possibilitando a criação de um mundo completamente digital, gerando a pergunta: o que é o Metaverso?

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Por ser uma criação recente, apesar das discussões sobre o desenvolvimento de um mundo 100% virtual terem começado na década de 90, esta questão ainda é desconhecida para a maior parte do público. Mas, neste artigo, vamos explicar como funciona o Metaverso e como ele poderá mudar completamente sua forma de trabalhar.

“O que é o Metaverso?”: você em todo lugar sem sair de casa

De forma resumida, o Metaverso é um universo igual à vida real, porém feito digitalmente em 3D e com muito mais possibilidades do que o nosso “mundo real”. 

É um ambiente digital imersivo, que pode ser acessado através de um óculos de realidade aumentada, que transformará extensos códigos de programação em locais que poderão ser explorados em tempo real. Você encontra resposta imediata de sons, ações, interações sociais e qualquer informação que possa ser acessada via internet. 

Em termos populares, é como se você estivesse dentro de um jogo de videogame. A perspectiva é que, em poucos anos, tarefas cotidianas, como ir ao mercado, pedir comida, pagar contas, visitar seus amigos, entre muitas outras coisas possam ser feitas de forma completamente remota e digital, neste ambiente virtual conhecido como Metaverso. 

Por ser algo que ainda está sendo desenvolvido e ainda existem milhares de fatores a serem explorados, é difícil até mesmo de dizer com absoluta certeza que o Metaverso será só isso. Quem está estudando e trabalhando nesta nova realidade diz que ela ainda é capaz de se expandir muito mais. 

A única certeza é que poucas coisas continuarão como era antes do Metaverso, principalmente a forma de trabalhar.

O mercado de trabalho no Metaverso

Grandes empresas mundiais, como a sueca Scania e a sul-coreana Samsung, já utilizam o Metaverso como ambiente de recrutamento de novos profissionais para compor seu quadro de funcionários. 

Por estarem presentes em praticamente todos os países do mundo, promovendo processos seletivos virtuais, essas empresas conseguem contratar profissionais de qualquer continente, incluindo organizar dinâmicas em grupo com candidatos da Ásia, América, África e Europa na mesma sala, interagindo em tempo real como se todos estivessem presentes fisicamente no mesmo lugar. 

Além de quebrar as barreiras do escritório, podendo ter um corpo de colaboradores em países que a organização não necessariamente tem espaços físicos de trabalhos, o Metaverso aproxima quem está longe.

Isso permite que um mesmo time contenha profissionais espalhados pelo mundo trabalhando em conjunto simulando a convivência física real, com a possibilidade de colher dados em questões de segundos e compartilhar com todos, entre muitas outras vantagens. 

Este é apenas um fragmento do que o Metaverso torna possível. Também já é possível fechar negociações, desenvolver projetos tecnológicos e, inclusive, criar empresas que funcionam 100% neste ambiente virtual, sem sequer um único escritório físico. 

Com o passar dos anos, a evolução caminhará mais rapidamente e muitas outras possibilidades surgirão, tornando nossa relação com o trabalho muito mais dinâmica e indo ainda mais além das fronteiras da distância. 

Profissões promissoras no Metaverso

1 – Gerente de Segurança da Informação e Riscos

Com tantos dados sendo compartilhados e pessoas circulando entre os ambientes criados, é necessário um sistema de proteção eficiente, que traga segurança a todos que desejam transformar o Metaverso em um local de transações econômicas e trocas de informações. 

Profissionais que entendam quais são os principais perigos de se compartilhar dados digitalmente e as formas mais eficientes para preveni-los serão essenciais para a construção de um Metaverso seguro e, por este motivo, a pós-graduação em Segurança da Informação é tão fundamental.  

Nela, você vai se capacitar para trabalhar com as principais técnicas de criptografia e de proteção de dados, aprender a legislação vigente que protege a divulgação e trânsito de dados via internet e se atualizar das mais recentes tendências de armazenamento e compartilhamento de informações. 

2 –  Especialista em Segurança Cibernética

Além do profissional responsável por montar o sistema de segurança dos espaços no Metaverso, serão necessárias pessoas que fiscalizem essa segurança, ajam em contato direto com os usuários para a manutenção desses sistemas e investigue e rastreie qualquer rastro de ciberataques que aconteçam ou possam acontecer.

Para formar esses profissionais, existe o MBA em Cybersecurity e Cybercrimes, que tem como objetivo formar agentes de proteção, responsáveis não só por fazer a vigilância e garantir que nenhum crime cibernético seja cometido, como também desenhar ferramentas capazes de identificar ao menos a origem dos ataques.  

Nesta especialização, você aprenderá como instruir usuários a protegerem seus dados, vai desenvolver técnicas de contrainteligência e contraespionagem, aprender como rastrear ataques de crackers e estruturar mecanismos de proteção de informação. 

Faça sua pós-graduação EAD, se torne um profissional mais completo e se aplique para aprender o que é o Metaverso enquanto ajuda a construí-lo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades