Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Os erros mais comuns em marketing digital

marketing digital

O marketing digital está cada vez mais em pauta numa época na qual grande parte das pessoas estão conectadas à internet. Empresas, instituições de ensinos, profissionais da saúde e de tantas outras áreas estão buscando um espaço na rede para serem notados. Mas será que todos sabem como investir em marketing digital e gerir os canais de comunicação com os clientes?

blog banner desconto em pós-graduação

Muitos empreendedores pecam por abandonar ações que, muitas vezes, poderiam trazer mais rentabilidade ao negócio. Para facilitar, listamos algumas situações que configuram os principais erros em marketing digital e como solucioná-los:

Site desatualizado

Um dos erros mais graves é manter um site desatualizado no ar. Para se tornar destaque e referência, é preciso que seu site seja atualizado com conteúdos relevantes e mantenha uma periodicidade de postagens. A usabilidade da página também é algo que se deve levar em consideração. Além de um bom conteúdo, um site deve ter uma boa navegação. Para isso, existem ferramentas que facilitam a construção da página ou, se necessário, contrate um profissional de UX.

Página sem estratégias de SEO

Ter um site sem estratégias de SEO (Search Engine Optimization), é ter um canal irrelevante para os buscadores. Se você quer ser achado, invista na otimização das páginas, assim, seu site terá relevância orgânica e pode até chegar às primeiras posições do Google, algo essencial para quem investe em Marketing Digital.

Ignorar o Google Analytics

Não dar importância ao que o Google Analytics pode fazer pelo seu negócio é ignorar uma ferramenta muito útil para o levantamento e entendimento se seu público. Isso porque a ferramenta monitora os dados de tráfego, verifica a audiência (inclusive por geolocalização) e ainda ajuda nas conversões de usuários.

Não checar os e-mails marketing enviados

E-mails marketing quando não são bem executados, muitas vezes têm como destino a caixa de spam. O conteúdo direcionado ao público que o recebe deve ser estratégico. Isso estimula a visita ao site e a compra de produtos e serviços. Cuidado também com a frequência que esses e-mails são enviados. Faça pesquisas e escute seus leitores para acertar o ponto de envio e os principais interesses.

Redes sociais esquecidas

Muitas pessoas veem nas redes sociais um canal direto entre a marca e o consumidor. Tê-las desatualizadas não transmite credibilidade, mas sim descaso. Outro ponto importante é o tipo de conteúdo postado nas redes. Caso não seja relevante, pode acabar passando a sensação de falta de propriedade e conhecimento em relação ao assunto abordado.

Se as redes sociais da sua empresa forem usadas como um canal de comunicação, reclamação e afins, não deixe de responder prontamente aos questionamentos. E quando o fizer, faça com uma postura profissional, nunca levando as críticas para o pessoal.

Se você comete alguns desses erros, repense a sua estratégia. Já se você quer se tornar um especialista no assunto, conheça nossos cursos de pós-graduação

Conheça nossas faculdades