Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Perfil campeão no LinkedIn: o que fazer para impressionar os recrutadores?

imagem para ilustrar o texto de perfil campeão no LinkedIn

Se a primeira impressão é a que fica, logo você precisa conquistar os recrutadores no primeiro contato com eles. Com isso, ter um perfil campeão no LinkedIn é essencial, principalmente para receber convites e participar de processos seletivos.

Para isso, existem algumas dicas e boas práticas que você pode aplicar para conseguir montar um perfil que vai te destacar e facilitar seu caminho até sua recolocação no mercado de trabalho. 

banner do evento sobre linkedin

Por que ter um perfil campeão no LinkedIn?

Com um mercado de trabalho cada dia mais concentrado no digital, ter uma presença constante nesse ambiente é fundamental para que você seja visto pelas principais empresas e consiga progredir na sua carreira. 

O LinkedIn serve como uma vitrine para sua imagem profissional. Por isso, quem se destaca na rede social acaba cativando também os recrutadores que, constantemente, consultam o perfil do candidato para colher mais informações sobre sua trajetória.

Além disso, o LinkedIn é o ambiente mais propício para criar relações que evoluem para a formação de um networking e buscar novas oportunidades de emprego. 

Por este motivo, ter uma presença marcante é como apresentar um belo cartão de visitas, que vai te mostrar a sua qualidade como profissional, suas experiências de destaque e seus assuntos de interesse. Assim, você mostra tudo que as pessoas querem saber de você, concentradas em um único lugar.

Não existe um único modelo de sucesso, o mais adequado ao seu caso vai depender do ramo que você atua. Porém, a seguir, indicaremos algumas dicas que podem ser aplicadas. Confira!

Dicas para se destacar no LinkedIn

1 – Mantenha seu perfil sempre atualizado

Toda mudança que ocorrer na sua vida profissional precisa ser destacada e atualizada no LinkedIn. Lembre-se que você utilizará a rede social como um currículo digital, então todas as suas experiências devem estar registradas e bem explícitas no seu perfil.

Isso inclui informações básicas, como data que você iniciou e saiu do cargo, as posições que você desempenhou nessa passagem e as funções e conquistas realizadas.

Quando entrar em uma nova oportunidade de emprego, registre seu início. Desta forma, sua rede de contatos estará sempre atualizada sobre sua trajetória profissional e verá como você se movimenta no mercado. 

2 – Detalhe suas experiência

Na hora de preencher os cargos que você ocupou em cada empresa, não fique no básico e escreva um breve resumo de como foi sua experiência naquela função. 

Fale sobre as atividades que você exerceu, os conhecimentos que você adquiriu no período e os projetos interessantes nos quais você se envolveu.

Leia também: Como colocar no LinkedIn que estou procurando emprego?

Esta é a melhor forma de mostrar para as pessoas o que você é capaz de executar e quais foram suas principais conquistas profissionais. Portanto, saiba usar este fato ao seu favor ao destacar seus pontos mais fortes e maiores vitórias através do cadastro profissional. 

3 – Compartilhe conteúdo

Seja ele autoral ou compartilhado de algum outro perfil, montar uma timeline repleta de postagens e textos interessantes chama bastante a atenção dos empregadores.

Uma boa dica de conteúdo é textos falando sobre carreira, estudos, aprimoramento profissional e mercado de trabalho.

São postagens que mostram que você procura acompanhar o que está acontecendo no mundo corporativo, buscando se aprimorar, o que sempre atrai a atenção de recrutadores e empresas analisando os bons profissionais do mercado. 

Conteúdos autorais são sempre bem vistos, pois é possível conhecer um pouco melhor a personalidade e visão de mundo do seu autor.

4 – Use foto no seu perfil

Use uma foto sua no perfil e atualize ela com certa constância. Saiba escolher bem o registro que você deseja usar, pois ela precisa passar uma imagem profissional. Não use fotos desfocadas e que não seja possível ver você.

Recomendamos que você também escolha uma imagem de fundo. É a capa, foto horizontal que fica no topo do seu perfil, que seja relacionada com sua área de atuação.

5 – Destaque sua formação 

Reserve um espaço especial para sua formação no LinkedIn. Descreva todos os cursos que você já fez e sua formação universitária, ressaltando quais foram seus principais aprendizados em cada experiência.

Ter uma boa pós-graduação é um importante fator para tornar seu perfil campeão no LinkedIn. Não perca tempo e invista na sua carreira agora mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades