Ir para o conteúdo
Você na Pós

Para fazer MBA precisa ser graduado?

imagem para ilustrar o texto de para fazer MBA precisa ser graduado

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais que buscam crescimento em suas carreiras precisam pensar em formas de se destacar, e uma ótima maneira de ganhar os holofotes é com um MBA. Mas quais são os pré-requisitos para se matricular no curso? Quem pode cursá-lo? E para fazer MBA precisa ser graduado?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Muitas dúvidas ainda pairam ao redor do assunto “MBA” e, para responder todas as suas perguntas, organizamos um guia sobre essa modalidade de curso, que se encaixa dentro das possibilidades de pós-graduação.

Afinal, para fazer MBA precisa ser graduado?

Como adiantamos, um MBA é um tipo de pós-graduação, o que significa que sim, um profissional precisa ser formado para fazer MBA. Isso acontece porque a pós é uma etapa posterior à graduação e, portanto, você precisa apresentar um certificado de conclusão para conseguir se matricular em um MBA, que é uma pós lato sensu.

Pensando nas etapas do sistema brasileiro de ensino, temos o ciclo básico, o ensino médio, a graduação e a pós-graduação, que funcionam como uma escada. Para alcançar o próximo degrau, você necessariamente precisa finalizar o anterior, o que deixa mais clara a explicação sobre o MBA. Como uma pós-graduação, ele só pode ser cursado depois que você concluir o “degrau” da graduação.

O que é um MBA?

Agora você já sabe que precisa ser formado para fazer MBA, certo? Mas se você ainda está um pouco confuso sobre essa modalidade de ensino, continue lendo para tirar todas as suas dúvidas.

Antes de mais nada, vamos esclarecer a sigla. MBA significa “Master in Business Administration” em inglês, expressão que pode ser traduzida para “Mestre em Administração de Negócios”. O curso está dentro das modalidades de pós-graduação e é voltado para profissionais que almejam cargos de liderança dentro do mundo corporativo e de negócios.

Contudo, nem todos os MBAs são iguais. Hoje em dia, existem centenas de possibilidades oferecidas pelas instituições de ensino superior, cada uma voltada para diferentes áreas de atuação e do conhecimento. Por exemplo, é possível fazer um MBA em Administração Hospitalar e também em Comércio Exterior, duas áreas distintas, mas que necessitam de profissionais qualificados para assumir cargos de administração e liderança.

Por que fazer um MBA?

A possibilidade de fazer um MBA em qualquer área de atuação é um grande diferencial desse tipo de curso, e é justamente um dos motivos que podem aumentar o seu interesse na pós-graduação.

Em um mercado de trabalho que precisa conciliar um aumento de competitividade com a falta de profissionais qualificados, se dedicar a uma especialização pode fazer uma grande diferença no seu currículo. Empresas e recrutadores buscam, cada vez mais, profissionais que demonstram comprometimento com suas carreiras e querem ser especialistas em um assunto específico.

Por isso, adicionar um MBA ao seu currículo pode transformar o seu desempenho em um próximo processo seletivo, além de te capacitar ainda mais em seu emprego atual e direcionar a sua carreira. Tendo em vista que esse curso visa formar gestores e profissionais com foco na liderança, ele pode ser o seu primeiro passo rumo aos objetivos do seu plano de carreira, caso deseje se tornar um líder.

Além disso, se você tem vontade de empreender e ser dono do seu próprio negócio, um MBA também vai te oferecer as ferramentas necessárias para que esse sonho saia do papel o mais rápido possível. Com foco em gestão empresarial, ele vai te mostrar caminhos que muitas vezes não são abordados na graduação, refinando seu olhar crítico para esse lado da sua vida profissional.

Qual a diferença entre pós-graduação, MBA e mestrado?

Uma dúvida frequente é a diferença entre uma pós, um MBA e um mestrado, mas é fácil entender o que cada um significa. A pós-graduação é uma etapa do sistema de ensino brasileiro, ou seja, uma categoria que abrange algumas modalidades de cursos que podem ser feitos após a graduação.

Dentre as possibilidades de uma pós, temos os cursos lato sensu, que são voltados para a especialização para atuação no mercado de trabalho, e os cursos stricto sensu, focados em profissionais que querem seguir uma carreira acadêmica. Uma pós lato sensu pode ser uma especialização ou um MBA, enquanto uma pós stricto sensu abrange os mestrados, doutorados e pós-doutorados.

Assim fica mais fácil de entender, não é mesmo? Tanto o MBA quanto o mestrado são modalidades de pós-graduação, contudo, o primeiro é voltado ao mercado de trabalho, enquanto o segundo especializa profissionais que querem ser pesquisadores ou atuar no ensino superior.

Por mais que a tradução do MBA possa causar essa confusão, já que ele se chamaria “Mestre em Administração de Negócios” em português, o profissional que concluir um MBA não recebe o título de mestre. Essa nomenclatura é restrita aos estudantes que finalizam um mestrado do tipo stricto sensu, apenas.

Como fazer um MBA?

Depois de tantas informações, você pode estar animado com a possibilidade e se perguntando: “como eu posso fazer um MBA, então?” O primeiro passo é buscar instituições de ensino superior que tenham em seu portfólio opções de MBA reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e, depois, entender qual a modalidade melhor se adequa às suas necessidades.

Isso porque, agora que você já sabe que para fazer MBA precisa ser graduado, temos mais uma novidade para te apresentar: é possível fazer MBA online. Hoje em dia, existem diversos cursos da modalidade oferecidos a distância, o que significa que você pode dar esse grande passo na sua carreira sem precisar sair de casa, e optando por concluir a especialização em 6 ou 10 meses

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades