Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Para ser um líder de sucesso, você precisa ter estas 9 atitudes

líder de sucesso

Existem algumas atitudes positivas simples que transformam um gestor em um líder de sucesso, tornando o profissional um exemplo a ser seguido pela equipe. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Aumento da motivação, vontade de dar o seu melhor e trabalho em equipe são algumas das características profissionais que um bom líder estimula na sua equipe através do seu discurso e das suas ações.

Confira a seguir as principais atitudes que uma liderança precisa aplicar para trazer sucesso ao projeto.

9 atitudes essenciais de um líder de sucesso

1 – Trazer segurança psicológica para o time

Todo bom líder precisa ter inteligência emocional para lidar com a pressão do dia a dia sem se deixar levar pelas suas emoções e estimular esse comportamento no time.

Essa construção se dará através da empatia, com o líder ouvindo cada colaborador, entendendo como a experiência dele está sendo desenvolvida na empresa e passando a confiança que qualquer problema ele pode contar com o seu apoio.

Profissionais que sabem que contam com o suporte da empresa e do seu líder sempre trabalham mais confiantes no próprio potencial, arriscam mais visando o bem do projeto e se sentem confortáveis ao enfrentar os desafios e dificuldades da rotina de trabalho, pois sabem que terão a compreensão da gerência em todos os casos. 

2 – Saber se comunicar com a equipe

Líderes que não possuem boa comunicação raramente conseguem engajar sua equipe e motivá-la a atingir o seu maior potencial, além de ter diversos problemas para se fazer entender nas reuniões de equipe e na delegação das atividades.

Ter uma boa comunicação é essencial para o bom funcionamento da convivência. Quando o líder dá funções claras para cada colaborador e sabe sanar as dúvidas de maneira simples, ele dificilmente não encontrará sucesso durante seu período de gestão. 

3 – Apoiar e estar disponível para orientar

Algumas pessoas possuem dificuldades em determinadas atividades, porém se destacam ao realizar outras. Ou, então, precisam analisar uma situação de um outro ponto de vista para que seja possível entender claramente qual deverá ser o próximo passo a ser dado. 

Como líder, é sua função identificar os pontos fracos e fortes de um profissional da sua equipe e estar à disposição para orientá-lo sempre que necessário, demonstrando que você acredita no potencial dele para superar o desafio, com calma e dedicação. 

Em muitos casos, você precisará explicar a atividade a ser feita utilizando uma metodologia diferente da que foi usada na primeira vez, para identificar qual é a melhor abordagem que cada colaborador prefere. 

Alguns entendem a proposta logo que recebem as instruções, enquanto outros necessitam que um colega de trabalho o oriente enquanto ele realiza a função pela primeira vez. É uma questão de ajuste que deve ser conduzida pelo líder. 

4 – Ser um exemplo a ser seguido

Todo líder precisa ser a figura inspiradora dos seus colaboradores. Deve agir como espera que a equipe aja, defender os mesmos valores que preza no time, respeitar cada profissional como ele deseja ser respeitado e demonstrar o empenho em prol no projeto que deverá ser repetido por todos. 

Um líder que não age corretamente não inspira confiança e permite que sua equipe também seja irresponsável, e não existe receita pior para o fracasso do que liderar sem ter o time trabalhando junto com você.   

5 – Dar feedback

Todo profissional deseja receber um feedback do trabalho que ele está fazendo, seja ele positivo ou uma crítica construtiva para que ele melhore cada vez mais. Lembre-se da regra fundamental de todo feedback: elogios se fazem em público e críticas de forma privada. 

Todos nós gostamos de ter nosso esforço reconhecido, então elogiar o trabalho desenvolvido pela equipe ou por determinados colaboradores em reuniões motivam todos a darem seu melhor desempenho, buscando esse mesmo reconhecimento para si.

Já as críticas não são de bom tom fazer de forma pública. Nessas ocasiões, o melhor a se fazer é conversar de forma privada com o profissional, mostrar os pontos que ele errou, orientar como ele deve agir na próxima vez e se colocar à disposição para ajudá-lo sempre que for necessário.

Sempre em tom calmo, respeitoso e mostrando compreensão com o colaborador, para que ele não se sinta mal por estar passando por aquela situação e entenda que errar é normal, mas devemos sempre mostrar disposição e atenção para não repetir os equívocos. 

6 – Perguntar e querer aprender

O bom líder busca se aprimorar constantemente, independente dele considerar já ter atingido o sucesso profissional ou não. 

Procure sempre demonstrar interesse nas funções de cada integrante do seu time, tirando dúvidas sobre os assuntos que você não entende e buscando aprimorar seu conhecimento ao mesmo tempo que fica atualizado de tudo que acontece no seu projeto.

Além de demonstrar interesse na ocupação dos seus colaboradores, você evidencia a valorização que dá para cada um deles.

7 – Saber solucionar problemas

Ter inteligência emocional para solucionar problemas é muito importante para que você mantenha a calma e consiga pensar em boas estratégias para contornar a situação.

De toda forma, passar firmeza nas suas decisões nesse momento é fundamental para que o time fique confiante da sua postura, e também se sinta confortável de sugerir outras ideias para enfrentar o problema.

8 – Saber ensinar

Para instruir os colaboradores em tarefas complexas ou que eles não tenham tanta familiaridade, é fundamental que você entenda do assunto em questão e tenha paciência para instruir sua equipe. 

Fale sempre de maneira muito clara, explicando o que você deseja que seja feito da forma mais detalhada possível e, se for necessário, repita a explicação de outras maneiras até que você tenha certeza que o colaborador entendeu corretamente o que deve ser feito.

Algumas vezes, será necessário que você comece a fazer a atividade proposta em conjunto com o colaborador, instruindo e orientando passo a passo até que o profissional se sinta confortável em continuar sozinho. 

9 – Proporcionar um ambiente de trabalho agradável

A regra mais básica para que todo projeto dê certo: todo colaborador precisa gostar de trabalhar com você e se sentir motivado a dar o seu melhor sempre.

Colocando em prática todas as atitudes citadas no artigo, você já proporciona um ambiente acolhedor, motivador, onde todos são valorizados, conseguem desenvolver suas atividades com competência e trabalham em conjunto para entregar o melhor resultado possível. 

Nunca esqueça que o respeito mútuo deve sempre reger o relacionamento com os colaboradores. Este passo é fundamental para ter um ambiente agradável.

Para ser um líder de sucesso, é necessário ser um profissional completo, capaz de enfrentar qualquer dificuldade do mercado de trabalho. Faça uma pós-graduação em 6 meses e esteja pronto para se destacar!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades