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Carreira em Pauta

7 desafios da liderança nos dias atuais e como enfrentá-los

imagem para ilustrar o texto de desafios da liderança nos dias atuais

Você sabe quais são os desafios da liderança nos dias atuais? Além dos obstáculos naturais que uma posição de líder apresenta àqueles que acabaram de ser promovidos, as recentes mudanças no mercado de trabalho também adicionaram alguns contratempos às rotinas dos gestores.

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Com tantas novidades em todas as áreas de atuação, quem está em posições de liderança encontra hoje um cenário ainda mais complicado do que há alguns anos. Por isso, se você está prestes a se tornar um líder ou decidiu se preparar para atingir esse objetivo em breve, é importante estar ciente dos obstáculos que vão surgir, assim você consegue se planejar para superá-los da melhor forma possível.

7 desafios da liderança nos dias atuais e formas de superá-los

Para entender melhor sobre esses desafios e aprender a lidar com eles no seu dia a dia, continue lendo o texto e confira a nossa lista abaixo.

1 – Conseguir delegar tarefas e processos

O grande clássico quando o assunto é desafios da liderança é conseguir delegar tarefas. Ter a habilidade de entender o que pode ser passado adiante e o que precisa ficar sob a sua responsabilidade é uma capacidade que os profissionais desenvolvem ao longo do tempo, por isso é normal ficar um pouco confuso no começo.

Entretanto, ter em mente que o processo de delegar demandas deve ser feito, para que assim você possa focar em suas novas atividades e também desenvolver a sua equipe, é algo que precisa ser uma prioridade, especialmente em tempos de trabalho remoto ou híbrido.

Com um cenário um pouco mais complicado na hora de estabelecer a comunicação com o seu time, esse processo fica mais difícil, mas a tecnologia está aí para nos ajudar a encontrar formas de desenvolver um canal de diálogo, facilitando toda a interação que precisa existir entre líder e liderados.

Além disso, a arte de “aprender a delegar” só é dominada quando você conhece a sua equipe, a ponto de entender que está apto a assumir determinada responsabilidade, e também quando você sabe quais são os objetivos daquela tarefa. Combinando esses dois pontos, vai ficar mais simples e natural definir como deve ser a sua postura.

2 – Se comunicar de forma clara e objetiva

Conforme foi adiantado, um cenário de trabalho remoto ou híbrido transformou completamente a comunicação dentro das empresas, e essa situação precisa ser contornada com muito cuidado. Contudo, seja no trabalho presencial ou não, nem sempre a comunicação é uma habilidade natural para todos os gestores, e por isso ela pode ser um obstáculo tão grande para esses profissionais.

Quando falamos do relacionamento entre líderes e suas equipes, manter um contato próximo, estabelecer uma conexão entre as pessoas e estar presentes são aspectos essenciais para que todo o fluxo de trabalho aconteça da melhor forma possível, e qualquer ruído no meio do caminho pode gerar problemas lá na frente.

Por isso, sempre esteja atento à forma que você escolhe para comunicar mensagens importantes à sua equipe, e quando ficar em dúvida sobre o que fazer para melhorar esse processo, lembre-se que manter a clareza e a objetividade deve ser o seu norte. Conseguir alcançá-los nem sempre é simples, mas uma forma de chegar cada vez mais perto deles é conhecendo bem a sua equipe.

Profissionais diferentes demandam formas diferentes de diálogo, então seguir fórmulas prontas não é o melhor caminho a seguir. No fim das contas, apenas um líder que se preocupa com seus liderados, conhece cada um deles e escuta o que eles têm a dizer consegue se comunicar de forma eficaz.

3 – Desenvolver relações de confiança

Foi-se o tempo em que a figura do “chefe” aparecia em uma hierarquia vertical, caracterizada por uma figura autoritária que mandava, e colaboradores que apenas cumpriam as tarefas. Hoje em dia, as empresas já entenderam que o trabalho colaborativo, inclusivo e horizontal é capaz de render frutos muito mais valiosos do que a estrutura antiga, contudo, estabelecer um fluxo que faça esse processo funcionar não é algo simples.

