Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Primeiro cargo de liderança: dicas de quem viveu a experiência

barcos de papel com azul em destaque para ilustrar texto sobre primeiro cargo de liderança

Se você foi promovido recentemente para o seu primeiro cargo de liderança, é bastante provável que esteja se sentindo animado e, ao mesmo tempo, ansioso. E essa mistura de sentimentos é completamente normal.

A transição entre gerenciar apenas a sua carreira e passar a liderar outras pessoas te coloca em um território desconhecido e, muitas vezes, isso pode ser um pouco intimidador.

Por esse motivo, reunimos um time de gerentes e coordenadores da Platos Educação para compartilhar suas experiências com a liderança e dar boas dicas para você iniciar essa jornada com mais confiança. Acompanhe.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como começar bem o seu primeiro cargo de liderança

1 – Seja o exemplo do que deseja ver na sua equipe

Segundo Sheila Pelegri de Sá, Gerente de Operações Acadêmicas da Tutoria, quem está prestes a assumir um cargo de liderança deve saber que precisará tomar decisões difíceis e será constantemente observado por seus liderados. “Seja o exemplo daquilo que valoriza neles. Cuide para não criar contradições entre o discurso e a prática”, recomenda.

Por isso, a gerente acredita mais na liderança inspiradora e pelo exemplo do que em imposições hierárquicas. Para ela, ser líder não significa ser melhor ou saber mais que ninguém. “É uma posição necessária para garantir a sustentação de operações e a gestão de novas entregas, mas todos estamos em constante desenvolvimento”, diz.

É por esse motivo que um de seus principais conselhos é que você continue aprendendo. “Todos nós temos habilidades inatas e podemos desenvolver diversas competências, desde que corretamente estimulados”, completa.

A primeira liderança de Sheila aconteceu alguns anos antes de chegar à Platos, quando assumiu a supervisão remota de times de avaliação de redações para o ENEM. 

Foi nessa oportunidade que a gerente percebeu as habilidades necessárias para o bom exercício da liderança, que, segundo ela, deve girar em torno da comunicação eficiente e ser pautada em uma escuta apurada e respeitosa.

Aliás, essa priorização da comunicação, aliada à expertise em gestão remota, à transparência e ao senso de organização, contribuiu para que ela enfrentasse um grande desafio quando entrou na Platos para coordenar três times diferentes. “Em determinado momento, foram mais de 120 pessoas sob minha gestão direta e manter a esteira rodando sem maiores ruídos foi, sim, desafiador”, pontua.

Quando o assunto é desenvolver talentos, Sheila sabe que um líder deve entender que o desenvolvimento humano é composto por ciclos. Embora esse tipo de desprendimento não seja fácil, é necessário reconhecer em que momentos é preciso oportunizar a chegada de novos talentos e a partida daqueles que, por terem se desenvolvido, terão melhores oportunidades em outros times.

E para quem possa estar inseguro diante de seu primeiro cargo de liderança, a gerente tranquiliza e afirma que, “se você recebeu esse desafio, é provavelmente por ter demonstrado um perfil aderente.” 

2 – Não tenha medo do desafio 

Para Jefferson Willian Bucci, Coordenador de Comunicação e Treinamento da Platos, é necessário saber que ninguém nasce pronto e, por isso, não precisa ter pressa de se tornar um líder espetacular em pouco tempo.

Ele acredita que a liderança inspiradora é construída no dia a dia. Ela surge através das relações interpessoais, no encontro com as dificuldades, nas tomadas de decisão, nos direcionamentos dados ao time, no acolhimento, na tradução da estratégia e na vivência do propósito organizacional.

Por isso, aconselha que você não tenha medo e confie na sua capacidade profissional. “Se você recebeu esse reconhecimento e esta missão, é porque tem competências e habilidades que podem contribuir para o crescimento do negócio e o desenvolvimento de pessoas”, diz.

Jefferson entende que esse reconhecimento, somado ao peso da missão de se tornar um líder, pode causar uma mistura de sentimentos, como ele descreve. “Gratidão pelo reconhecimento das entregas, da dedicação e das competências, mas, ao mesmo tempo, dúvidas sobre a capacidade de gerar um time, a ansiedade de assumir um novo papel e a vontade de começar a fazer as coisas de um jeito diferente”, destaca.

