Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Organizações exponenciais: 4 dicas para criar negócios de impacto

gráfico em crescimento para ilustrar texto sobre Organizações exponencias

Não é novidade que algumas das maiores empresas de hoje – Uber, Amazon e Netflix, por exemplo, – fazem as coisas de forma diferente. Mas existem algumas características específicas em seus modelos de negócios que justificam seu sucesso e fazem delas ícones de organizações exponenciais.

Neste artigo, vamos te explicar o que é uma organização exponencial, como as maiores companhias da atualidade usam esse conceito e te dar algumas boas dicas para criar um negócio que também tenha grande impacto global. Acompanhe a seguir.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que são organizações exponenciais

Uma organização exponencial (ExO) é aquela que tem um resultado ou impacto pelo menos 10 vezes maior quando comparado com empresas semelhantes, graças ao uso de novas técnicas organizacionais ou tecnologias de aceleração. Ou seja, elas crescem de forma mais rápida e mais barata do que os concorrentes porque têm um Propósito Transformador Massivo (conhecido como MTP) e escalam tão rápido quanto a tecnologia que utilizam.

Em outras palavras, ao invés de aumentar o número de colaboradores ou patrimônio físico, essas empresas usam da informação e da tecnologia para atingirem uma expansão rápida. Dessa forma, elas conseguem escalar suas estratégias de negócio, sua cultura e estrutura organizacional no mesmo ritmo que a tecnologia.

Para entender melhor vamos ver algumas das marcas que são consideradas empresas exponenciais.

Exemplos de empresas exponenciais

As empresas que vamos ver a seguir são orientadas a um propósito, aproveitam novas tecnologias exponenciais e compartilham um conjunto de elementos organizacionais em comum. 

Uber: a Uber não emprega os trabalhadores. Ela é um exemplo de modelo onde as empresas terceirizam a maior parte do seu trabalho principal e isso lhe dá mais flexibilidade para se adaptar às mudanças de mercado rapidamente. Em cinco anos de funcionamento, a Uber já tinha feito 1 bilhão de viagens. Hoje, cerca de onze anos depois da sua criação, ela já tem mais de 93 milhões de usuários no mundo todo.

Leia também: Como ser promovido no trabalho e crescer na carreira?

Airbnb: o Airbnb aposta nos ativos alavancados, ou seja, ele não possui nenhum imóvel, mas tem acesso a todos eles através do aluguel de milhões de casas e apartamentos ao redor do mundo, e lucra junto com seus proprietários.

Google: os algoritmos de busca fizeram do Google o líder dos mecanismos de busca. Isso porque para as ExOs, que têm a informação como elemento de maior força, usam os algoritmos como um componente importantíssimo para o negócio.

 Veja 4 dicas para criar um negócio de impacto

Como vimos, algumas das maiores empresas de hoje fazem as coisas de forma diferente, e a maioria delas tem como MTP uma solução de desafios globais. Se você é um empreendedor buscando criar uma organização exponencial ou um inovador querendo transformar sua empresa atual, veja a seguir alguns passos que podem te ajudar a criar um negócio de impacto.

 1 – Comece do zero

A primeira dica pode parecer simples, mas é fundamental para quem está buscando ideias para criar uma ExO. Se você está tentando criar um modelo de negócio exponencial, não tente fazer isso a partir de um modelo que já exista. Os modelos de negócios que já existem limitam a sua capacidade de pensar fora da caixa.

Pense como os grandes exemplos de organizações exponenciais como os que vimos anteriormente surgiram com ideais totalmente disruptivas. É nesse caminho que você precisa seguir.

2- Defina o seu MTP

Vimos que ter um Propósito Transformador Massivo é fundamental para uma ExO. Enquanto as startups são focadas em obter um grande lucro, as empresas exponenciais têm como objetivo principal criar um serviço ou produto capaz de mudar o mundo para melhor e, a partir daí, ganhar dinheiro.

Para criar o seu MTP, pense nos desafios que as pessoas têm atualmente e no serviço ou produto que poderia melhorar a vida delas. A Uber pensou nos desafios de transporte que as pessoas das grandes cidades enfrentam todos os dias e criou uma solução viável para isso –  e não precisou comprar nenhum dos veículos que transportam milhões de usuários da plataforma todos os dias. Ou seja, o seu Propósito Transformador Massivo precisa ser grande para que a sua ExO tenha sucesso.

3 – Encontre um problema global e crie uma solução escalável

Depois de criar o seu MTP, é hora de pensar nos problemas que estão dentro dele. E para isso, você precisa levar em consideração problemas globais e não locais. Em seguida, pense numa solução escalável que seja baseada na tecnologia. Para entender melhor, vamos recorrer novamente ao AirBnb.

O seu MTP é “Criando um mundo onde todos possam pertencer a todos os lugares”. A partir daí, ele pensou no problema que poderia estar impedindo as pessoas de alcançarem esse propósito. Um deles pode ser: quando as pessoas viajam e se hospedam em hotéis, elas não se sentem livres para viver a experiência de um local. Ao mesmo tempo, existem muitas casas e apartamentos que estão vazios, por diferentes motivos.

Para resolver isso, eles usaram a tecnologia e conectaram os viajantes aos donos dos imóveis e encontraram uma solução que pode ser aplicada em escala global. Viu como é uma ideia simples e que, ao mesmo tempo, pode ter um grande impacto na vida das pessoas?

4 – Defina o seu modelo de negócios

Já dissemos que para ter uma organização exponencial é preciso que ele seja rapidamente escalável. Veja dois exemplos de modelos de negócios com esse perfil:

  • Negócios baseados em plataformas: têm uma plataforma baseada em software que funciona como intermediário, conectando produtores ou prestadores de serviços a clientes (iFood, Uber, Rappi etc). 
  • Negócios baseados em automação: são fortemente baseados em algoritmos que automatizam tarefas para entregar valor aos usuários (Google).

Gostou de conhecer o conceito de Organizações Exponenciais e das nossas dicas para a criação de um negócio de impacto? Quando conhecemos o MTP e a forma como as gigantes do mercado buscaram uma solução para problemas globais, fica mais fácil perceber que um negócio de impacto, no início, depende muito mais de uma boa ideia do que um grande investimento.

E se você quer investir também no seu futuro, que tal apostar em uma especialização, como um curso de Direito? Para acelerar a sua carreira, você pode escolher entre obter o seu certificado dentro de 10 meses ou 6 meses. Comece hoje mesmo a definir o seu futuro profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades