Perfil campeão no LinkedIn: o que fazer para impressionar os recrutadores?

imagem para ilustrar o texto de perfil campeão no LinkedIn

Se a primeira impressão é a que fica, logo você precisa conquistar os recrutadores no primeiro contato com eles. Com isso, ter um perfil campeão no LinkedIn é essencial, principalmente para receber convites e participar de processos seletivos.

Para isso, existem algumas dicas e boas práticas que você pode aplicar para conseguir montar um perfil que vai te destacar e facilitar seu caminho até sua recolocação no mercado de trabalho. 

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Por que ter um perfil campeão no LinkedIn?

Com um mercado de trabalho cada dia mais concentrado no digital, ter uma presença constante nesse ambiente é fundamental para que você seja visto pelas principais empresas e consiga progredir na sua carreira. 

O LinkedIn serve como uma vitrine para sua imagem profissional. Por isso, quem se destaca na rede social acaba cativando também os recrutadores que, constantemente, consultam o perfil do candidato para colher mais informações sobre sua trajetória.

Além disso, o LinkedIn é o ambiente mais propício para criar relações que evoluem para a formação de um networking e buscar novas oportunidades de emprego. 

Por este motivo, ter uma presença marcante é como apresentar um belo cartão de visitas, que vai te mostrar a sua qualidade como profissional, suas experiências de destaque e seus assuntos de interesse. Assim, você mostra tudo que as pessoas querem saber de você, concentradas em um único lugar.

Não existe um único modelo de sucesso, o mais adequado ao seu caso vai depender do ramo que você atua. Porém, a seguir, indicaremos algumas dicas que podem ser aplicadas. Confira!

Dicas para se destacar no LinkedIn

1 – Mantenha seu perfil sempre atualizado

Toda mudança que ocorrer na sua vida profissional precisa ser destacada e atualizada no LinkedIn. Lembre-se que você utilizará a rede social como um currículo digital, então todas as suas experiências devem estar registradas e bem explícitas no seu perfil.

Isso inclui informações básicas, como data que você iniciou e saiu do cargo, as posições que você desempenhou nessa passagem e as funções e conquistas realizadas.

Quando entrar em uma nova oportunidade de emprego, registre seu início. Desta forma, sua rede de contatos estará sempre atualizada sobre sua trajetória profissional e verá como você se movimenta no mercado. 

2 – Detalhe suas experiência

Na hora de preencher os cargos que você ocupou em cada empresa, não fique no básico e escreva um breve resumo de como foi sua experiência naquela função. 

Fale sobre as atividades que você exerceu, os conhecimentos que você adquiriu no período e os projetos interessantes nos quais você se envolveu.

Leia também: Como colocar no LinkedIn que estou procurando emprego?

Esta é a melhor forma de mostrar para as pessoas o que você é capaz de executar e quais foram suas principais conquistas profissionais. Portanto, saiba usar este fato ao seu favor ao destacar seus pontos mais fortes e maiores vitórias através do cadastro profissional. 

3 – Compartilhe conteúdo

Seja ele autoral ou compartilhado de algum outro perfil, montar uma timeline repleta de postagens e textos interessantes chama bastante a atenção dos empregadores.

Uma boa dica de conteúdo é textos falando sobre carreira, estudos, aprimoramento profissional e mercado de trabalho.

São postagens que mostram que você procura acompanhar o que está acontecendo no mundo corporativo, buscando se aprimorar, o que sempre atrai a atenção de recrutadores e empresas analisando os bons profissionais do mercado. 

Conteúdos autorais são sempre bem vistos, pois é possível conhecer um pouco melhor a personalidade e visão de mundo do seu autor.

4 – Use foto no seu perfil

Use uma foto sua no perfil e atualize ela com certa constância. Saiba escolher bem o registro que você deseja usar, pois ela precisa passar uma imagem profissional. Não use fotos desfocadas e que não seja possível ver você.

Recomendamos que você também escolha uma imagem de fundo. É a capa, foto horizontal que fica no topo do seu perfil, que seja relacionada com sua área de atuação.

5 – Destaque sua formação 

Reserve um espaço especial para sua formação no LinkedIn. Descreva todos os cursos que você já fez e sua formação universitária, ressaltando quais foram seus principais aprendizados em cada experiência.

Ter uma boa pós-graduação é um importante fator para tornar seu perfil campeão no LinkedIn. Não perca tempo e invista na sua carreira agora mesmo.

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