Os profissionais de RH envolvidos no recrutamento têm a difícil missão de encontrar os talentos adequados para ajudar nos objetivos das áreas e da empresa como um todo. Por isso, durante o processo seletivo, é preciso avaliar as perguntas para fazer aos candidatos, a fim de encontrar os perfis certos para a vaga.
É claro que, ao planejar essas perguntas, existem algumas questões clássicas que precisam ser feitas pois dão indicativos básicos sobre quem é o candidato e que experiências ele tem.
Mas esse momento de conversa permite que o recrutador avalie várias características, descobrindo mais sobre o perfil comportamental dos candidatos e se ele é condizente com as expectativas da empresa.
O que avaliar na entrevista?
Alguns podem argumentar que a entrevista aponta a capacidade técnica dos candidatos para certa vaga, mas o trabalho do recrutador vai muito além. Nesse momento, ele pode descobrir outras características que acredita agregar ou não ao time. Entenda algumas temas que os recrutadores se atentam na entrevista:
Resolução de problemas
A capacidade do candidato de lidar com imprevistos e erros pode ser avaliada já nessa conversa, seja por meio de uma pergunta direta, seja sugerindo um cenário hipotético e pedindo que ele indique como agiria.
Independente da maneira como isso é perguntado, essa é uma característica muito desejada no mercado de trabalho, e envolve até a inteligência emocional dos profissionais para lidar com problemas.
Colaboração e trabalho em equipe
Outra habilidade importante no mercado de trabalho é a colaboração. Isso demonstra a capacidade do candidato de manter boas relações interpessoais e colaborar com colegas para concluir projetos, criar ideias novas e solucionar contratempos em equipe.
Muitas empresas ainda contam com colaboradores “pares” que executam as mesmas tarefas e precisam estar em sintonia, o que faz com que essa característica seja ainda mais essencial.
Planejamento de carreira
Enquanto muitos candidatos buscam empresas onde eles possam prosperar, as empresas também estão de olho em candidatos que tenham ambição de evoluir e ser promovidos. Saber que os profissionais têm um plano de carreira mostra que eles sabem o que querem, têm foco e determinação, e seguirão buscando destaque para crescer, apresentando bom desempenho.
Desempenho
Além de entender a capacitação técnica de forma geral, o recrutador precisa ter uma visão clara do desempenho do colaborador. Isso significa fazer perguntas específicas sobre suas experiências, como era seu dia a dia, que tipo de tarefas realizava, projetos que se envolveu e resultados individuais.
É uma forma do candidato apontar de forma prática sua performance, e permite que o entrevistador conheça melhor seu desempenho.
Perguntas para fazer aos candidatos
Como comentado, existem algumas perguntas básicas que precisam ser feitas, incluindo “me conte sobre seu emprego anterior”, “quais são seus pontos fortes e fracos?” ou “onde você se vê em cinco anos?”.
Mas, para ter um entendimento mais profundo dos candidatos, é preciso desenvolver questões mais específicas. Com os temas acima em mente, veja perguntas para fazer na hora da entrevista:
“Qual sua maior realização profissional até agora?”
Além de indicar momentos de sucesso na carreira do candidato, é uma forma de observar como ele vê sua carreira, as habilidades que utilizou para atingir tal realização, se tem um senso de equipe e da contribuição de outros profissionais em tal fato e, por fim, a confiança no próprio trabalho.
“Quais desafios vê no mercado [x]?”
Essa pergunta é mais específica à área de atuação do profissional, e permite que ele mostre seu conhecimento sobre seu segmento, indicando questões que acredita serem relevantes. Ainda permite ao recrutador verificar aspectos como criatividade e solução de problemas, instigando-o a buscar soluções para esses desafios.
“Já recebeu críticas em seu trabalho? Como lidou com isso?”
É uma questão direta que permite avaliar como o profissional lida com feedbacks. Por mais que alguns profissionais não saibam como fazer críticas da forma adequada, o feedback é uma prática comum e os colaboradores precisam estar preparados para ouvir coisas negativas sobre si mesmos.
É uma questão que ajuda a identificar aspectos relacionados à inteligência emocional e a capacidade de se aperfeiçoar.
“Como você lidaria com um colega que cometeu um erro que te afetou?”
Essa pergunta também lida com inteligência emocional, mas é uma questão que permite avaliar se o colaborador sabe lidar com dinâmicas interpessoais desafiadoras, e se tem propensão a colaborar e manter um diálogo aberto com outros profissionais, ficando no desenvolvimento de todos e não no conflito.
“Qual seu cargo dos sonhos e como você pretende alcançá-lo?”
Para entender as ambições profissionais e o plano de carreira do candidato, é possível questioná-lo sobre sonhos, mas também sobre atitudes práticas que está fazendo ou até competências que sabe que precisa desenvolver para chegar lá.
As perguntas para fazer aos candidatos devem considerar também as habilidades específicas para a vaga. Por isso, os profissionais de RH precisam ter boa comunicação com os times e entender as demandas de cada um. Conheça os cursos Nano Unopar e se prepare para recrutar os melhores talentos do mercado.