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Curiosidades

Para que serve o Google Analytics: saiba tudo sobre o serviço

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Você já se perguntou se existem maneiras de acompanhar o desempenho do seu site ou blog, com informações sobre o número de visitantes, origens de tráfego e taxa de conversão? Tais dados são essenciais para entender o comportamento do seu público e planejar seu trabalho de forma estratégica, e a boa notícia é que já existe uma ferramenta gratuita, o Analytics, capaz de te passar todas essas informações. Contudo, para conseguir utilizá-la da melhor forma possível, você precisa entender para que serve o Google Analytics.

O que é o Google Analytics

A ferramenta gratuita é um sistema do Google que, em linhas gerais, consegue fazer o monitoramento do tráfego do seu site. Sendo assim, ele vai te mostrar uma série de dados sobre o comportamento do seu público, como o número de acessos diário, taxa de retenção, origens do acesso, dispositivos utilizados para cada entrada, sistema operacional do navegador e muitas outras informações.

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Os dados podem ser acompanhados em tempo real e exibidos das mais diversas maneiras, possibilitando análises diárias, por semana, mês, ano e muito mais. Isso significa que por meio do Analytics, você consegue acompanhar todos os passos de quem acessa o seu site e, dessa forma, entender o comportamento dos seus visitantes.

Para que serve o Google Analytics

É por isso que costumamos dizer que o sistema não é apenas um “contador de visitas”, já que o seu principal objetivo é oferecer todas as informações necessárias para entender o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado.

Ou seja, ele vai ser o seu guia para avaliar campanhas de marketing, pensar em novas estratégias para atrair o seu público e tomar decisões importantes sobre o caminho do seu negócio.

Principais métricas da ferramenta

Para fazer o melhor uso do Analytics, é necessário entender todas as suas métricas e possibilidades. Na lista abaixo, você vai encontrar os principais dados mapeados pelo sistema, para que assim que começar a utilizá-lo, você já consiga identificar as informações mais importantes para o seu negócio.

1 – Número de visitas

Você vai encontrar quantas vezes o seu site foi acessado, em gráficos e relatórios diários, semanais, mensais, anuais ou com a periodicidade que você definir.

2 – Visitantes únicos

Da mesma forma, você pode ter acesso aos visitantes únicos, ou seja, quantos usuários você atingiu em um determinado período. Aqui, é importante salientar que essa métrica pode variar de acordo com a periodicidade escolhida para o seu relatório.

Se uma pessoa acessou seu site hoje e ontem, por exemplo, ela será considerada um “visitante único” em cada um dos dias. Contudo, ao avaliar essa métrica para o período de uma semana, teremos uma visita recorrente, com duas visitas de um mesmo usuário.

3 – Tempo de sessão e taxa de rejeição

O Google Analytics consegue calcular o tempo que cada visitante passou nas páginas do seu site, e esse tempo será mostrado de forma absoluta, com os minutos médios, e também com a taxa de retenção. Ela é a porcentagem de usuários que entram em uma página do seu site, não interagem com ela e saem rapidamente.

Sendo assim, quanto maior a taxa de rejeição, menos os visitantes estão engajando com as suas páginas.

4 – Páginas por visita

É a quantidade média de páginas que foram visitadas durante uma sessão, ou seja, um acesso.

5 – Origem de tráfego

Uma das métricas mais importantes para quem trabalha com campanhas de marketing, a parte de origem de tráfego mostra quais foram os canais de entrada para o seu site. Eles podem ser a busca orgânica do Google, links em redes sociais, e-mails, links patrocinados e outros exemplos.

Para avaliar os resultados de campanhas específicas, você precisa criar campanhas personalizadas, com os links personalizados, os canais utilizados e o seu nome. Dessa forma, ficará mais fácil de identificar como ela performou ao longo do tempo.

É por meio dessa ferramenta que você consegue avaliar se as suas campanhas de marketing estão dando resultado, quais são as principais formas de acesso ao seu site, quais estratégias precisam ser reavaliadas e quais estão dando resultados satisfatórios.

6 – Países de acesso

Você também pode encontrar algumas informações sobre os seus usuários, como por exemplo, de que país ele acessou o seu site.

7 – Sistema operacional, plataforma e navegador

Outra possibilidade é descobrir o sistema operacional utilizado, como iOS ou Android, plataforma, como desktop, celular ou tablet, e também o navegador de internet. Essas informações são essenciais para avaliar se as suas estratégias de otimização da experiência do usuário estão adequadas às formas de acesso dos seus visitantes e podem te ajudar a direcionar os esforços para as áreas que mais geram acessos para você.

8 – Funções específicas para e-commerce

Se você tem um e-commerce, saiba que pode ativar algumas funções específicas no Google Analytics para te ajudar a acompanhar os resultados do site. Por exemplo, você terá acesso à taxa de conversão, estabelecimento de metas e avaliações de cada uma delas, transações e também receitas, com separações por cada mídia e comparações com períodos anteriores.

Como configurar o Google Analytics no seu site

Agora que você já sabe o que é o Google Analytics e as métricas fundamentais para começar a utilizá-lo, chegou a hora de aprender como configurar o programa no seu site ou aplicativo.

Os passos são bem simples, mas é necessário reforçar que você precisa ter acesso ao controle do site para que a conexão entre ele e o Analytics aconteça.

  1. Crie uma conta no Google Analytics com um e-mail do Gmail;
  2. Dê um nome para a sua conta e responda todas as solicitações de compartilhamento de dados;
  3. Insira os dados do seu site;
  4. Coloque a tag de acompanhamento do Analytics no HTML do seu site, seguindo as instruções do Google.

É importante tomar cuidado nessa etapa, e caso se sinta mais confortável, pedir a ajuda de um especialista.

Posso colocar o Analytics nas redes sociais?

A ferramenta só está disponível para instalação em sites e blogs e, por isso, não é possível ter acesso às mesmas avaliações das suas páginas de redes sociais. Contudo, atualmente aplicativos como o Facebook, Twitter, TikTok e Instagram contam com suas próprias ferramentas de métricas, e por meio delas você pode encontrar dados bem parecidos com os oferecidos pelo Analytics.

Como agora você já sabe para que serve o Google Analytics, por que não pensar nos próximos passos? Se você quer aprofundar ainda mais os seus conhecimentos em métricas e marketing digital, considere se matricular em uma pós-graduação. Hoje em dia, as opções EAD são uma excelente maneira de conciliar sua rotina com os estudos para uma especialização, que trará conhecimentos essenciais para o progresso da sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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