Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como exercitar a criatividade em apenas 5 passos: saiba tudo

imagem para ilustrar o texto de como exercitar a criatividade

A criatividade é uma das soft skills – aquelas habilidades ligadas ao comportamento – mais requisitadas pelas empresas hoje em dia. Ela pode ser caracterizada como a capacidade de perceber o mundo encontrando pontos de vista ainda não explorados e gerar soluções. Por isso, é muito importante saber como exercitar a criatividade

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

E você sabia que é possível se tornar criativo? Sim! A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo da vida. Ela pode ser mais ou menos utilizada de acordo com as experiências do dia a dia, ou seja, ao estimular o pensamento criativo, essa capacidade será aflorada. Isso significa que quanto mais oportunidades você tiver de pensar “fora da caixinha”, mais ideias e soluções cheias de criatividade terá. 

Entre os benefícios de apostar na criatividade no ambiente de trabalho, está o aumento da produtividade, a atualização constante com as novidades do mercado e as possibilidades de enfrentar desafios com mais coragem e ousadia. 

Como exercitar a criatividade? Veja 5 maneiras

Principal representante da psicologia da aprendizagem, cujo foco de suas investigações eram nas estruturas cognitivas, Jean Piaget aponta três condições que considera necessárias para o desenvolvimento da criatividade: suspeitar de influências externas, ler coisas sobre outras áreas para ter uma visão interdisciplinar e relacionar ideias contrastantes com os seus próprios pensamentos. 

Mas o estímulo da criatividade pode ir além. Pensando nisso, separamos algumas dicas: 

1 – Aumente o seu repertório de assuntos

Seguindo uma das condições dada por Piaget para um pensamento mais criativo, está o acesso a assuntos diferentes daqueles que você está acostumado. Abrir os horizontes e fugir daqueles temas que são confortáveis e que você já possui conhecimento pode te ajudar a olhar o mundo de um jeito inovador e diferente, criando novas perspectivas. 

Para isso, busque informações e vivências para ampliar o seu conhecimento. Converse com pessoas diferentes, leia livros sobre assuntos diversos, veja filmes, documentários e séries com temas variados… As possibilidades são muitas! 

Ao acompanhar essas histórias, você desenvolve a criatividade e, também, aprimora o vocabulário, estimula concentração, entre muitos outros benefícios pessoais. 

2 – Aposte no ócio criativo

O termo “ócio criativo” surgiu na década de 1990 a partir das ideias do italiano Domenico de Masi. Ele defendia que o descanso é essencial para a mente, já que só assim é possível, de fato, se tornar uma pessoa criativa. Então, sim, é preciso descansar para estimular a mente.

E, de fato, quando estamos bem, descansados, saudáveis e felizes, as chances de pensarmos de um jeito inovador são maiores. Isso acontece porque a cobrança, pressão e tensão criam uma série de distrações para a mente, dificultando o exercício da criatividade. 

Dessa forma, é importante valorizar os momentos de descanso e lazer, sabendo separar o momento de trabalho com o de estar com a família e os amigos. Além disso, as empresas devem investir em um ambiente com um clima organizacional saudável.

3 – Tenha o bloco de notas como seu melhor amigo

Os insights e as novas ideias podem surgir a qualquer momento, então anotar as ideias – ou até mesmo os sonhos – pode te ajudar a registrar os seus pensamentos, até aqueles mais aleatórios para não correr o risco de esquecer. 

Mesmo que os pensamentos pareçam bagunçados, você pode “lapidá-los” e transformá-los em soluções criativas a partir de um brainstorming. Uma dica é ir sempre checando o que anotou para ver se consegue ter novos olhares. 

4 – Faça reuniões de brainstorming em equipe

Citamos na dica anterior, mas agora vamos falar especificamente sobre ele: o brainstorming. Esse termo ganhou destaque nos últimos anos e faz referência a uma “chuva de ideias”, em tradução para o português.

Geralmente, é um momento de troca de pontos de vista em equipe (ou até mesmo várias equipes de diferentes áreas) para que se possa chegar a uma solução criativa em conjunto. Assim, todo mundo consegue expor suas ideias. As conversas com outras pessoas são importantes para apresentar novos olhares que podem se complementar. 

5 – Saia da zona de conforto

Estar aberto para novas experiências, por mais desafiadoras que sejam, é essencial para quem quer ter pensamentos mais criativos. Conheça novas pessoas, faça cursos em áreas que complementam a sua ou até mesmo sobre temas diferentes e participe de atividades artísticas, como pintura, dança ou música, por exemplo.

O mais importante é se colocar em situações diferentes daquelas em que está acostumado para ampliar as perspectivas. E isso vale inclusive para cursos de especialização, como é o caso da pós-graduação Unopar. O estudo também é uma maneira de saber como exercitar a criatividade e o cérebro, de maneira geral. Isso porque envolve leitura, escrita e traz novos conhecimentos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades