Ir para o conteúdo
Curiosidades

12 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

brócolis para ilustrar texto sobre alimentos aumentam produtividade no trabalho

Existem diversos alimentos que proporcionam melhor rendimento e produtividade no ambiente de trabalho, contribuindo para saúde, concentração, energia, memória e dentre outros. Veja a seguir especificamente quais alimentos aumentam a produtividade no trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

12 alimentos que aumentam a produtividade no trabalho

1 – Linhaça

É rica em magnésio, sendo responsável por ativar os impulsos nervosos, o que melhora os níveis de memória, concentração e aprendizagem. Além de conter ômega 3, a linhaça promove algumas sensações, como motivação e potencialização das funções motoras.

2 – Chocolate amargo

É excelente fonte para a produtividade, pois é rico em flavonóides, aminoácidos, manganês, cobre e magnésio, considerados elementos que podem ajudar a aumentar a produtividade e o raciocínio.

3 – Frutas vermelhas

São consideradas ricas em antocianina e vitamina C, visto que apresentam ação antioxidante e combatem os radicais livres. Além de reduzirem o cansaço, fomentam as conexões cerebrais e aperfeiçoam a memória. Podemos ressaltar os morangos, amoras, framboesas, açaí, melancia e uva.

4 – Peixes

É notável que são fontes de vitaminas do complexo B, proteínas e rico em ômega 3. O peixe pode ser incluído na rotina das pessoas devido os seus diversos benefícios.

5 – Café

O café é também aumenta produtividade no trabalho, sobretudo, quando é necessário manter acordado ou alerta, tendo em vista que esse é um dos efeitos da cafeína no organismo. Os seus benefícios incluem tais como antioxidantes e aminoácidos, proporcionando memória, manutenção do foco e concentração, bem como aumenta a disposição física e diminuir o sono.

6 – Oleaginosas

As oleaginosas promovem mais energia para o funcionamento do cérebro, contribuindo para o controle nos níveis de açúcar no organismo. Por exemplo: amêndoas, castanhas e nozes.

Leia também: Qual a relevância de cursar pós-graduação na área de Nutrição?

7 – Espinafre

O espinafre é rico em antioxidantes, vitaminas e potássio. São essenciais, uma vez que contribuem para o sistema nervoso central e mantém a concentração.

8 – Chá verde

O chá verde atua como coadjuvante na memória e foco, como também é rico  em antioxidantes e garante relaxamento da mente.

9 – Ovo

O ovo é rico em colina, vitamina do complexo B associado à capacidade de aprendizado. Dessa forma, participa da formação de neurotransmissor que age regularizando a memória e o aprendizado, enquanto a colina estimula a formação das membranas neurais, ajudando na regeneração cerebral.

10 – Banana

A banana aumenta a produtividade no trabalho, porque ela é rica em vitaminas A, C e D, ferro, potássio, cálcio e magnésio, podendo ser incluído na rotina de trabalho.

11 – Grão-de-bico

O grão-de-bico contém proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, constituindo uma relevância fonte de energia. Este alimento possui triptofano, aminoácido precursor de serotonina, promovendo sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

12 – Brócolis

Os brócolis são ricos em potássio e colina, uma vitamina do complexo B, nutrientes que perfazem o cérebro funcionar ativamente, pois também estão presentes em sua composição antioxidantes e flavonoides, melhorando o sistema imunológico.

Autor: Ana Carolynne Ferreira

Nutricionista, palestrante, professora, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, pós-graduanda em Gestão em Saúde, pós-graduanda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, membro do grupo de pesquisa em Gestão em Saúde e membro do grupo de pesquisa em Psiquiatria Nutricional.

Conheça nossas faculdades