Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é o Google Trends: conheça a ferramenta e como usá-la

imagem para ilustrar o texto de o que é o Google Trends

Para quem trabalha com Marketing Digital, o Google assume um papel central no dia a dia da profissão, afinal, ele é um site que recebe milhões de pesquisas todos os dias e possui ferramentas para acompanhar as principais buscas, tendências e todos os detalhes relacionados ao comportamento do usuário. Tudo isso pode ser consultado por qualquer pessoa, e para aprender a usar esses dados a seu favor, vamos começar descobrindo o que é o Google Trends, plataforma capaz de te passar informações valiosas.

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma plataforma que acompanha as principais palavras-chave e assuntos pesquisados pelos usuários no buscador. Com um layout simples e intuitivo, ele foi lançado em 2006 e é uma solução completa e gratuita, que oferece uma série de ferramentas para você descobrir as tendências do mundo digital.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Lá você pode conferir os “trending topics”, ou “tópicos em alta”, de cada dia, pesquisar assuntos gerais ou palavras-chave específicas e observar seu desempenho ao longo do tempo, descobrir que termos têm aumentado o volume de buscas nos últimos tempos, acompanhar o compilado dos anos, dentre muitas outras possibilidades, como o uso de filtros.

Por que usar o Trends?

Entendeu por que falamos que as informações disponibilizadas pelo site são valiosas? Elas acompanham as principais tendências na internet e são um excelente guia para quem trabalha com Marketing Digital e produção de conteúdo.

Afinal, os insights ali presentes podem guiar as estratégias em tempo real, e ajudar no desenvolvimento de materiais que sejam interessantes para o seu público e consigam mais destaque e atenção no mundo digital.

Além disso, quando o assunto são campanhas de marketing, o Trends pode ajudar as equipes responsáveis a entender qual é o momento certo de lançar campanhas novas, assim como seus direcionamentos e palavras-chave que vão fazer a diferença no fim do projeto. Outros exemplos que comprovam a utilidade do site são o monitoramento da concorrência, compreensão do seu público-alvo, comparação de termos e palavras-chave.

Com tantas informações assim, pode parecer que a plataforma é complexa e difícil de ser compreendida. Todavia, a realidade é o oposto disso. O Google desenvolveu uma solução muito fácil de ser navegada, e para aprender a mexer no Trends, continue lendo o texto.

Como funciona o Google Trends?

Para te explicar como a plataforma funciona, vamos dividir o tutorial em duas partes. 

Busca ativa de termos e palavras-chave

Primeiro, vamos falar do acompanhamento de tendência por meio da busca de palavras-chave.

1 – Digite o termo desejado na barra de pesquisa

Assim que entrar no Google Trends, use a barra de pesquisa para buscar o termo ou palavra-chave específica, cujo desempenho ao longo do tempo você gostaria de analisar.

2 – Utilize os filtros oferecidos pela página

Depois que a página carregar, você vai encontrar várias opções de filtros, e não hesite em utilizá-los.

Você pode escolher um país específico, ou buscar os resultados em todo o mundo, escolher o período de análise, a categoria da sua busca e também de que página do Google você quer saber tais informações, ou seja, das buscas gerais da web, do Google Notícias, Imagens, Shopping ou até mesmo do YouTube.

3 – Compare com outros termos e palavras-chave

Além de encontrar todos os dados para um termo só, você também pode adicionar outras buscas e fazer um comparativo, com gráficos que se sobrepõem e oferecem uma visão mais abrangente para os seus objetivos.

4 – Avalie os gráficos disponibilizados

O primeiro material que você vai encontrar, após digitar o que deseja e aplicar os filtros, é um gráfico com os resultados ao longo do tempo. Conforme o período selecionado, ele vai mostrar qual foi a performance das palavras, com o número de buscas realizadas no Google.

5 – Entenda o comportamento da busca pela região de interesse

Mas os dados não acabam por aí. Rolando a página, você vai descobrir outras informações de suma relevância. A primeira delas é o desempenho dos termos por região: no caso do Brasil, você tem acesso a quais estados e cidades, em alguns casos, mais pesquisaram aquela palavra-chave.

6 – Descubra os tópicos e buscas relacionadas

Além disso, o Google Trends também te mostra os tópicos e buscas relacionadas ao seu termo inicial, oferecendo mais opções de comparações para que você refine sua estratégia e consiga alcançar, cada vez mais, seu público-alvo de forma certeira.

Acompanhamento de tendências gerais

Caso você não queira acompanhar tópicos específicos, mas esteja em busca das grandes tendências digitais e termos em alta, a melhor forma de conseguir resultados é por meio da parte de “Principais Pesquisas”.

1 – Veja os tópicos em alta

Você pode encontrá-la rolando a tela principal para baixo, ou clicando no ícone do canto superior esquerdo. Lá, basta clicar em “Principais Pesquisas” e aguardar a página carregar.

2 – Escolha entre as opções de tendências diárias e em tempo real

Ela vai te oferecer duas opções de acompanhamento: o que está em alta em tempo real ou no dia vigente, mostrando os assuntos mais pesquisados no Google em tais períodos. Além disso, a outra seleção oferecida pela página se refere à localização, sendo possível optar pelo país da busca.

A parte de buscas diárias é um pouco mais simples, mostrando os termos em destaque e o volume de buscas. Por outro lado, o acompanhamento em tempo real pode te oferecer mais detalhes, com filtros de categorias e gráficos que mostram o desempenho de tal assunto durante as últimas 24 horas.

Outra funcionalidade interessante aqui presente é a possibilidade de receber alertas do Google Trends. Clicando no ícone do e-mail, na parte de buscas diárias, você pode cadastrar um e-mail para receber notificações sobre as novas tendências. Os filtros disponíveis são de Região, Tipo de Tendência e frequência para os alertas.

3 – Avalie as informações de anos anteriores

A última opção oferecida pelo site é o acesso às principais buscas de anos anteriores. Na aba “Pesquisas do ano” você vai encontrar os destaques no Google desde 2001, sendo que eles são organizados por categorias e países e podem ser uma ótima forma de entender, em retrospecto, como o comportamento dos usuários mudou ao longo dos anos.

Como acompanhar o Google Trends?

Por fim, é fundamental saber que você não precisa, necessariamente, entrar todos os dias na plataforma para saber o que está em alta no momento. Além da opção de alertas na parte de Principais Pesquisas, você pode selecionar a aba “Inscrições”, também no menu do canto superior esquerdo, e criar suas notificações personalizadas.

Após informar o seu e-mail, assunto, região de interesse e a frequência que deseja receber os alertas, basta clicar em “Inscrever-se” para começar a receber e-mails constantes sobre temas que você gostaria de acompanhar.

Para complementar o que você aprendeu sobre o que é o Google Trends, e alavancar ainda mais a sua carreira no mundo digital, agora você pode fazer uma especialização sem sair de casa. Com as opções de pós a distância, que contam com um Ambiente Virtual de Aprendizagem, o sonho de continuar seus estudos acadêmicos ficou ainda mais próximo de se tornar realidade. Confira as opções de cursos e matricule-se agora.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades