Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual a relevância de cursar pós-graduação na área de Nutrição?

nutricionista com maçã na mão para ilustrar texto sobre pós-graduação em Nutrição

Cursar pós-graduação na área de nutrição é de extrema relevância para aperfeiçoar os conhecimentos e exercer no mercado de trabalho com confiança e excelência, tornando-se um profissional de referência e qualificado. Dessa forma, a partir da pós-graduação é factível obter conhecimentos em diversas áreas de atuação, sendo um especialista na área escolhida.

Nesse contexto, as empresas buscam profissionais que apresentem, dentre os requisitos, pós-graduação, pois estes serão diferencial na carreira profissional, bem como valorizados e bem remunerados no concerne aos seus conhecimentos e titulações. Desse modo, veja a seguir as opções existentes de pós-graduação na área de nutrição.

blog banner desconto em pós-graduação

Quais são as opções de pós-graduação na área de nutrição?

Há diversas opções de pós-graduação com ênfase em nutrição, tais como: Nutrição Clínica Hospitalar, Nutrição Clínica Ambulatorial, Nutrição Esportiva e outros. Dessa forma, você poderá atuar em diversos campos de atuação como hospitais, academias, universidades, clínicas, restaurantes, escolas, marketing nutricional, indústrias e entre outros.

 Como fazer uma boa escolha de pós-graduação?

Primeiramente, observe qual área você tem interesse de atuar tendo em vista se a mesma é tendência no mercado de trabalho e se é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Sendo assim, conforme com a Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, no Artigo 10, os cursos de pós-graduação lato sensu devem ter duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas.

Posteriormente, verifique a ementa do curso, carga horária e modalidade. Após isso, pesquise como a Instituição é avaliada para que você possa escolher o curso de pós-graduação certa, principalmente em uma Instituição bem avaliada e de referência na área escolhida.

Leia também: Por que fomentar o desenvolvimento de pesquisa científica na área da saúde?

Quando cursar uma pós-graduação?

O ideal é buscar o aperfeiçoamento mediante o curso de pós-graduação em qualquer momento. Mas, já existem algumas Instituições que já adotam alunos para cursar pós-graduação quando estão no último semestre da graduação. Enquanto em outras Instituições precisa necessariamente estar graduado para que possa iniciar o curso de pós-graduação.

Quais os benefícios de cursar uma pós-graduação em Nutrição?

Os benefícios de cursar uma pós-graduação na área de Nutrição estão relacionados ao aperfeiçoamento acadêmico e profissional, sobretudo conhecimento específico em determinada área, melhora do currículo, conseguir empregos na área pretendida, realizar processos seletivos e concursos públicos, tendo em vista que a maioria destes são necessários aprovações em duas fases tais como prova e análise de títulos.

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

Qual a perspectiva do mercado para os profissionais que possuem pós-graduação em Nutrição?

Os profissionais que já estão aprimorados quanto às titulações de pós-graduação são evidenciados no mercado de trabalho, dessa forma podem assumir novas possibilidades de crescimento na empresa, como também novos desafios científicos e habilidades, resultando profissional de sucesso.

Por que prosseguir de forma contínua realizando cursos de pós-graduação?

Ao realizar cursos de pós-graduação, você sempre se manterá atualizado na área escolhida conforme o seu objetivo profissional. A partir disso, você avaliará as suas perspectivas a curto, médio e longo prazo. Então, já escolheu o segmento que pretende cursar?

Autor: Ana Carolynne Ferreira

Nutricionista, palestrante, professora, especialista em Nutrição Clínica e Esportiva, pós-graduanda em Gestão em Saúde, pós-graduanda em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, membro do grupo de pesquisa em Gestão em Saúde e membro do grupo de pesquisa em Psiquiatria Nutricional.

Conheça nossas faculdades