O que vem depois da graduação? Entenda!

O que vem depois da graduação

A formatura na graduação é um marco na vida de todos os profissionais, não é mesmo? A partir daquele momento, com o diploma nas mãos, você pode exercer a sua profissão e entrar, oficialmente, no mercado de trabalho. Mas será que a jornada acadêmica acaba por aí? O que vem depois da graduação? Quais são as opções e melhores escolhas?

Para entender mais sobre as possibilidades de estudo após a faculdade, confira nosso artigo e descubra todas as opções que as instituições de ensino oferecem para você.

O que vem depois da graduação?

Muitas vezes, as ideias e projeções de futuro incluem concluir a faculdade e ingressar no mercado de trabalho. A partir de então, muitos profissionais imaginam que a trajetória acadêmica acabou na formatura, e o diploma da graduação é o suficiente para conseguir destaque na carreira.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Contudo, não é exatamente assim que a formação profissional funciona. Além dos tradicionais cursos de graduação, o mundo do Ensino Superior oferece centenas de opções e possibilidades para que você continue estudando e, dessa maneira, siga desenvolvendo o seu potencial.

Estamos falando da chamada pós-graduação, um estágio do Ensino Superior que engloba uma série de cursos e caminhos diferentes para profissionais que querem se aprofundar ainda mais em suas áreas de atuação. A pós, inclusive, é um excelente diferencial para o seu currículo, além de já figurar como um pré-requisito nos processos seletivos de inúmeras empresas.

Ela vem depois da graduação e precisa estar no seu plano de carreira, contudo, antes de falarmos mais sobre essa modalidade, que tal entender exatamente como funcionam as etapas da educação no Brasil? Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas e ter mais clareza sobre o que fazer para alcançar seus objetivos de carreira.

Qual a ordem de formação acadêmica?

Vamos começar pela ordem de formação acadêmica. Para compreendê-la, você precisa saber que tudo começa lá atrás, no chamado Ensino Básico, e se estende até o Ensino Superior.

1 – Educação Básica

A Educação Básica compreende os anos de escola e colégio, ou seja, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Os três ciclos são obrigatórios e costumam ser completados durante a infância e a adolescência, sendo que eles funcionam como em uma escada.

Para chegar até o Ensino Fundamental você precisa, antes, completar a Educação Infantil, e para entrar no Ensino Médio, o seu Ensino Fundamental deve ser concluído. Então, para sair da Educação Básica e entrar no Ensino Superior, você também precisa ter um diploma do Ensino Médio.

2 – Ensino Superior

Depois da conclusão dos três anos de Ensino Médio, você pode ingressar na próxima etapa da sua vida acadêmica: o Ensino Superior. Ela é dividida em dois grandes grupos: a graduação e a pós-graduação.

Graduação

Quando falamos em “fazer faculdade”, “se formar” e “ter uma profissão”, estamos nos referindo às possibilidades de graduação. Inclusive, você sabia que ela possui vários formatos? Você pode se graduar em um curso tecnólogo, de licenciatura ou bacharelado.

Enquanto o primeiro foca no conhecimento técnico para uma profissão, e o segundo forma profissionais capazes de lecionar, o terceiro busca uma formação mais ampla. Contudo, todos eles têm um objetivo em comum: deixar seus alunos aptos a exercerem a profissão que escolheram, ou seja, formar profissionais completos.

Com um diploma em qualquer uma das modalidades, você é considerado um profissional e pode atuar na área do conhecimento escolhida. Esse é o momento de entrar no mercado de trabalho e começar a trabalhar, mas sem esquecer de que a sua vida acadêmica não precisa terminar por aqui. Afinal, concluir a graduação significa que você pode subir mais um “degrau” da Educação e chegar até a pós-graduação.

Pós-graduação

Como já adiantamos, a pós pode ser entendida como a última etapa do ciclo educacional, e para alcançá-la, você precisa ter um diploma de graduação. Dessa maneira, você poderá aprofundar os seus conhecimentos em um tema específico e direcionar a sua carreira, porque esse é exatamente o objetivo de uma pós-graduação.

Ela é um complemento da graduação e serve, justamente, para oferecer o aprofundamento necessário aos assuntos de interesse do profissional. Tendo em vista que a faculdade precisa garantir que o futuro colaborador domine os temas gerais da profissão que escolheu, caso você deseje ser um especialista, vai precisar se dedicar a uma pós.

Nesse sentido, você pode optar por um aprofundamento voltado ao mundo acadêmico, com uma carreira de pesquisador ou professor, ou preferir o foco no mercado de trabalho. Essas duas possibilidades são muito bem delineadas no ensino brasileiro, e há nomenclaturas específicas para cada uma delas. Veja a definição abaixo para entender um pouco mais sobre suas diferenças.

Quais são as opções de pós-graduação?

Agora que você já entendeu as opções de estudo para profissionais formados, chegou a hora de conhecer melhor a pós-graduação lato sensu. Afinal, hoje em dia, o mercado de trabalho é exigente e procura candidatos altamente qualificados, o que costuma incluir ao menos uma pós-graduação no currículo.

Pós-graduação lato sensu

Por outro lado, a pós lato sensu é focada nos profissionais que querem seguir no mercado tradicional e impulsionar suas práticas de trabalho.

Seja para empreender, seja para desenvolver uma carreira de sucesso em organizações, aqui os pós-graduandos querem se especializar em um tema para aumentar, e melhorar, seus conhecimentos no assunto, e isso pode acontecer por meio de dois formatos de curso: especializações e MBAs.

Especialização

Caso você queira se atualizar e se capacitar em um assunto específico, para atuar no mercado de trabalho, a especialização é a pedida ideal. Ela é estruturada para te transformar em um especialista, que é capacitado para atuar com alto grau de qualificação na área e assunto escolhido.

Assim, você desenvolve mais habilidades técnicas, se atualiza e garante que está se tornando um profissional ainda melhor. 

MBA

Da mesma maneira, os MBAs também são voltados para o mercado, contudo, eles possuem algumas características diferentes. Seu foco é o desenvolvimento de habilidades para seguir uma carreira em gestão e negócios, ou seja, ele busca profissionais que querem empreender ou assumir papéis de gestão e liderança.

Agora que você já sabe tudo o que vem depois da graduação, chegou a hora de escolher: como você vai seguir a sua vida acadêmica daqui para a frente?

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!