Em muitos casos, como aconteceu com Jefferson, a primeira liderança pode trazer um desafio ainda maior, que é estar à frente de um time de pessoas que costumavam ser seus pares. Ele conta que isso faz surgir a missão de inspirar, engajar e motivar a equipe para alcançar os resultados esperados.

Sobre os aprendizados do seu primeiro cargo de líder, o coordenador resume em construção de relacionamentos, erros e acertos, desenvolvimento de habilidades comportamentais e empatia para cuidar do time. Segundo ele, esse processo o fez tornar-se um profissional, líder e ser humano melhor.

E para quem está entrando agora em um cargo de liderança, Jefferson aconselha: “Seja empático, reconheça seus gaps, busque aprender e se desenvolver a cada dia e dê o seu melhor em tudo! Dessa forma, tenho certeza de que você chegará no lugar que almeja”. 

3 – Nunca pare de estudar

Ana Cristina Canavarros Caldart, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, define seu primeiro cargo de gestão, que chegou há 12 anos, como um momento desafiador. “Trouxe não somente o medo de não ter as habilidades técnicas necessárias para o cargo, mas carregando o temor sobre a capacidade de liderar pessoas, independentemente de posição hierárquica”, conta.

No entanto, essa experiência é vista por ela como gratificante e uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Afinal, é um momento em que se deixa de ser cobrada por resultados individuais e passa a responder por outras pessoas.

Isso exigiu que ela tivesse que desenvolver habilidades de delegar, treinar, engajar e mensurar resultados. E é por esse motivo que Ana acredita no aprendizado contínuo. “Estude sempre. Amplie suas habilidades técnicas e esteja pronto para o momento tão esperado”, recomenda.

A conquista de um cargo como esse só acontece por conta da trajetória profissional e da performance da pessoa. Por isso, é importante que ela saiba reconhecer suas qualidades e defeitos e, dessa forma, tenha a oportunidade de se desenvolver e sanar gaps de formação.

Portanto, para quem está chegando em seu primeiro cargo de líder, além de ter proatividade, bom relacionamento e acreditar no propósito da empresa, é fundamental continuar se aperfeiçoando. Participe sempre de treinamentos de liderança para incorporar competências e habilidades pertinentes ao cargo.

Para Ana Cristina, o desafio maior não é conquistar essa posição. “Acho que, muito mais difícil que chegar a um cargo de liderança, é se manter nele! Não basta chegar lá. Tem que chegar lá e fazer acontecer”, ressalta.

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

4 – Não encare a liderança como o topo

A coordenadora de Marketing, Bruna Pinheiro, compartilha um desafio que costuma ser comum na primeira experiência com a liderança. “Apesar de maravilhoso e encantador, tive algumas dificuldades como descentralizar, saber atribuir responsabilidades e cuidar”, conta.

A transição entre o trabalho individual e a necessidade de delegar tarefas de forma segura, organizada e garantir que tudo seja feito com qualidade foi uma das maiores dificuldades que ela encontrou ao assumir sua equipe.

Outro grande desafio enfrentado pela coordenadora foi garantir que a equipe estivesse feliz, com equilíbrio emocional e atuando em uma função que fizesse os olhos brilharem. “A liderança também nos coloca em situações que envolvem não só organização de atividades, delegar, ajudar ou ensinar, mas olhar para as pessoas”, alerta Bruna.

Para quem foi promovido agora para seu primeiro cargo à frente de uma equipe, ela recomenda ter os pés no chão. “Não encare a liderança como o topo. É preciso continuar em constante aprendizagem e principalmente transferir esse aprendizado para o time”, pontua.

Além disso, colocar-se em um lugar de escuta também contribui para o seu sucesso como gestor. Ela aconselha que haja uma troca constante para que o time se sinta parte importante do negócio. Portanto, ouça seu time. De acordo com Bruna, ser líder não te faz um sabe tudo.

