Ouvimos muito falar sobre as competências desejadas pelo mercado de trabalho relacionadas à capacidade de adaptação. Mas além disso exigir o desenvolvimento de uma série de habilidades, envolve uma mudança de mentalidade, também chamadas de pensamentos adaptativos.
O termo pode ser pouco conhecido, mas a técnica já é utilizada, especialmente quando se trata de questões psicológicas relacionadas à saúde mental, como transtornos de ansiedade. Já no meio corporativo, o pensamento adaptativo funciona como uma ferramenta para gerar proatividade e ajudar na solução de problemas.
O que são pensamentos adaptativos?
O pensamento adaptativo é a capacidade de mudar, de forma flexível, o raciocínio, adaptando o comportamento para acomodar mudanças circunstanciais. Ou seja, é a habilidade de conseguir racionalizar uma situação, buscando formas de chegar a soluções e respostas além do habitual e com base nas regras.
No trabalho, é comum se deparar com uma série de procedimentos, que algumas vezes coloca o trabalho até em modo automático. Quando algo foge do esperado, então, significa que esses protocolos podem não ser eficientes.
Porém, em vista de adversidades, algumas pessoas tendem a manter um pensamento negativo, ficando nervosos e deixando a emoção tomar conta. Isso impede que o profissional veja a situação de forma racional e foque seus esforços em buscar soluções diferentes.
E o pensamento adaptativo propõe o oposto, manter a confiança e afastar esse tipo de negatividade, focando apenas em encontrar soluções.
Como funciona o pensamento adaptativo?
Como falamos, essa técnica é utilizada ao tratar de questões como a ansiedade, pois o transtorno, entre outros sintomas, é caracterizado pela preocupação excessiva, dificuldade de concentração, sensação de perda de controle e falta de equilíbrio dos pensamentos.
O pensamento adaptativo ajuda a pessoa que está passando por uma crise a sair de um estado, por exemplo, de “não vou conseguir” para “eu já resolvi outros problemas antes, vou conseguir resolver isto também”.
Com o pensamento adaptativo, o profissional passa de um estado onde não se sente capaz de realizar determinada tarefa, para um onde consegue acessar seu conhecimento e se adaptar à realidade imposta, encontrando soluções criativas. Veja como adquirir esse pensamento e se tornar um profissional mais preparado para as mudanças no mercado de trabalho:
Pratique o autoconhecimento
Em situações de dificuldade, é comum que as pessoas foquem em seus pontos negativos e não enxerguem seu potencial e sua capacidade para lidar com adversidades. Mas praticar o autoconhecimento é uma forma de mudar isso e abandonar esse pensamento.
Quando o profissional se conhece bem e entende seus pontos positivos bem como suas limitações, ele consegue abandonar esse raciocínio e usar suas experiências para mudar o cenário.
Desenvolva novas habilidades
Seja dentro da área de atuação, seja até mesmo na vida pessoal, desenvolver novas habilidades nos abre para viver outras experiências e permite ampliar a visão de mundo. Ao adquirir um hobbie, por exemplo, a pessoa entra em contato com outras realidades e vivências que serão úteis também para a carreira.
Amplie o conhecimento técnico
Além das habilidades comportamentais que podem ser adquiridas ao viver experiências pessoais, seguir se desenvolvendo profissionalmente permite adquirir conhecimento técnico que ajudará a racionalizar ao lidar com esse tipo de situação e ter mais facilidade para encontrar soluções originais.
Seja fazendo cursos livres, seja cursando uma especialização como pós-graduação ou MBA, esse aprendizado permitirá atuar com mais assertividade.
Benefícios do pensamento adaptativo
Além de ter uma vida profissional mais saudável, adquirir essa característica traz benefícios para a carreira. Veja as principais:
Destaque profissional
Ao conseguir agir de forma rápida e criativa frente a uma adversidade, o profissional se destaca e chama atenção dos gestores. Com isso, fica no radar para possíveis promoções, além de competir por cargos mais elevados.
Inovação
Um profissional que trabalha seu pensamento adaptativo tem mais chances de inovar. Ao trabalhar as habilidades citadas acima, ele conta com um repertório maior e está atento às tendências. Assim, tem condições de pensar em soluções inovadoras e perde o medo de errar.
Agilidade
Situações inesperadas exigem respostas rápidas e ao praticar esse tipo de pensamento o profissional é capaz de usar o raciocínio lógico com agilidade. Assim, mesmo que as coisas não saiam como o esperado, tem tempo para repensar e testar novas ideias, chegando a soluções de maneira ágil.
Liderança
Quem apresenta essa característica tem grande potencial de liderança. Um bom líder deve guiar pelo exemplo e esse pensamento estimula a equipe a também desenvolvê-lo, o que trará melhores resultados.
Inteligência emocional
Outra importante habilidade exigida pelo mercado é a inteligência emocional. Saber dosar os sentimentos e não se deixar levar pela emoção também contribui para um pensamento mais racional. Assim, o profissional também se protege do estresse excessivo e transforma as adversidades e possibilidades.
Os pensamentos adaptativos são aliados do desenvolvimento profissional e podem ser praticados por todos que desejam evoluir na carreira. Além de torná-lo um profissional diferenciado, podem contribuir para o bem-estar emocional e uma mentalidade mais saudável.