Para que ele faça sentido, é preciso compreender que o líder ainda tem a responsabilidade de guiar seus liderados, que por sua vez, precisam se sentir seguros para ter uma relação de confiança com seus gestores. É um trabalho de conquista, que mais uma vez envolve ter a vontade genuína de conhecer a sua equipe, saber ser empático, inclusivo, acolhedor e um profissional que, acima de tudo, consegue ser uma inspiração.

Confiança é algo que se conquista aos poucos, seja no trabalho ou em relações pessoais, o que significa que um líder precisa garantir, todos os dias, que esse relacionamento está sendo cultivado. O outro lado também precisa colaborar, é claro, mas o maior responsável por fazer os liderados confiarem em seus líderes é o gestor.

Algumas dicas para conseguir superar esse obstáculo, e “derrubar a parede” que pode estar entre você e sua equipe, são o planejamento de atividades de descontração, a organização de conversas frequentes com cada um dos colaboradores, e também o desenvolvimento de uma escuta ativa.

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4 – Organizar a gestão do tempo

Por mais que delegar seja importante, algumas responsabilidades devem ser assumidas pela liderança, e uma delas é a gestão do tempo. Isso significa estar atento aos horários de sua equipe, entender quem está sobrecarregado, delegar tarefas de forma estratégica, usar ferramentas para ajudar nessas atividades e também saber impor limites.

Em meio a tantas outras demandas de um líder, você precisa justamente “encontrar o tempo para gerir o tempo”, e apesar da dificuldade para localizá-lo, esse é um processo que vale a pena. Ele vai garantir mais produtividade, qualidade de vida e organização para a sua equipe, de forma que os fluxos ficarão cada vez mais claros e eficientes para todos os seus liderados.

5 – Lidar com conflitos e situações estressantes

Ninguém gosta de ter que lidar com conflitos, situações de estresse e outros problemas organizacionais, todavia, essa é uma das responsabilidades de um líder. Por isso, quando identificar algum conflito ou ruído em sua equipe, saiba que você deve ser o primeiro a tomar a frente da resolução do problema.

Mais uma vez, quanto maior o seu conhecimento sobre as pessoas do seu time e também da empresa onde trabalha, mais fácil será encontrar soluções que funcionem para todos e ainda possam se tornar momentos de aprendizado. Além disso, ser um especialista na sua própria equipe é a chave para antecipar possíveis adversidades e garantir um ambiente cada vez mais harmônico.

6 – Manter a equipe engajada e motivada

Muitos gestores quebram a cabeça pensando em formas de garantir que seus colaboradores estejam sempre engajados e motivados no trabalho. Por mais que não haja uma resposta simples para esse problema, que vai precisar de soluções personalizadas para cada situação, uma possível solução é se lembrar da máxima “o exemplo é a melhor forma de educar”.

Ter uma liderança engajada e motivada é o primeiro passo para ter uma equipe que siga esses princípios, o que também significa dar atenção e criar um relacionamento profissional com os colaboradores. Faça reuniões de feedback constantes, abra espaço para que as pessoas exponham suas ideias e garanta que o espaço de diálogo entre você e eles é um ambiente seguro e acolhedor, com valorização e reconhecimento.

Afinal, como esperar que profissionais que não são ouvidos, estão insatisfeitos e não conseguem se sentir acolhidos se comprometam completamente com o trabalho?

7 – Balancear vida profissional e pessoal – sua e da sua equipe

Por fim, um desafio enorme para todos os profissionais hoje em dia, líderes ou não, é conseguir equilibrar o trabalho com a vida pessoal. Com o trabalho remoto, os limites entre essas duas partes da vida ficaram ainda mais tênues, mas é fundamental ter em mente que momentos de lazer e descanso são essenciais, e não podem ser sacrificados em prol do trabalho.

Então, como líder, você precisa garantir que tanto a sua vida quanto a de seus liderados estão balanceadas. Esse é um dos grandes desafios da liderança nos dias atuais, e um dos mais importantes. Por isso, tenha certeza de que você conhece seus colaboradores, fique atento a sinais de estresse e exaustão, evite ao máximo que os horários de expediente se estendam demais e crie soluções personalizadas para que o bem-estar seja alcançado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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