Outro fator que  ela acredita ser importante nessa jornada é a empatia. Colocar-se no lugar das pessoas, entender possíveis barreiras, bloqueios e problemas pessoais é essencial. “Seja positivo. Sempre procure encontrar o lado bom dos erros ou problemas e esteja próximo para pensar juntos nas soluções”, ensina.

5 – Tenha empatia e dê feedbacks

Priscila Pereira da Silva, Gerente Acadêmica de Pós-Graduação, assumiu sua primeira liderança ainda muito jovem, quando tinha apenas 24 anos e estava finalizando um MBA em Gestão de Pessoas.

Graças aos bons resultados e às suas soft skills, recebeu o convite para assumir a coordenação de um novo produto. “Sem dúvida, enxerguei aquele convite como um grande reconhecimento do seu meu trabalho, mas, ao mesmo tempo, tinha consciência de que a minha carreira profissional passaria por uma transformação”, diz.

A gerente também lembra do quão desafiador foi o início. Afinal, deixaria a gestão individual do seu trabalho para assumir outras responsabilidades, como fazer a gestão de pessoas e implementar o produto que seria lançado. Tudo isso exigiu muitas adaptações.

Sobre esses 15 anos em cargos de liderança, Priscila destaca a importância do apoio que recebe das pessoas, o seu amadurecimento e o desenvolvimento de novas habilidades. 

“Além das competências técnicas que já possuía, outras foram ganhando espaço: engajar pessoas; conhecer as pessoas do time e seus anseios; delegar e acompanhar atividades e resultados; dar feedbacks; valorizar opiniões; resiliência; tomada de decisão; reconhecer quando erramos e dentre várias outras soft skills”, destaca.

Embora não acredite que exista uma “fórmula mágica” para ser um bom líder, Priscila tem algumas boas dicas para compartilhar com quem conquistou esse cargo pela primeira vez

A primeira é que você entenda qual é o papel de um líder em relação ao seu time e ao mundo corporativo. É preciso compreender que, cada vez mais, a gestão de pessoas, o engajamento do time e o pensamento estratégico farão parte do seu trabalho e, com isso, as atividades técnicas serão menos frequentes.

Como a jornada de Priscila também foi de muito desenvolvimento e aprendizado, ela não poderia deixar de recomendar a formação contínua. Manter-se sempre atualizado e por dentro das tendências é essencial para ter sucesso como líder.

E quando o assunto é liderança, não pode faltar um bom conselho sobre o exemplo e o valor que você precisa dar ao seu time. “Um líder influencia pessoas em comportamentos e atitudes. Valorize o trabalho em equipe para que atuem coletivamente e em prol de um mesmo objetivo”, ressalta.

A outra dica que a gerente tem para compartilhar é bastante pertinente a esse momento que o mercado está vivendo, em que é preciso criatividade para superar os desafios. Ela recomenda encorajar o time e incentivá-lo a pensar fora da caixa.

Uma boa comunicação e o compartilhamento de ideias também não podem faltar. “Ter uma comunicação clara com o time e compartilhar os objetivos estratégicos contribuem com o engajamento do time, valoriza e estimula o sentimento de pertença e, sem dúvida, reflete positivamente nos resultados esperados”, destaca.

A líder também destaca a importância da empatia e dos feedbacks, uma cultura que ainda precisa ser amplamente implementada nas empresas. “Conheça cada pessoa da sua equipe, respeite a diversidade e estimule um ambiente agradável de trabalho. Dê feedbacks ao time, sejam eles comportamentais ou técnicos. Essa prática contribuirá com o crescimento pessoal e profissional de cada liderado”, diz.

Priscila ainda convida os novos líderes para uma reflexão: “Você já parou para pensar o que é ser um bom líder? Você acredita na liderança pelo exemplo?”.

Como você viu, o primeiro cargo de liderança vem com muitos desafios, mas também é o momento de receber o reconhecimento pela sua trajetória profissional até aqui. Com empatia pelas pessoas, coragem para encarar as novas situações e consciência de que a aprendizagem contínua é fundamental, a sua experiência como líder pode ser transformadora para você e sua equipe. Continue por aqui e veja 7 desafios da liderança nos dias atuais e como enfrentá-los.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades