Período de experiência no trabalho: como se destacar?

mulher sorrindo com óculos na mão na frente de um notebook para ilustrar texto sobre período de experiência no trabalho

Os primeiros três meses em uma nova empresa são muito importantes para conseguir se estabelecer. Isso porque eles são considerados o período de experiência no trabalho, ou seja, um tempo de adaptação tanto para você demonstrar que tem as habilidades necessárias para permanecer efetivamente na vaga quanto para o seu chefe adquirir confiança no seu profissionalismo.

Durante esse tempo, existem algumas atitudes que podem auxiliar a adaptação. No primeiro mês, por exemplo, o ideal é aproveitar para conhecer a estrutura, a cultura e os demais colaboradores da empresa. Entender logo de cara como é a lógica dos relatórios, sistemas e das equipes, além das metas e objetivos dos departamentos, ajuda a ter uma noção mais clara do que é esperado da sua função. 

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No segundo mês, comece a trabalhar em projetos de curto prazo, garantindo algumas entregas e, também, estar ambientado nos projetos de longo prazo. Porém, atenção: não se comprometa com muitas entregas, porque atrasar os prazos é um ponto negativo.

O terceiro mês é o tempo de se consolidar, deixando claro seu estilo de trabalho, mantendo sempre a postura profissional e confirmar ao empregador que a contratação foi realmente assertiva para a equipe e para a empresa como um todo. 

9 atitudes que te destacam durante o período de experiência no trabalho

Depois desse panorama geral, é importante ter uma noção de quais atitudes específicas te ajudam a passar pelo período de experiência e se destacar; confira:

1 – Coloque em prática os objetivos estabelecidos desde o primeiro dia

Lembra de tudo aquilo que você falou durante a entrevista? Sua missão agora é demonstrar para a empresa que você consegue colocar todas essas metas em prática. Se for preciso, faça uma revisão e readapte de acordo com a lógica da companhia. 

2 – Sempre demonstre seu valor para a empresa

É importante demonstrar o quanto você é valioso em suas funções. Três meses é um tempo adequado para aprender as “regras do jogo” e deixar claro para seus colegas de trabalho o quanto você tem a oferecer. Para isso, participe das reuniões e conversas, procurando sempre estabelecer a sua expertise. Assim, irá se tornar uma pessoa a quem sua equipe pode recorrer quando precisar.

3 –  Sugira soluções para os problemas que afetam sua equipe

Quando se está trabalhando por muito tempo em um mesmo local, algumas questões – mesmo aquelas que atrapalhem o fluxo de trabalho – se tornam tão cotidianas, que se tornam mecânicas. Um novo funcionário que traz o olhar atento pode ajudar. Se você acredita que alguma coisa não funciona, sugira mudanças. Pensar fora da caixa também ajuda a ter mais destaque. 

4 – Utilize a oportunidade para experimentar

Os funcionários novos têm muito mais oportunidade de experimentar. Como citamos no item anterior, um olhar novo e criativo pode trazer soluções e ideias diferentes daquelas que já são implementadas na empresa. Se tiver uma chance, ouse!

5 – Não desperdice tempo

Procrastinar já não é um bom hábito para se ter no trabalho, mas nesse começo pode prejudicar muito seu desempenho. Isso porque o seu cérebro se acostuma com uma rotina em que você está correndo contra o tempo, o que torna difícil cumprir as metas no prazo.

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Para eliminar esse hábito, o primeiro passo é manter o controle da sua rotina, identificar quais as tarefas mais produtivas – de preferência, começando com as mais difíceis e que demandam mais do seu tempo – e focar nelas.

6 – Alinhe suas expectativas com as dos seus superiores

É importante manter o canal de comunicação aberto com os seus superiores, entendendo se os seus objetivos e os deles são os mesmos. Utilize o período de experiência no trabalho como uma oportunidade para obter um feedback inicial sobre o que você está fazendo certo, o que precisa melhorar e como você pode aproveitar o seu tempo de forma a obter o melhor resultado possível.

7 – Faça um bom networking com os demais colaboradores

Nem sempre é fácil fazer contatos logo de cara, mas esse momento em que você está começando é ótimo para conhecer melhor as pessoas da sua equipe e, também, de outros times. A proximidade com seus colegas é tão importante quanto se conectar ao seu chefe, isso porque fica mais fácil realizar as tarefas quando a equipe está unida e se comunicando de maneira eficiente.

Outro ponto é como criar essas amizades pode te ajudar fora do escritório, já que se manter próximo de colegas de trabalho pode te ajudar em futuras contratações.

8 – Ajuste seus hábitos

Criar hábitos para além do escritório, como praticar exercícios, meditar, escrever, pintar ou ler, por exemplo, tende a ser positivo – inclusive impactando o seu desempenho neste período de experiência no trabalho. É uma maneira de te ajudar até mesmo a organizar melhor suas metas e objetivos, extravasar o estresse e evitar a procrastinação. 

9 – Especialize-se 

Que tal pensar em uma especialização? Conforme você aproveita esses meses de experiência para conhecer melhor a empresa, a equipe e as suas funções, consegue pensar também em quais são as suas próprias habilidades que precisam ser melhoradas para estabelecer metas futuras, como uma promoção. Conheça as opções de pós-graduação e MBA a distância do Portal Pós

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